09/09/2025  22h10
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Surfe
23/04/2007 - 17h33
Abertura do Okdok Paulista de Surf 2007
Fábio Maradei
 
Disputa master promete grandes atuações na abertura do Okdok Paulista de Surf 2007 na Praia de Maresias. Nomes conhecidos como Paulo, Amaro e Neno Matos, Ricardo Toledo, Almir Salazar, Douglas Lima e Kias de Souza estão entre os cotados

Foi o tempo que competição master era sinônimo de disputas sem importância. Pelo menos no surf, os atletas experientes continuam “em alta” e dando trabalho. No Okdok Paulista de Surf, que tem início nos dias 28 e 29, na Praia de Maresias, em São Sebastião, a categoria master é uma das mais disputadas e garantia de grandes atuações. Nomes que fazem parte da história da modalidade no Brasil, como os irmãos Paulo, Amaro e Neno Matos, Ricardo Toledo, Almir Salazar, Douglas Lima e Kias de Souza estão entre os candidatos à vitória.

A categoria é reservada para surfistas com mais de 35 anos, mas alguns desafiam a idade, como o santista Almir Salazar, que aos 48 anos segue firme. Único tetracampeão paulista profissional (feito conquistado na década de 80), ele quer chegar ao terceiro título master. O atual dono do caneco é o guarujaense Paulinho Matos, primeiro campeão brasileiro da Abrasp, em 1987.

Quem também se destaca é o ubatubense Ricardinho Toledo, vice em 2004, campeão em 2005 e novamente o segundo no ano passado, além de ser o único atleta que disputa três categorias simultaneamente. O bicampeão brasileiro profissional em 91 e 95 também surfa na open, onde foi campeão em 2004, e na longboard, os pranchões, onde ficou com o segundo lugar no ranking em 2005.

Na lista também estão Amaro e Neno. O primeiro mais voltado ao long, onde foi o melhor brasileiro no Mundial 2006, mas com grande habilidade nas pranchinhas. O segundo, o mais velho do “clã” já coleciona títulos no paulista e brasileiro master. O também guarujaense Kias de Souza tem uma forte ligação com o circuito paulista. Afinal, ele foi o primeiro campeão do evento, há 20 anos.

Douglas Lima vem se destacando no campeonato desde 2005, quando encerrou a temporada com uma vitória emocionante. No ano passado terminou em terceiro lugar, à frente de Neno e Almir Salazar. Outros ex-profissionais competem, como Marco Aurélio, hoje instrutor de escolinha em São Sebastião, e Orlando Carriça, engenheiro, que treina nas horas vagas e que acaba de voltar de uma surftrip à Costa Rica.

O diretor técnico do evento, Marcos Bukão, ressalta a importância da categoria. “Reunimos grandes nomes do surf brasileiro. Eles são referência para os mais jovens, provam que o esporte tem seqüência. E também são responsáveis por um clima legal no evento. Temos campeões brasileiros profissionais, que encontraram no Okdok Paulista a oportunidade de seguir competindo num alto nível técnico”, disse.

PREMIAÇÃO - O Okdok Paulista de Surf também tem disputas nas categorias open, long e feminina. No total, serão três etapas, cada uma com cerca de R$ 8 mil em premiação, sendo R$ 4.750,00 em dinheiro, depositados em cadernetas de poupança aos finalistas das quatro categorias. Esta será a 17ª edição do ranking paulista open, a quarta temporada com o patrocínio da marca com sede em São Paulo e que está no mercado desde 1984.

O Okdok Paulista de Surf 2007 tem o patrocínio de Supatech e Brisbane - tecidos com qualidade Santa Inês - e Sticle Malhas. Co-patrocínio de Eberle, Kyw, Jungle Beach e Aerosurf. Colaboração das Prefeituras e associações de Surf de São Sebastião, Guarujá e Ubatuba e também do Governo do Estado de São Paulo/Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer. Organização: Federação Paulista de Surf. Mais informações nos sites www.fpsurf.com.br e www.okdok.com.br.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "SURFE"Índice das publicações sobre "SURFE"
02/06/2017 - 08h50 Surfista se prepara para competições nacionais
26/11/2015 - 12h09 Maresias recebe o VII Black BeltChallenge de Surf
12/11/2015 - 10h04 Pâmella Mel estreia no Circuito Brasileiro
08/02/2014 - 07h12 3ª etapa do Encontro Paulista de Escolas de Surf
29/01/2014 - 10h02 Pâmella Mel, 8, uma surfista prodígio
12/01/2014 - 10h01 2ª etapa do Encontro Paulista de Escolas de Surf
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.