11/09/2025  10h34
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Geral
14/06/2007 - 15h35
Campanha Surfista Doador
Livia Giovanetti
 
Um grande evento no Barracuda Sushi Bar, em São Paulo, vai chamar a atenção para um ato simples, mas que salva vidas

Hoje, dia 14 de junho, é o Dia Mundial de Doação de Sangue. Uma data muitas vezes esquecida nos calendários. Fato este, que deveria ser o oposto por sua importância, ou seja, um dos dias mais lembrados. É preciso entender que, neste momento, o sangue de um doador está sendo muito necessário para que alguém continue vivo. Situação que ocorre todos os dias em diversos hospitais.

Para apoiar este dia, existe a campanha Surfista Doador, unindo o esporte à saúde. Uma iniciativa que pretende acolher o maior número de pessoas possível para contribuir. A escola de surf Rip Curl Girls Tour, voltada para meninas, será a representante da Baixada Santista no evento. A equipe da escolinha abraçou a campanha e no dia 13 (ontem) foi até a Santa Casa de Santos colaborar.

A coordenadora da escola Diolanda Vaz foi acompanhar dois professores e uma aluna. “Fiquei muito feliz, tive a certeza que este trabalho de conscientização é muito importante e que doar sangue não é um bicho de sete cabeças”. Um fato emocionante ocorreu enquanto eles aguardavam o atendimento. Uma mãe surpreendeu-os com a seguinte questão: sua filha de treze anos estava em uma mesa de cirurgia e precisava de sangue urgentemente.

A operação era de retirada de tumor no cérebro, o que deixou todos comovidos e dispostos a ajudar, principalmente porque a mãe e a tia dela estavam impossibilitadas por possuírem anemia. Ao invés de doar para o banco de sangue, a contribuição foi realizada especificamente para a garota. “É uma experiência que jamais esquecerei, porque assim como essa menina de apenas treze anos existem muitas pessoas passando pela mesma necessidade”, comenta Diolanda.

O professor Fausto Priolean de Jesus, de 26 anos, sempre teve vontade de doar, mas confessa que nunca tomou atitude. “A campanha Surfista Doador me incentivou e hoje tenho certeza que serei doador de carteirinha”. Existe a consciência de que é necessário cooperar, as pessoas doam, mas ao se deparar com o problema de frente, tudo muda. “Eu ia doar para ajudar a campanha, mas me senti muito feliz em poder amparar uma pessoa que precisa, fiquei emocionado”, conta Fausto. Essa cooperação é necessária, principalmente pelo baixo nível dos estoques. Fausto afirma que vai contribuir na busca de novos colaboradores. “Agora vou incentivar quem eu conheço, pois acho essa a melhor saída para conseguir mais doadores”.

A aluna Kelly Rodrigues da Cova, de 19 anos, esteve pela primeira vez num hemocentro. “Fui doar para participar da campanha e acabei ajudando uma menina. É um gesto de solidariedade que não custa nada e não dói. Foi emocionante”. A surfista ressalta que é importante as pessoas colaborarem e que ela vai esperar os 90 dias obrigatórios para mulheres doarem novamente. “Foi bem tranqüilo e ainda tem um lanchinho no final”, completa Kelly.

Um exemplo de solidariedade é visto quando uma pessoa doa com regularidade, um ato nobre. Esse é o caso do professor Roger Eduardo Paiva, de 45 anos. “Cooperar com o próximo é muito importante, principalmente quando estamos ligados ao esporte, que é o meu caso”. Daqui a dois meses estarei novamente dando o meu sangue por vidas, afirma Roger.

Surfista Doador – A campanha foi criada em 2002, em Santa Catarina, por uma iniciativa da Associação Catarinense de Surf Universitário (ACSU), e não parou mais. Já está na terceira edição em São Paulo e tem o objetivo de conscientizar as pessoas para doar sangue e esse ano, conta com um novo apoio. Muitos atletas abraçarem a idéia como Teco Padaratz, Jaqueline Silva, Fábio Gouveia, Jean da Silva, Andreas Eduardo, Xandi Fontes, Rodrigo Dornelles, entre outros.

A comemoração se realizará nesta quinta-feira, dia 14 de junho, no Barracuda Sushi Bar, a partir das 20 horas, em São Paulo. Para agitar a balada que vai unir a galera mais surf de São Paulo, a programação será repleta de muito som de bom gosto. Os convidados são Solano Jacob, Junior Dread, Douglas Earl Band e o DJ Marcello Tux apresentando-se com o melhor da Reggae Music.

O Dia – Em maio de 2005, durante a Assembléia Mundial de Saúde, os Ministros da Saúde de vários países fizeram uma declaração unânime de empenho e apoio para a doação voluntária de sangue. Foi determinado através da Resolução WHA58.13, o Dia Mundial do Doador de Sangue como um evento anual celebrado no dia 14 de junho. A data permite que organizações nacionais e internacionais lancem programas de longo prazo e campanhas de sensibilização do público.

Doação – Para doar sangue é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 18 e 65 anos, pesar no mínimo 50 kg, não estar em jejum, ter dormido pelo menos 6 horas antes da doação e não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores a doação. Os interessados devem apresentar documento com foto. Além disso, não ter os impedimentos temporários, como gripe ou febre, gravidez, tatuagem ou acupuntura nos últimos 12 meses, exposição à situação de risco para a AIDS, ou seja, múltiplos parceiros sexuais e ter parceiros usuários de drogas.

É preciso entender que se deve doar sangue não só para atender ao apelo de que os estoques estão acabando, mas sim existir a preocupação de que precisa ter sangue nos níveis adequados para o primeiro atendimento, caso aconteça um imprevisto, ou até mesmo uma catástrofe. Todo tipo de sangue é válido, ninguém deve imaginar que o seu sangue é comum e que por isso não precisa doar. Um dia, esse sangue vai fazer falta.

Santa Casa da Misericórdia de Santos – É a primeira Santa Casa do Brasil e foi fundada em dois de julho de 1945. A sede fica na Avenida Dr. Cláudio Luis da Costa, 50, Bairro: Jabaquara, em Santos – SP. Tel.: (13) 3202-0600.

Parceiros da campanha – Blood Bank of Hawaii / Honolulu, Hemosc – Hemocentro de Santa Catarina, FECASURF – Federação Catarinense de Surf, ACSU – Associação Catarinense de Surf Universitário, Rip Curl Girls Tour, ABSF – Associação Brasileira de Surf Feminino, IBRASURF – Instituto Brasileiro de Desenvolvimento do Surf, APSU – Associação Paulista de Surf Universitário, ONG Voluntários do Sangue / SP, Parque Aquático Splash Beach e Fama Assessoria.

Sites relacionados à Campanha

Fundação Pró-Sangue - www.prosangue.sp.gov.br

Hemosc - www.hemosc.org.br

Voluntários do Sangue - www.voluntariosdosangue.org.br

Blood Bank of Hawaii - www.bbh.org

World Blood Donor, 14 June - www.wbdd.org

Brazilian Cultural Center at University - www.bcchi.org

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "GERAL"Índice das publicações sobre "GERAL"
31/12/2022 - 07h26 Aviso da revista eletrônica O Guaruçá
26/12/2022 - 07h43 Pais são obrigados a vacinar crianças?
25/12/2022 - 06h43 Então é Natal! E o que você fez?
16/12/2022 - 05h31 Poupatempo Digital oferece serviços da Jucesp
02/12/2022 - 06h43 Museu do Ipiranga prorroga gratuidade de ingressos
28/11/2022 - 06h19 Seguro é planejamento
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.