09/09/2025  21h59
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Surfe
30/04/2007 - 19h12
Okdok Paulista de Surf na Praia de Maresias
Fábio Maradei
 
Ex-campeões brasileiros profissionais fazem bonito na abertura do Okdok Paulista de Surf

Dois ex-campeões brasileiros profissionais fizeram bonito na abertura do Okdok Paulista de Surf, encerrada neste domingo (dia 29), na Praia de Maresias, em São Sebastião. O guarujaense Paulo Matos, dono do primeiro título da Abrasp, em 1987, e o ubatubense Ricardo Toledo, bicampeão em 91 e 95, foram os melhores nas categorias master e longboard (pranchões), respectivamente.

Nas outras duas categorias em disputa, dois jovens talentos ergueram as taças. Na open, o também guarujaense Magno Pacheco, foi o vencedor, enquanto que na feminina, Natali Paola, também de Ubatuba, garantiu o caneco. Já na disputa por equipes, Guarujá levou a melhor sobre a arqui-rival Ubatuba, vencendo com quase mil pontos de vantagem - 4.700 a 3.713.

A etapa foi marcada por ondas grandes, de mais de 2 metros na série, exigindo bem dos competidores. A primeira final no mar foi a longboard e Ricardinho entrou motivado com a nota 10, a melhor do evento, conquistada no sábado. Foi a vitória da eficiência. O surfista de 39 anos (comemorados no sábado) pegou apenas as duas ondas necessárias para vencer.

Ele teve como rival o guarujaense Rodney Costa, um dos novos talentos na categoria, que abriu a disputa com uma onda 7,75. Apesar de ter a melhor nota da bateria, ele não conseguiu uma onda complementar para virar, terminando na 2ª posição. Ricardinho abriu com um 5,25 e garantiu o título com um 7,5.

"Essa vitória foi um fato inesperado. Eu nem iria competir de long, por causa da intensidade das ondas. Queria focar na master e open. Ainda mais que nem estava treinando, muito menos no pranchão. Como já tinha falado, tive de passar até uma bucha para tirar o limo da prancha. Mas como perdi de cara nas duas, fui com tudo", contou Ricardo.

"Estou super contente, principalmente por ter conseguido uma nota 10, que é muito difícil no longboard. Dedico essa vitória a Deus", acrescentou Ricardinho, que tem um retrospecto positivo no Okdok. Foi campeão open e vice master em 2004, campeão master e vice de long no ano seguinte, e vice master e 4º colocado nos pranchões no ano passado.

Ainda na final do long, o vicentino Daniks Fischer foi para uma estratégia de arriscar em muitas ondas, mas caiu em seis das oito que dropou. Mike Finesse, de Ubatuba, não repetiu o bom desempenho das fases anteriores e ficou em 4º lugar. Depois, foi a vez da decisão feminina e a ubatubense Natali Paola, de apenas 14 anos, saiu na frente, com uma onda 6,5 e manteve a liderança até o fim. Juliana Meneghel, de Guarujá, chegou perto, mas não conseguiu uma onda para virar o resultado.

"Estou muito feliz. Peguei a esquerda e consegui boas manobras. Vim para Maresias concentrada e deu certo", vibrou a surfista, treinada pelo experiente técnico Alberto Jacob. Sua colega de treino, Camila Cássia, terminou na 3ª posição, seguida da revelação da etapa, Fernanda Infante, de Mongaguá. "Foi muito bom disputar a final. Amo surfar e vou sempre batalhar para chegar longe", festejou.

4ª VITÓRIA SEGUIDA - Na final master, Paulinho Matos garantiu logo em sua primeira onda a nota 7,25. O ubatubense Alexandre Miranda chegou a assumir a liderança temporariamente até que o atual campeão da categoria garantisse uma onda intermediária para ratificar a nova vitória, a quarta seguida no Okdok (venceu as três de 2006). "Tive sorte de pegar uma onda boa", comentou o surfista de 43 anos de idade.

"Continuo me cuidando e o apoio dos meus patrocinadores, Herbalife e Ripwave, é fundamental. Depois de certa idade, são poucos que acreditam na gente", disse Paulinho. Ainda na final, Petrônio Lucas, de Mongaguá, ficou em 3º lugar, seguido de Flávio Oliveira, de São Paulo.

Na última decisão do dia, a open, Guarujá mostrou a sua força com três representantes, que deram uma mostra bonita de "fair play", se abraçando antes de entrarem no mar. Nas ondas, Magno Pacheco ditou o ritmo. Dono da melhor somatória da etapa, 17,75 pontos de 20 possíveis, feitos na semifinal, esteve na frente o tempo todo e "liquidou a fatura" com uma nota 7,25.

"Foi difícil, porque as ondas estavam fechando e peguei as menores, que abriam mais. Esta vitória foi super importante porque estou sem patrocínio. Tomara que alguém veja o meu esforço e me apóie. A próxima etapa será em casa e quero surfar bem novamente para chegar a esse título", disse o atleta de 18 anos de idade. Seus conterrâneos, Robert Lima e Dárcio Dias, ficaram nas posições seguintes e o sebastianense Adriano Camargo completou o pódio.

PRÓXIMAS - O evento distribuiu cerca de R$ 8 mil em premiação, sendo R$ 4.750,00 em dinheiro, depositados em cadernetas de poupança aos finalistas das quatro categorias. Os vencedores também ganharam pranchas Ripwave. O Circuito terá a 2ª etapa nos dias 28 e 29 de julho, na Praia de Pitangueiras, em Guarujá. A disputa final será nos dias 13 e 14 de outubro, na Praia de Itamambuca, em Ubatuba. Os resultados completos da competição em Maresias podem ser acompanhados no site www.fpsurf.com.br.

O Okdok Paulista de Surf tem o patrocínio de Supatech e Brisbane - tecidos com qualidade Santa Inês - e Sticle Malhas. Co-patrocínio de Eberle, Kyw, Jungle Beach e Aerosurf. Colaboração da Prefeitura e Associação de Surf de São Sebastião e também do Governo do Estado de São Paulo/Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer. Organização: Federação Paulista de Surf.

Resultados da etapa

CATEGORIA OPEN
1 Magno Pacheco - Guarujá
2 Robert Lima - Guarujá
3 Dárcio Dias - Guarujá
4 Adriano Camargo - São Sebastião

CATEGORIA LONGBOARD
1 Ricardo Toledo - Ubatuba
2 Rodney Costa - Guarujá
3 Daniks Fischer - São Vicente
4 Mike Finesse - Ubatuba

CATEGORIA MASTER
1 Paulo Matos - Guarujá
2 Alexandre Miranda - Ubatuba
3 Petrônio Lucas - Mongaguá
4 Flávio Oliveira - São Paulo

CATEGORIA FEMININA
1 Natali Paola - Ubatuba
2 Juliana Meneghel - Guarujá
3 Camila Cássia - Ubatuba
4 Fernanda Infante - Mongaguá

CIDADES
1 Guarujá - 4.700
2 Ubatuba - 3.713
3 São Vicente - 2.733
4 São Sebastião - 2.430
5 São Paulo - 2.034

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "SURFE"Índice das publicações sobre "SURFE"
02/06/2017 - 08h50 Surfista se prepara para competições nacionais
26/11/2015 - 12h09 Maresias recebe o VII Black BeltChallenge de Surf
12/11/2015 - 10h04 Pâmella Mel estreia no Circuito Brasileiro
08/02/2014 - 07h12 3ª etapa do Encontro Paulista de Escolas de Surf
29/01/2014 - 10h02 Pâmella Mel, 8, uma surfista prodígio
12/01/2014 - 10h01 2ª etapa do Encontro Paulista de Escolas de Surf
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.