11/09/2025  10h37
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Ubatuba
14/06/2007 - 18h23
Notícias da Prefeitura de Ubatuba
AICS - PMEBU
 


• Prefeitura alerta população sobre moluscos produzidos no Estado do Rio de Janeiro

A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento, e a Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca fazem um alerta aos empresários e consumidores para que não consumam moluscos produzidos no Estado do Rio de Janeiro. As áreas de cultivo de vieiras, mexilhões e ostras desta região estão fechadas para a colheita, devido à suspeita de contaminação por microorganismos marinhos do tipo Vibrio sp.

O fechamento das áreas de cultivo foi determinado pela Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca da Presidência da República (SEAP/PR), enquanto órgão coordenador do Programa Nacional de Controle Higiênico-Sanitário de Moluscos Bivalves (PNCMB). As medidas de contingenciamento incluem também a proibição do comércio de moluscos coletados nessa região a partir do dia 04 de junho.

As medidas de contingenciamento estão sendo implementadas através de uma cooperação entre os órgãos da esfera federal, estadual e municipal e o setor produtivo (Associação dos Maricultores da Baía de Ilha Grande - AMBIG). Uma investigação paralela está sendo feita numa parceria entre a SEAP e os órgãos competentes nas esferas federal e estadual para averiguar qual organismo ou distúrbio ambiental estão causando alterações anatômicas nos moluscos. Há consenso entre as autoridades e produtores de que além da presença do Víbrio e do risco ao consumo, os moluscos estejam debilitados devido a outro fator ainda não identificado.

Apesar da grande maioria dos produtores aderir voluntariamente à proibição da colheita, pode ser que pessoas menos responsáveis não acatem esta orientação, causando prejuízos ao consumidor e à imagem do produto.

Saiba mais

Os "Vibrios" são bactérias patogênicas que ocorrem naturalmente em ambientes marinhos. O aumento da concentração desses microorganismos na água geralmente é indicativo de desequilíbrio ambiental, podendo ocasionar enfermidades nos organismos aquáticos e nos consumidores. Os danos causados pelos microorganismos patogênicos podem ser econômicos, ambientais e de saúde pública. O melhor procedimento para garantir a qualidade do produto é o monitoramento constante da qualidade da água e dos moluscos da região de cultivo ou de extração de moluscos.


• Unidade Móvel de Esterilização chega ao Bairro Itamambuca

A Unidade Móvel de Esterilização de Cães e Gatos chegou, nesta semana, ao bairro da Itamambuca, onde ficará até o próximo dia 3 de julho. O trailer está abrigado ao lado da Sociedade Amigos da Itamambuca e, além das castrações, estão sendo realizadas vacinações anti-rábicas antecipadas e orientações sobre vermifugação e posse responsável. Ainda há vagas para os moradores do bairro que tiverem interesse em submeter seus animais de estimação à cirurgia. As inscrições, assim como as cirurgias e outros atendimentos, estão sendo realizados sempre às terças, quartas e quintas-feiras, das 9 às 16h.

As vantagens de se castrar o animal, segundo a veterinária Cláudia Ferraz, são muitas. "As cadelas não têm crias indesejadas e isso acarreta na diminuição de abandono de filhotes. Conseqüentemente, os maus tratos diminuem, assim como as doenças transmitidas para seres humanos e outros animais, os acidentes de trânsito e mordeduras. O animal fica dócil, mas continua defendendo seu território. Os gatos ficam mais caseiros, evitando assim, brigas e envenenamentos."

Prioridade

A prioridade é para as pessoas que têm pouca ou nenhuma condição de submeter seus animais de estimação à cirurgia de forma particular. No ato do agendamento, o proprietário do animal deve preencher um cadastro e assinar uma autorização, juntamente com um termo de responsabilidade, tendo em vista que todo procedimento cirúrgico acarreta riscos. A pessoa que for realizar o cadastro deve ser maior de idade e levar CPF e RG.

Critérios a serem observados

A esterilização dos animais de estimação deve seguir uma série de critérios, com o objetivo de minimizar os riscos. Para serem castrados, os animais devem ter a idade entre 6 meses e 8 anos. As fêmeas não podem estar no período entre 30 dias antes ou 30 dias depois do cio. Animais com filhotes só podem fazer a cirurgia dois meses após o parto. Fêmeas prenhas, animais com corrimento, feridas nas genitálias ou sangramentos não podem ser castrados.

Cuidados antes e após a cirurgia

Os animais devem ser submetidos a jejum de líquidos e alimentos 12 horas antes da cirurgia. Ele também deve estar vermifugado e vacinado, pois o procedimento cirúrgico tende a baixar sua imunidade. Pede-se que o proprietário dê banho no animal um dia antes. Durante o pós-operatório, que dura cerca de dez dias, é preciso observar e seguir rigorosamente as orientações do veterinário, principalmente em relação aos horários de remédios. De preferência deixar o animal confinado, para evitar que ele faça esforços.


• Prefeitura apreende mais de 400 produtos de limpeza irregulares

A Vigilância Sanitária, em parceria com o Setor de Gerência de Produtos Mobiliários, realizou nesta terça-feira, 12, uma apreensão de mais de 400 produtos de limpeza que estavam sendo comercializados irregularmente. Entre os produtos, foram encontrados cerca de cem litros de saneantes sem procedência, entre detergentes, águas sanitárias, desinfetantes e amaciantes.

O proprietário recebeu uma multa de R$ 367, mais uma taxa de depósito de R$ 2.107 ao dia; sendo que ele tem um prazo de 30 dias para retirar a mercadoria e caso não retire, uma doação será feita ao Fundo Social de Solidariedade. Já os saneantes sem procedência foram descartados imediatamente.

Perigo à saúde

Saneante é o termo empregado para denominar todos os produtos usados na limpeza, desinfecção e conservação de ambientes, utilizados diariamente em nossas casas, estabelecimentos comerciais, hospitais e outros. Obrigatoriamente, os saneantes devem possuir o selo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). É este selo que garante a eficácia e a segurança do produto que está sendo comercializado.

Segundo o superintendente de proteção à Saúde, Neilton Nogueira, a utilização de produtos sem procedência pode ser perigosa. "Os produtos irregulares, muitas vezes, não possuem a concentração correta de substâncias que garantiriam a desinfecção satisfatória dos ambientes. No caso de hospitais, por exemplo, a utilização desses produtos chega a ser criminosa. Outro grande perigo são os acidentes com crianças que ingerem os líquidos por, geralmente, estarem acondicionados em embalagens de refrigerantes."

Neilton Nogueira informa ainda que a Vigilância Sanitária está à disposição dos munícipes para receber denúncias de atividades que coloquem em risco a saúde pública. O telefone da Vigilância para denúncias é: 3832-6810.


• Setur e CMT realizam inventário para elaboração do Plano Municipal de Turismo

Os grupos de trabalho que compõem o núcleo gestor do Plano Municipal de Turismo (PMT) estiveram mais uma vez reunidos na tarde da última segunda-feira, 11, no Gabinete da Prefeitura. O objetivo da reunião foi discutir sobre o andamento do inventário que está sendo elaborado a fim de se obter um diagnóstico do turismo no município. Esta fase de coleta de dados é parte integrante do Plano, que auxiliará na definição das diretrizes para o fomento do turismo sustentável em Ubatuba.

Formação

O núcleo gestor do Plano Municipal de Turismo, uma das ações fundamentais para o desenvolvimento do setor no município, é formado pela Secretaria de Turismo, em conjunto com o Conselho Municipal de Turismo (CMT). Dentro do núcleo gestor, foram criados os grupos de trabalho (GT´s), voltados para áreas específicas. Para a elaboração do inventário físico os grupos de trabalho realizarão os levantamentos nas áreas de hospedagem, gastronomia, entretenimento, ecoturismo (juntamente com turismo de aventura e mergulho), náutica (marinas e escunas), e serviços de praia.

Profissionalizando o turismo

O assessor de Planejamento e Desenvolvimento da Prefeitura de Ubatuba, René Nakaya, afirma que as pesquisas para a elaboração do inventário mostrarão a real situação do município. "Serão apontadas as falhas, os pontos fortes, as oportunidades e os riscos encontrados dentro do município. Temos que planejar para desenvolvermos o turismo com qualidade", ressalta o assessor.

Na opinião do secretário de Turismo, Luiz Felipe de Azevedo, Ubatuba inicia a fase mais importante da história do desenvolvimento turístico local: "Ubatuba se prepara para uma nova fase, que é a profissionalização do turismo. Queremos ser uma real destinação turística, e para tanto, temos um intenso trabalho a fazer. O Plano Municipal de Turismo será o esteio deste desenvolvimento. Vale destacar que agora temos o turismo visto efetivamente como a mola propulsora da economia local, no âmbito do Plano Diretor. Não obstante a este fato crucial, agora temos a amarração da Lei de Uso do Solo também preconizando a importância do turismo, o que considero uma vitória sem precedentes", finaliza do secretário, lembrando também que o Plano Municipal de Turismo contará com a colaboração de diversas entidades, tendo recebido apoio integral de uma das principais universidades de São Paulo, a Anhembi-Morumbi.

"O Plano Municipal de Turismo está sendo elaborado em conjunto com a Lei de Uso e Ocupação do Solo (L.U.O.S.). O CMT e a L.U.O.S. devem trabalhar juntos, já que estão estritamente ligados na busca do desenvolvimento sustentável do município", lembrou o secretário municipal de Arquitetura e Urbanismo, Rafael Irineu.

Grupos de trabalho

O presidente do CMT, Pedro Paulo Orabona, avalia a participação dos setores na elaboração do plano como extremamente positiva. "Nossa expectativa é muito positiva e todos estão acreditando num resultado realista, de acordo com a necessidade de Ubatuba", disse o presidente. O responsável pelo grupo de trabalho do segmento "hospedagem", Ieve dos Mares Rios Filho, também avalia que a participação de todos para a elaboração do Plano trará resultados realmente realistas do cotidiano do município. "Nós que estamos ligados diretamente ao turismo é que poderemos apontar quais as necessidades e oportunidades que a cidade tem", acredita o empresário. A meta em definir grupos de trabalho para a realização do inventário é a participação do trade turístico na elaboração do Plano Municipal de Turismo, fazendo com que este seja a concretização de um trabalho democrático, onde os envolvidos poderão opinar e participar ativamente.

Geração de empregos e renda

O prefeito de Ubatuba, Eduardo César, acredita que, com o PMT, a cidade atrairá investidores para o desenvolvimento do turismo sustentável e como conseqüência irá aquecer o mercado da construção civil. "A criação de empregos é um dos maiores desafios da administração pública. Sendo assim, com a reativação do mercado da construção civil, por meio do PMT, iremos gerar empregos na cidade. Além disso, o desenvolvimento turístico irá proporcionar empregos em muitos outros setores", avaliou o prefeito.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "UBATUBA"Índice das publicações sobre "UBATUBA"
30/12/2022 - 05h40 Biblioteca de Ubatuba reabre em janeiro
29/12/2022 - 06h34 3ª etapa do Circuito Filipe Toledo Kids On Fire
28/12/2022 - 06h42 Assistência Social divulga campanha em Ubatuba
27/12/2022 - 07h39 E nas areias de Ubatuba... (CDXLIX)
27/12/2022 - 07h37 Inscrições para estágio na Prefeitura de Ubatuba
26/12/2022 - 07h47 IPTU 2023 em Ubatuba
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.