11/09/2025  13h31
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Geral
08/05/2007 - 08h12
Guaratinguetá revela a imagem de Frei Galvão
 
 
Após longo período de estudos, artista retrata o primeiro santo brasileiro
 
Reprodução 
  Frei Galvão.

O anúncio oficial do Vaticano de que o Frei Galvão vai ser canonizado pelo papa Bento XVI em 11 de maio, em cerimônia no Campo de Marte, em São Paulo (SP), serviu de inspiração para que o pintor Gilberto Gomes retratasse, de forma fidedigna, o primeiro santo brasileiro.

A relação do desenhista com o Santo vem de longe. Além de ser da mesma cidade natal - Guaratinguetá -, em 1977 Gomes participou de uma exposição coletiva no Convento (Mosteiro de Nossa Senhora de Belém da Cachoeira - BA) onde Frei Galvão iniciou a sua formação religiosa. Lá teve a oportunidade de meditar e orar na própria sela onde o frei morou.

Além disso, estudou informações diversas, algumas delas sobre a própria exumação e sua concepção fisiológica, como, por exemplo, a sua postura longilínea. "Estima-se que tinha mais de 1,90 m de altura e feições de rosto como nariz e orelhas com traços mais acentuados", relata Gomes.

"Tive uma inspiração muito especial para retratar com a maior precisão possível os seus traços e dar uma expressão de vida a ele", explica o pintor. A imagem do frei vem acompanhada, ao fundo, da Matriz de Santo Antônio, atual Catedral de Guaratinguetá onde, segundo dados históricos, o santo foi batizado, e também da Serra da Mantiqueira e do rio Paraíba do Sul, representando a sua terra Natal.

A obra, óleo sobre tela, foi entitulada como "Frei Galvão, Santo da Nossa Terra". "O frei é uma figura que eu admiro muito, tinha um coração gigante", complementa Gomes.

O artista

Gilberto Geraldo dos Santos Gomes é pintor, desenhista, ilustrador, gravador, escultor, restaurador e professor de artes plásticas. Pertence a várias entidades culturais brasileiras, como a Associação Paulista de Belas Artes e a Sociedade Brasileira de Belas Artes no Rio de Janeiro. É detentor de prêmios em Exposições e Salões de Arte no Brasil e exterior, dentre eles Medalha de Ouro, Medalha de Honra, Menção Honrosa, Comenda e Medalha de Dom Quixote, Medalha do Mérito Cultural da UNAP e diversas Salas Especiais, ao lado de grandes artistas brasileiros.

Gomes tem suas obras catalogadas nos principais segmentos culturais brasileiros, destacando "Dicionários Artes Plásticas Brasil" (de Julio Louzada), "Dicionários de Pintores Brasileiros" (de Valmir Ayála), "Bilhetes da Loteria Federal da CEF em duas emissões inteiras", "Cartões telefônicos da Telefônica", entre várias outras publicações de renome nacional.

Ao completar 30 anos de carreira, em 2006, o artista recebeu como prêmio sua biografia e obras inseridas no livro "Contando a arte de Gilberto Gomes" (por Alexandre Marcos Lourenço Barbosa), fazendo parte da coleção de Arte Brasileira do mesmo nome, que tem entre outros artistas Portinari, Tarsila do Amaral e Di Cavalcanti.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "GERAL"Índice das publicações sobre "GERAL"
31/12/2022 - 07h26 Aviso da revista eletrônica O Guaruçá
26/12/2022 - 07h43 Pais são obrigados a vacinar crianças?
25/12/2022 - 06h43 Então é Natal! E o que você fez?
16/12/2022 - 05h31 Poupatempo Digital oferece serviços da Jucesp
02/12/2022 - 06h43 Museu do Ipiranga prorroga gratuidade de ingressos
28/11/2022 - 06h19 Seguro é planejamento
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.