11/09/2025  16h33
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Ubatuba
28/04/2007 - 06h01
Notícias da Prefeitura de Ubatuba
AICS - PMEBU
 


• Prefeitura terá ponto facultativo na próxima segunda-feira, dia 30

A Prefeitura de Ubatuba não terá expediente na próxima segunda-feira, dia 30 de abril. Em razão do feriado do Dia do Trabalho, no dia 1 de maio, foi decretado ponto facultativo no dia 30. Os serviços essenciais, como a coleta de lixo, funcionarão normalmente.


• Campanha de Vacinação do Idoso prossegue nesta semana

Com o slogan "Fique ativo - vacine-se contra a gripe", a campanha deste ano reforça a idéia de que os idosos devem se manter ativos e que a vacina contra a gripe contribui para sua saúde

A Campanha Nacional de Vacinação do Idoso continua durante esta semana, em todas as Unidades de Saúde da Família de Ubatuba. Na maioria dos bairros, a vacinação está acontecendo todos os dias, das 8 às 17h. Em bairros em que não há unidade ou sala de vacinas, a atividade acontece em locais e dias determinados pelo cronograma.

Com o slogan "Fique ativo - vacine-se contra a gripe", a campanha deste ano reforça a idéia de que os idosos devem se manter ativos e que a vacina contra a gripe contribui para sua saúde. No dia de Mobilização Nacional, 28 de abril, sábado, uma vacinação especial acontecerá na Unidade de Saúde do Centro e no Pronto Atendimento do Bairro Ipiranguinha.

Neste dia, as equipes de Saúde da Família do Centro realizarão também a vacinação em idosos acamados, em domicílio. Nos dias 30 de abril e 1º de maio, não haverá vacinação por conta do feriado. Durante esta semana, os bairros que terão dias específicos para a vacinação são: Fortaleza, Bonete e Monte Valério.

Benefícios e contra-indicações

O objetivo da campanha é prevenir a infecção e as complicações decorrentes da doença causada pelo vírus Influenza. Conseqüentemente, as hospitalizações são reduzidas, bem como a mortalidade. Pessoas com doenças crônicas, como diabetes, problemas cardiovasculares, pulmonares e renais também poderão tomar a vacina.

O Brasil é um dos poucos países no mundo que oferece a vacina gratuitamente aos idosos. A coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Ubatuba, Eliana Arantes, esclarece que a vacina é contra-indicada apenas em casos de reação alérgica grave aos seus componentes. "A vacina produz somente benefícios. Algumas pessoas pensam que a vacina provoca gripe, mas isso é um equívoco, uma vez que ela é produzida a partir de uma partícula do vírus. Em caso de pessoas contaminadas por doenças febris, recomenda-se adiar a vacinação."


• Números diminuem em Ubatuba, prefeitura continua combate à dengue

Com o objetivo de diminuir cada vez mais as ocorrências, diversas ações foram realizadas durante a última semana

Os números da dengue estão baixando na cidade, mas a Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Saúde, continua trabalhando para combater o mosquito transmissor da doença no município. Com o objetivo de diminuir cada vez mais as ocorrências, diversas ações foram realizadas durante a última semana, de 16 a 25 de abril, atingindo um total de 182 imóveis trabalhados. Destes, foram retirados 131 criadouros. Também foi aplicado veneno contra larvas em 83 locais.

O superintendente de Proteção à Saúde, Neilton Nogueira, explica que, apesar da queda nos números, a continuidade da prevenção é fundamental. "Não podemos deixar de tomar o cuidado de retirar criadouros de nossas casas. Esta atitude deve ser constante, tornar-se um hábito, para afastarmos os riscos de novas epidemias."

As ações

Os agentes de controle de endemias atenderam dezenas de denúncias em diversos bairros da cidade. Também foram realizadas nebulizações em prédios públicos, como escolas, delegacia e prédios abandonados. Atendendo a uma solicitação da comunidade, o fumacê foi realizado durante esta semana nas ruas do Centro da Cidade.

Dez bairros foram alvos de arrastões, numa parceria entre a prefeitura e a Superintendência de Controle de Endemias do Estado (Sucen). Durante esta semana foram realizados arrastões nos bairros: Domingas Dias (condomínio), Ipiranguinha e Parque Vivamar, Bela Vista, Praia Grande, Praia Vermelha, Saco da Ribeira, Tenório, Barra Seca e Perequê-Mirim. Durante esses arrastões, a população é orientada quanto à prevenção da doença e retirada de criadouros.

A coordenadora do programa de Combate à Dengue, Carolina Pannuti, explica que nestes casos, além dos imóveis denunciados, foram vistoriadas também as casas vizinhas. "Muitas vezes, quando vamos atender a uma denúncia, os moradores nos passam outras denúncias, que são atendidas na hora."


• Parque Trombini é retirado da Avenida Iperoig

Em cumprimento a uma determinação da GRPU (Gerência Regional do Patrimônio da União), foi realizada, nesta sexta-feira, 27, a desocupação da área do Parque Trombini, situado em área de Marinha, na Avenida Iperoig. A ocupação foi revogada e o proprietário do parque, não atendendo à ordem, impetrou mandado de segurança na Justiça Federal. O proprietário obteve liminar, porém esta foi cassada por sentença.

De acordo com a GRPU, a utilização da área pelo parque é incompatível com o uso do espaço público, conforme o projeto de urbanização da orla da Avenida Iperoig, que está sendo realizada pela Prefeitura Municipal de Ubatuba, com financiamento do Governo do Estado.

Concluiu-se, portanto, que não há fundamento legal ou ordem judicial que assegure a permanência do Parque Trombini no local. Ainda neste sentido, a prefeitura não outorgou o alvará de funcionamento nos anos de 2006 e 2007, ficando sem fundamento o funcionamento do estabelecimento. A ordem de desocupação foi cumprida com respaldo da Prefeitura de Ubatuba, com o acompanhamento da Polícia Militar, Polícia Federal e Guarda Municipal.

Vontade popular

A retirada do Parque Trombini reflete a vontade popular de ver aquela área sendo utilizada para fins que atendam a todos e não somente a interesses particulares. Para o prefeito Eduardo César, "o parque está saindo para que seja cumprido um projeto de R$ 2 milhões que é a reurbanização da Avenida Iperoig. Por isso a maioria da população aprova o fechamento do Trombini".

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "UBATUBA"Índice das publicações sobre "UBATUBA"
30/12/2022 - 05h40 Biblioteca de Ubatuba reabre em janeiro
29/12/2022 - 06h34 3ª etapa do Circuito Filipe Toledo Kids On Fire
28/12/2022 - 06h42 Assistência Social divulga campanha em Ubatuba
27/12/2022 - 07h39 E nas areias de Ubatuba... (CDXLIX)
27/12/2022 - 07h37 Inscrições para estágio na Prefeitura de Ubatuba
26/12/2022 - 07h47 IPTU 2023 em Ubatuba
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.