11/09/2025  16h24
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Economia e Negócios
21/04/2007 - 17h09
Empreendedorismo virtual: negócios no Second Life
Cláudio Carvajal
 

O desenvolvimento da rede mundial de computadores trouxe consigo um novo mundo, com novos paradigmas e oportunidades inimagináveis. Neste ambiente, o espaço é extremamente favorável ao espírito empreendedor, pois a Internet precisa de pessoas com visão de futuro, de oportunidades e, principalmente, de indivíduos capazes de transformar estas oportunidades em realidade empresarial.

Quando falamos em Internet, lembramos sempre de algum jovem empreendedor que saiu do nada e hoje é um empresário milionário. Sites famosos, como Google e Orkut, por exemplo, atraíram milhares de pessoas e se tornaram empreendimentos de sucesso. Casos típicos de empreendedorismo, exemplos da capacidade de transformar idéias e sonhos em capital.

No mundo virtual, é possível ter uma segunda chance, uma segunda vida. Essa é a idéia inovadora dos criadores do mais novo paraíso para os empreendedores de plantão: o Second Life. Criado em 2003, é um mundo virtual onde seus participantes realizam negócios, criam empresas, produtos e serviços, tudo através da Internet, usando idéias e muita computação gráfica.

Muito mais do que um jogo, estamos falando de um ambiente online de negócios, onde é possível investir e lucrar de verdade. A genialidade do Second Life está no fato de que a moeda corrente, o chamado Linden Dollar (L$), pode ser trocado por dinheiro real e vice-versa. Grandes empresas como a Toyota, Adidas, Reuters e muitas outras já oferecem produtos e serviços em sua "segunda vida", atraídas pelos US$ 350 mil em transações diárias, e pela perspectiva futura de crescimento deste modelo de plataforma virtual 3D. O mundo paralelo já conta com mais de cinco milhões de participantes em todo o globo, e a tendência é crescer em escalas ainda maiores.

Os empreendedores brasileiros podem ir tirando seus projetos de negócios do fundo do baú, pois o simulador estréia sua "versão Brasil", inteiramente em português, no próximo dia 23 de abril. Como o brasileiro é um empreendedor nato e adora se relacionar em comunidades virtuais, certamente este novo nicho de mercado trará inúmeras oportunidades de negócios e deve levar o país ao topo do ranking de acessos e utilização do Second Life, como aconteceu com outros sucessos "ponto com" por aqui.


Nota do Editor: Cláudio José Carvajal Jr. é coordenador dos cursos de Administração da Faculdade Módulo. Possui MBA Executivo Internacional pela Universidade da Califórnia (EUA) e pós-graduação em Administração pela EAESP/FGV.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "ECONOMIA E NEGÓCIOS"Índice das publicações sobre "ECONOMIA E NEGÓCIOS"
30/12/2022 - 05h36 Para crescer é preciso investir
27/12/2022 - 07h35 Crise e escuridão
20/12/2022 - 06h18 A inovação que o Brasil precisa
11/12/2022 - 05h50 Como funciona o treinamento de franqueados?
06/12/2022 - 05h49 Aplicações financeiras
05/12/2022 - 05h54 Cresce procura por veículos elétricos no Brasil
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.