11/09/2025  13h29
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Ubatuba
05/05/2007 - 22h41
Notícias da Prefeitura de Ubatuba
AICS - PMEBU
 


• Outro trecho da Rua Cunhambebe terá mão de direção alterada

A Prefeitura de Ubatuba, por meio de sua Coordenadoria de Trânsito, informa que a partir do dia 21 de maio, a Rua Cunhambebe, no centro da cidade, terá a sinalização alterada no trecho compreendido entre a Rua Dom João III e a Rua Liberdade. O motorista poderá trafegar apenas no sentido Dom João III - Liberdade. Após da alteração, quem quiser ir da Rua Liberdade para a Rua Dom João III poderá utilizar as ruas Gastão Madeira e Cel. Domiciano. A mudança será realizada tendo em vista a necessidade de adequação do fluxo de veículos.


• Prefeitura ensina Observação de Aves para alunos especiais e comunidades tradicionais

O objetivo do projeto é utilizar a observação como ferramenta para a Educação Ambiental dos alunos

A Prefeitura de Ubatuba, por meio das Secretarias de Meio Ambiente e Educação está implantando um projeto de observação de aves para crianças especiais da Escola Municipal Tancredo Neves. O objetivo é utilizar a observação como ferramenta para a Educação Ambiental. A princípio, os alunos estão recebendo aulas teóricas, sobre como utilizar o binóculo e como reconhecer os pássaros pelas cores e sons. Também estão sendo ministradas palestras em comunidades tradicionais que vivem em locais com potencial para se tornarem rotas de observação.

Atualmente, estão sendo instalados alimentadores na escola, para atrair as aves que serão observadas em seus hábitos, horários, sons, cores e formas. Os alunos têm a missão de trazer de casa as frutas que irão alimentar as aves. Eles farão anotações diárias sobre o que foi observado. Depois que eles aprenderem a identificar as aves, a próxima etapa é sair para campo e observá-las em seu habitat. O coordenador do projeto, Carlos Rizzo, explica que a intenção é levar esta atividade para outras escolas, difundir a metodologia de ensino e utilizar essa ferramenta também com as crianças normais.

Observando o mundo

A secretária de Meio Ambiente, Cristiane Gil, considera que este tipo de atividade incentiva o observar como um todo. "Temos uma meta definida e conseqüentemente temos ansiedades quantos aos resultados, vamos caminhar juntos e incrementar todos os passos que forem alcançados."

Para a professora Andréa Menezes Giannini, a implantação dos alimentadores para as aves cria tarefas diárias muito agradáveis para as crianças. "Eles terão que trazer os alimentos, contar quantas espécies e quais alimentos que as aves mais apreciam, abrindo um leque de opções de trabalhos com os alunos."

Valorizando as diferenças

Carlos Rizzo afirma que, além da questão ambiental, as aves proporcionam um outro tipo de reflexão, sobre as diferenças e peculiaridades de cada ser. "Foi emocionante quando estava conversando com eles sobre o vôo das aves. Expliquei que aquelas que voam bem, como os beija-flores, não conseguem andar no chão e muitas que andam bem, como as emas, não conseguem voar, e que estas diferenças não diminuem a beleza das aves. Houve uma empatia imediata com o tema e ficamos conversando um bom tempo sobre diferenças."

Um outro enfoque

A observação de aves está sendo levada também às crianças e adultos que moram em importantes rotas naturais de Ubatuba. Com o subtítulo “Da nossa janela para o mundo”, a palestra tem com objetivo mostrar para as comunidades tradicionais que a observação de aves pode ser um importante atrativo turístico e, conseqüentemente, fonte de geração de emprego e renda. As pessoas aprendem a reconhecer e recepcionar o observador de aves e têm a opção de se tornarem guias, explorarem a atividade artesanal relacionada à temática e abrir novas rotas de observação.

Rizzo explica que a importância desse tipo de palestra é agregar valores positivos quanto ao tipo de turismo. "Nossa intenção é criar um elo ente as comunidades e esse tipo diferenciado de turismo, proporcionando a elas a oportunidade de oferecer serviços e produtos. Nosso povo convive com as aves e sabe o valor que elas têm. Estamos mostrando o caminho para o convívio harmonioso e sustentável com a natureza."

Cristiane Gil, afirma que é muito importante mostrar que a preservação do ambiente pode gerar benefícios financeiros para a comunidade e que o turismo de observação é uma opção que apresenta menor impacto ambiental. "Nosso principal objetivo é informar e capacitar pessoas que venham a preservar a natureza pelo valor que ela tem e não simplesmente porque é obrigatório."

As comunidades interessadas em receber as palestras sobre observação de aves podem entrar em contato com a Secretaria do Meio Ambiente, pelo telefone: 3833-4636.


• Centros de Educação Infantil de Ubatuba programam atividades em homenagem às mães

Os Centros de Educação Infantil (CEI) de Ubatuba estão organizando uma programação especial para o Dia das Mães. As mães das crianças que freqüentam a CEI Terezinha Fernandes Rossi e a CEI Nativa Fernandes terão toda a semana dedicada a elas.

O CEI Nativa Fernandes, do Sertão da Quina, preparou a “Semana da Cidadania”, com diversos serviços direcionados às mães; já no CEI Terezinha Rossi, no bairro da Pedreira, as mães terão diversas atividades incluindo cuidados com a saúde e até sorteio de tratamento de beleza.

Na quinta feira, 10, o CEI Ipiranguinha organiza um café da manhã em homenagem às mães, enquanto o CEI Irmã Sofia, também localizado no bairro Ipiranguinha, promove apresentação dos alunos no período da tarde.

Maior presente

O maior presente que as mães da Estufa e do Perequê-Mirim receberão na semana dedicada a elas, é a inauguração de duas novas unidades dos Centros de Educação Infantil. A unidade da Estufa terá capacidade para 100 crianças, enquanto o Perequê-Mirim atenderá a 60. A entrega das unidades acontecerá no próximo dia 11.


• Tribunal de Contas realiza seminário em Ubatuba no próximo dia 10

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo vai realizar em Ubatuba um seminário que faz parte do Ciclo 2007 de Orientação aos Municípios. O evento acontece no dia 10 de maio, a partir das 13h30, no Hotel Wembley Inn, na Praia das Toninhas. Este seminário é voltado às administrações públicas de 14 cidades da região: Aparecida, Caraguatatuba, Cunha, Guaratinguetá, Ilhabela, Lagoinha, Natividade da Serra, Pindamonhangaba, Redenção da Serra, Roseira, São Luiz do Paraitinga, São Sebastião, Tremembé e Ubatuba.

O Ciclo 2007 de Orientação os Municípios é composto por 36 encontros com prefeitos, presidentes de Câmara, secretários, contadores e outros agentes municipais. O objetivo do Tribunal de Contas é orientar, esclarecer, ouvir os problemas, debater, enfim, aproximar-se dos municípios em busca de melhorar os resultados da administração pública.

Todos os encontros possuem formato semelhante. São quatro painéis, divididos por temas: Ensino, Lei de Responsabilidade Fiscal, Projeto Audesp (Auditoria Eletrônica de Órgãos Públicos) e um quarto painel, preparado com perguntas dos municípios e respostas do TCE.

Os eventos do Ciclo-2007 serão transmitidos em tempo real via Internet. Mais informações podem ser obtidas no endereço eletrônico www.tce.sp.gov.br. O Hotel Wembley Inn fica na Rua A, 147, na Praia das Toninhas.

O que é?

Ao Tribunal de Contas compete atuar na fiscalização contábil, financeira orçamentária, operacional e patrimonial do Estado de São Paulo e de seus municípios, bem como na das respectivas entidades de administração direta ou indireta e na das fundações por eles instituídas ou mantidas, quanto à legalidade, legitimidade, economicidade, aplicação de subvenções e renúncia de receitas. A jurisdição do Tribunal alcança administradores e demais responsáveis por dinheiro, bens e valores públicos, além das pessoas físicas ou jurídicas, que, mediante convênios, acordos, ajustes ou outros instrumentos congêneres, apliquem auxílios, subvenções ou recursos repassados pelo Poder Público.


• Termina a primeira fase para escolha do nome do mascote para os Jogos Regionais de Ubatuba

O Comitê Organizador dos 51º Jogos Regionais recolheu nesta sexta-feira, 4, as urnas das escolas que participaram da primeira fase do concurso para a escolha do nome do mascote dos Jogos em Ubatuba.

Na primeira fase, os alunos da rede pública participaram sugerindo nomes para o Tubarão. Agora, o Comitê Organizador se reúne à partir de segunda-feira, 9, para escolha dos três nomes mais criativos. Após a seleção, as escolas receberão cédulas e urnas para votar em uma das três opções e o mais votado será o nome do mascote dos 51º Jogos Regionais.

O autor do nome vencedor receberá um prêmio pela participação no concurso.


• Levantamentos para elaboração da nova Lei de Uso e Ocupação do Solo serão apresentados à população

O processo está em fase de levantamento e diagnóstico; o próximo passo é apresentar e discutir os trabalhos com a comunidade

O núcleo gestor que está trabalhando nos estudos para a elaboração da nova Lei de Uso e Ocupação do Solo (L.U.O.S.) estabeleceu uma data para a primeira audiência pública que vai apresentar à população o trabalho de levantamento que vem sendo realizado, principalmente na região sul do município. A audiência acontece no dia 17 de maio, em local e horário a serem divulgados posteriormente.

No dia 26 de abril, a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Ubatuba, na pessoa de seu presidente, Mauro Sérgio Bezerra, entregou um ofício ao Conselho Municipal de Desenvolvimento (CMD), solicitando a prorrogação da apresentação da L.U.O.S, justificando que o prazo é curto para uma discussão refinada entre a área técnica e a comunidade, o que poderia empobrecer o processo de discussão da referida lei.

Em reunião do núcleo gestor nesta quinta-feira, 3, o Núcleo Municipal do Plano Diretor (representado por Alexandre Lourenço de Oliveira e Gerson Florindo de Souza) e o CMD (representado por Thomaz de Carle e Fabian A. Perez) também manifestaram a necessidade da ampla discussão com a comunidade e concordaram com a elaboração de um novo cronograma.

Pré-conferências

Também foram definidas as datas para as pré-conferências a serem realizadas nos cinco Distritos Municipais. A primeira pré-conferência será realizada no Distrito Sul, no dia 22 de maio; no Distrito Centro-Sul a pré-conferência acontece no dia 23; no Distrito Oeste dia 24; no Distrito Sede no dia 25 e, finalizando, no dia 28 de maio, no Distrito Norte do município.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "UBATUBA"Índice das publicações sobre "UBATUBA"
30/12/2022 - 05h40 Biblioteca de Ubatuba reabre em janeiro
29/12/2022 - 06h34 3ª etapa do Circuito Filipe Toledo Kids On Fire
28/12/2022 - 06h42 Assistência Social divulga campanha em Ubatuba
27/12/2022 - 07h39 E nas areias de Ubatuba... (CDXLIX)
27/12/2022 - 07h37 Inscrições para estágio na Prefeitura de Ubatuba
26/12/2022 - 07h47 IPTU 2023 em Ubatuba
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.