12/09/2025  03h06
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Ubatuba
01/06/2007 - 05h27
Notícias da Prefeitura de Ubatuba
AICS - PMEBU
 


• Prefeitura de Ubatuba fiscaliza propaganda em calçadas

Os fiscais da Gerência de Tributos Mobiliários (GTM), com o apoio dos funcionários da Coordenadoria de Trânsito estão intensificando a fiscalização de propagandas irregulares em calçadas do município. De acordo com Marlon Lopes de Moraes, coordenador de trânsito, “nosso setor tem recebido muitas reclamações sobre propagandas em forma de cavalete e totens que estão nas calçadas, na maioria das vezes irregulares e atrapalhando a passagem dos pedestres”.

Marlon ainda explica que uma lei municipal normatiza o planejamento visual e mobiliário do município e quem não a cumpre está sujeito às penalidades impostas pela lei. “Os estabelecimentos comerciais que não estiveram adequados dentro da lei terão seus cavaletes ou totens recolhidos para o pátio da Prefeitura e liberados após pagamento de multa”, explica o coordenador. Os materiais ficarão à disposição por 30 dias e após este período serão inutilizados.

Como anunciar

O interessado em instalar qualquer tipo de propaganda fora de seu estabelecimento deverá requerer a solicitação no Setor de Protocolo da Prefeitura, especificando o local, período e dimensão do material que será utilizado. O pedido será analisado pela secretaria de Arquitetura e Planejamento Urbano e também pela Gerência de Tributos Mobiliários. Após isso será expedida uma taxa que deverá ser paga.


• CDHU realiza plantão para negociação de dívidas em Ubatuba

Uma equipe da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) esteve em Ubatuba para agilizar a regularização de dívidas de mutuários. O atendimento, que teve o apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba, que cedeu espaço e funcionários, foi realizado por uma equipe técnica especialmente treinada para aplicar as novas medidas adotadas pela CDHU para o combate à inadimplência.

Segundo o secretário de Cidadania e Desenvolvimento Social de Ubatuba, Claudinei Salgado, cerca de 120 famílias estão com parcelas de seus imóveis atrasadas e mais de 70% compareceram para renegociar a dívida. “O CDHU tem interesse em diminuir os percentuais de inadimplência em todo o Estado, por isso está fazendo acordo com os mutuários”, disse Claudinei. No próximo dia 12 de junho, um grupo de mutuários que não pôde ser atendido irá ao escritório regional da CDHU, em Taubaté, para negociar suas dívidas.

Treinamento

Durante o período de trabalho da equipe do CDHU em Ubatuba, a Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social de Ubatuba colocou um funcionário em treinamento, para que o atendimento possa ser feito adequadamente na cidade.


• Aniversário da Casa do Brinquedo é comemorado com alegria em Ubatuba

Em seu primeiro ano de atividade o projeto itinerante atendeu a mais de 2500 crianças em 20 bairros visitados

A Unidade Base da Casa do Brinquedo de Ubatuba completou um ano de existência na última terça-feira, 29. Para comemorar a data, nada melhor que reunir dezenas de crianças em mais um dia de muita alegria. O projeto teve início em Ubatuba em julho de 2005, de forma itinerante, com o nome “Casa do Brinquedo, a onda é brincar”, por meio de uma parceria entre Secretaria Municipal de Educação e o Fundo Social de Solidariedade.

Desde então, o projeto percorreu os bairros da cidade, facilitando o acesso ao prazer de brincar para centenas de crianças de comunidades mais distantes. “O programa nasceu como uma forma alternativa de tirar as crianças das ruas e envolvê-las em atividades que condizem com a idade”, conta a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Ubatuba, Denise César.

Para a coordenadora do projeto Renata Ramos Martins, “a Casa do Brinquedo veio resgatar o espaço lúdico na vida da criança e oferecer oportunidades de aprendizagem através de jogos, brinquedos e brincadeiras”. As brincadeiras são acompanhadas por uma equipe de profissionais trabalhando na monitoração, acompanhamento pedagógico, manutenção dos brinquedos e desenvolvimento de atividades.

Em seu primeiro ano de atividade o projeto itinerante atendeu a mais de 2500 crianças em 20 bairros visitados.

Ajudando a cuidar da saúde

Em janeiro de 2006, a secretaria municipal de Saúde entrou na parceria e foi criada a unidade no Centro Materno-Infantil do Posto de Saúde Central, atendendo crianças que aguardam por consultas médicas ou acompanhantes dos adultos que passarão por consulta no pronto-atendimento.

“No Centro Materno-Infantil, a Casa do Brinquedo tem uma função terapêutica. Enquanto a criança está brincando, ela não pensa que está doente, sente-se encorajada para buscar a cura e poder brincar mais”, conta a coordenadora da Casa do Brinquedo. Hoje a Casa do Brinquedo também está presente na Santa Casa e no Posto de Saúde do Perequê-Açú, atendendo a mais de mil crianças por mês.

Unidade Base

Em 29 de julho de 2006 foi inaugurada com muita festa a Unidade Base da Casa do Brinquedo, na rua Salvador Correa. No local, um mundo em miniatura, todo montado de acordo com as características da realidade que cerca a criança, além de tendas temáticas (quitanda, consultório médico, casinha, bonecas, jogos de encaixes e regras, massa de modelar, bolas, cordas túneis, balanço) com brinquedos para crianças de 4 a 12 anos.

“A Unidade Base da Casa do brinquedo é um espaço voltado ao brincar espontâneo, garantindo um direito que está previsto, inclusive, no Estatuto da Criança e do Adolescente”, diz Renata Martins. Com espaço próprio a Casa do Brinquedo pôde atender também durante o período de férias escolares e nas férias de inverno/06 e verão/07 atendeu a mais de três mil crianças.

Itinerante

A Casa do Brinquedo itinerante prossegue com suas atividades e em 2007 já esteve presente na festa de 1º de Maio, na Maranduba; na inauguração da Praça 13 de Maio; no projeto Prefeitura no Bairro e em diversas escolas, resgatando o espaço lúdico na vida da criança e oferecendo oportunidades de aprendizagem através de jogos, brinquedos e brincadeiras.

De olho no futuro

A coordenadora da Casa do Brinquedo continua com sonhos para o projeto. “Gostaria que todos reservassem um dia para conhecer o trabalho que desenvolvemos. Espero que um dia todos entendam a importância do brincar. Sonho também com um espaço coberto, pois não podemos deixar que a chuva impeça essa atividade tão importante na vida das crianças”, diz Renata. A unidade base da Casa do Brinquedo fica na rua Salvador Correa, 276. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3832-1608.


• Guarda Municipal de Ubatuba completa 13 anos de serviços prestados

Durante estes anos, a GMU esteve presente em diversos momentos da vida da população de Ubatuba

A Guarda Municipal de Ubatuba comemora no próximo sábado, dia 2, a partir das 10 horas, seu 13º aniversário, com uma solenidade no terminal turístico do Perequê-Açú. Criada em 31 de maio de 1994, pela Lei Municipal 1369, a GMU tem por finalidade a proteção de bens, serviços e instalações do poder público municipal.

Durante esses 13 anos, a GMU esteve presente em diversos momentos da vida da população de Ubatuba, por meio da prestação de serviços de segurança e auxílios à população. A Guarda Municipal presta apoio nos diversos eventos esportivos, culturais e sociais que acontecem no município e sempre atuou em parceria com as polícias Militar, Rodoviárias Estadual e Federal e Corpo de Bombeiros.

Sempre buscando evolução, a GMU disponibiliza diversos cursos para aperfeiçoamento de seus homens, que hoje atuam também como bombeiros de aeródromos e recentemente concluíram o curso de habilitação para uso de armas federais. Atualmente comandada pelo major da reserva José Antonio Macário de Faria, a GMU tem um efetivo de 59 agentes, que contam com cinco viaturas e 10 motos para rondas por todo o município.


• Fundart abre inscrições para projeto “O Despertar do Mestre-Artesão”

Estimular o artesão a conhecer melhor o seu ofício, resgatar a auto-estima de profissionais e de comunidades que vivem de artesanato são alguns dos objetivos deste curso

Estão abertas as inscrições para os artesãos ubatubenses que tenham interesse em conhecer melhor suas tradições, aperfeiçoar as suas técnicas e redescobrir o valor de sua cultura. A segunda edição do curso “O Despertar do Mestre-Artesão”, realizado gratuitamente pela Prefeitura de Ubatuba, por meio da Fundart, terá início no dia 11 de junho. Os interessados devem comparecer à Fundação, levando consigo um objeto produzido pessoalmente, até a próxima quarta-feira, 6 de junho. O projeto será realizado em 3 etapas: diagnóstico, oficinas e uma mostra com o resultado das oficinas.

“O Despertar do Mestre-Artesão” é composto por oficinas diversas, discussões e vivências, dependendo das necessidades diagnosticadas pelos participantes e tem como objetivo principal salvar da extinção as técnicas e ofícios das comunidades tradicionais. O projeto também busca colocar em evidência os mestres artesãos que desenvolvem trabalhos de relevante valor patrimonial e cultural nas comunidades em que vivem.

O orgulho de ser caiçara

Sob a direção do artesão e pesquisador do artesanato brasileiro, Carlos Herglotz, “O Despertar do Mestre Artesão” envolve os mais diversos elementos culturais das comunidades tradicionais, desde a música, até a culinária, o folclore, as danças e as atividades econômicas. “Nossa intenção é mostrar aos artesãos a riqueza de sua cultura, elevando sua auto-estima. É preciso redescobrir o valor da cultura caiçara, para que este povo não sinta vergonha de suas raízes, não sinta vontade de sair de seu local de origem. A partir disso, conseguimos extrair o que há de melhor em sua essência e isso se refletirá positivamente em seus trabalhos.”


• Prefeito assina convênio com Governo do Estado para repasse de verbas para os Jogos Regionais

O prefeito de Ubatuba, Eduardo César, assinou no último dia 30 de maio, um convênio com a Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo do Governo do Estado para a transferência de recursos financeiros para auxiliar na realização dos 51º Jogos Regionais, que acontecem em Ubatuba a partir do dia 3 de julho.

O convênio, de R$ 345.450,00 (cabendo ao Estado o repasse de R$ 265 mil e à prefeitura os demais R$ 80.450,00), tem como objetivo a cobertura parcial das despesas inerentes à realização do evento esportivo. Para o prefeito Eduardo César, o convênio com o Governo do Estado vem ajudar a deixar a cidade ainda mais bem preparada e totalmente adequada para este acontecimento tão importante: "já estávamos muito empenhados em fazer com que a nossa cidade esteja a altura de um evento deste nível. O convênio com o Estado fortalece ainda mais nossa estrutura e nos dá ainda mais segurança em sabermos que estaremos prontos para receber os atletas, seus parentes, amigos e toda a equipe técnica que estará em Ubatuba para os Jogos Regionais".

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "UBATUBA"Índice das publicações sobre "UBATUBA"
30/12/2022 - 05h40 Biblioteca de Ubatuba reabre em janeiro
29/12/2022 - 06h34 3ª etapa do Circuito Filipe Toledo Kids On Fire
28/12/2022 - 06h42 Assistência Social divulga campanha em Ubatuba
27/12/2022 - 07h39 E nas areias de Ubatuba... (CDXLIX)
27/12/2022 - 07h37 Inscrições para estágio na Prefeitura de Ubatuba
26/12/2022 - 07h47 IPTU 2023 em Ubatuba
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.