02/09/2025  04h41
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
COLUNISTA
Nenê Velloso
21/04/2007 - 14h21
Construindo o passado II - 36
 
 

Na quadra onde se encontra hoje o Banespa, seria construído os prédios: do Teatro, Biblioteca e Museu. Nos rios Grande, Acaraú, Tavares ou Lagoa e Indaiá, foram projetadas avenidas marginais em ambas as margens, deixando uma faixa de proteção da mata ciliar com 15 metros, sendo projetada também duas perimetrais as margens da futura rodovia Rio-Santos, a partir do trevo da praia Grande até o trevo do Indaiá. Os três salões construídos para convenções no Horto Florestal, foram abandonados pelos sucessores (hoje se encontram em ruínas - Visite-os).

A partir da Água-Tuba, no alto da serra de Ubatuba, seriam construídos vários mirantes acima das copas das árvores, e em outros pontos do percurso da serra, com visão panorâmica da cidade, principalmente para mostrar a exuberância da nossa Mata Atlântica. Não poderia ficar de fora a urbanização da CRUZ DE FERRO (projeto específico), seria elaborado por três profissionais: um botânico, um engenheiro civil e um arquiteto paisagista.

Durante a elaboração do Plano Viário, todos os sábados pela manhã, o prefeito Matarazzo vinha na minha Seção de Desenho, para se inteirar do andamento do projeto, sempre acompanhado do assessor particular o Sr. Neco. Em uma dessas visitas, após vistoriar todo o pátio de obras, que não era pequeno, chega a Seção de Desenho, pendura sua bengala no braço da cadeira e, com a respiração ofegante, se apoiando com as mãos no meu ombro e do meu colega BIP, disse:

- Se o governo do Estado não cumprir o que prometeu; de construir a segunda pista pelo traçado novo da rodovia Oswaldo Cruz até o alto da serra, eu vou mandar fazer os alargamentos necessários na pista primitiva, para facilitar as ultrapassagens com segurança. E, transformar todo o percurso da nossa serra, no principal cartão-postal de Ubatuba, vocês vão transitar em um verdadeiro jardim! Mesmo que para isso, eu tenha que pôr dinheiro do meu próprio bolso. Vou transformá-la em um roteiro fotográfico obrigatório, para os brasileiros e estrangeiros, que será depois estendido em todos os locais pitorescos de norte a sul da nossa costa.

E continuando com as mãos apoiadas em nossos ombros, virando-se de frente para nós recomendou:

- Meus prezados jovens, não esqueçam disso: cada funcionário é um fiscal da Prefeitura, denuncie tudo o que vocês acharem errado, para não se arrependerem depois. Esta é a sua cidade!

O silêncio, por alguns segundos, tomou conta do recinto, e só foi interrompido quando o topógrafo Roberto Nilsen perguntou-lhe:

- O senhor está sentindo-se bem? Não quer ver o projeto?

Ainda visivelmente ofegante respondeu:

- Hoje não... Eu tenho a certeza que projeto está em boas mãos! - Pegou a bengala, deu tchau. Depois ficamos nos perguntando... O que será que ele viu no pátio do serviço de obras? E, um mês depois, quando levamos o projeto do Sistema Viário da Cidade a Câmara Municipal para que os vereadores ali presentes assinassem, Matarazzo não estava. Até parece que ele já sabia que o projeto seria ignorado, pelos sucessores. E, o jeitinho brasileiro, destruiu tudo, passando como um rolo compressor em cima do Plano Viário, aprovando tudo o que o plano não permitia, e não satisfeitos, tentaram apagar os vestígios de sua passagem como prefeito de Ubatuba. Diziam e ainda dizem, que Matarazzo é passado! Não! Pelo menos enquanto eu estiver vivo! NÃO! MIL VEZES NÃO! MATARAZZO É FUTURO! E NUNCA ESTEVE TÃO PRESENTE COMO AGORA.

Clique aqui para acessar a listagem dos textos (já publicados) da série Construindo o passado II.


Nota do Editor: Francisco Velloso Neto, é nativo de Ubatuba. E, seus ancestrais datam desde a fundação da cidade. Publicado no Almanak da Provícia de São Paulo para o ano de 1873. Envie e-mail para thecaliforniakid61@hotmail.com.
PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "UBATUBA"Índice das publicações sobre "UBATUBA"
30/12/2022 - 05h40 Biblioteca de Ubatuba reabre em janeiro
29/12/2022 - 06h34 3ª etapa do Circuito Filipe Toledo Kids On Fire
28/12/2022 - 06h42 Assistência Social divulga campanha em Ubatuba
27/12/2022 - 07h39 E nas areias de Ubatuba... (CDXLIX)
27/12/2022 - 07h37 Inscrições para estágio na Prefeitura de Ubatuba
26/12/2022 - 07h47 IPTU 2023 em Ubatuba
ÚLTIMAS DA COLUNA "NENê VELLOSO"Índice da coluna "Nenê Velloso"
17/09/2018 - 07h22 Ubatuba cidade encanto (6/6)
17/09/2018 - 07h21 Ubatuba cidade encanto (5/6)
17/09/2018 - 07h20 Ubatuba cidade encanto (4/6)
17/09/2018 - 07h19 Ubatuba cidade encanto (3/6)
17/09/2018 - 07h18 Ubatuba cidade encanto (2/6)
17/09/2018 - 07h17 Ubatuba cidade encanto (1/6)
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.