11/09/2025  10h32
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Ubatuba
27/06/2007 - 06h02
Notícias da Prefeitura de Ubatuba
AICS - PMEBU
 


• Abertas inscrições para CIPA 2007 da Prefeitura de Ubatuba

A partir da próxima segunda-feira, dia 2, estarão abertas as inscrições para a eleição da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) 2007 da Prefeitura de Ubatuba. Podem se inscrever todos os funcionários celetistas e estatutários, comparecendo na Gerência de Medicina do Trabalho, até o dia 31 de julho. Oito membros serão eleitos e oito indicados para compor a Comissão. A eleição acontecerá na segunda quinzena de agosto.

O papel da CIPA é identificar os riscos no processo de trabalho, contando com a participação do maior número de funcionários e, a partir daí, elaborar um plano de trabalho focado na prevenção.


• Ubatuba realiza Seminário sobre Revitalização da Ilha dos Pescadores

O público-alvo são todas as pessoas, de alguma forma, envolvidas ou interessadas no futuro da Ilha dos Pescadores

A Prefeitura de Ubatuba realizará, no próximo dia 2, segunda-feira, o Seminário sobre o Projeto de Revitalização da Ilha dos Pescadores. O evento, que acontecerá no Salão da Igreja São Francisco, das 8h às 18h, tem como objetivo definir os requisitos legais e diretrizes para a elaboração de um projeto de revitalização da Ilha dos Pescadores. O público-alvo são todas as pessoas que de alguma forma, estão envolvidas ou interessadas no futuro da Ilha dos Pescadores.

Além da prefeitura e da comunidade, o evento contará com a presença de representantes do Governo Federal e demais órgãos competentes, que irão debater a viabilidade e as alternativas para colocar as melhorias em prática. Para a implantação do projeto, caso seja aprovado por todos, será necessário buscar verbas junto aos governos estadual e federal.

Diretrizes consensuais

Segundo o arquiteto Renato Nunes, que é também membro do Conselho Municipal de Desenvolvimento (CMD), o Seminário buscará abordar todos os assuntos referentes ao tema, com o objetivo de nivelar os conhecimentos e fazer uma análise de todos os aspectos que deram origem àquela ocupação e dos seus desdobramentos sociais, econômicos e ambientais nos dias de hoje. “Esperamos que o Seminário seja conclusivo e que resulte na formulação de diretrizes consensuais entre os diversos envolvidos com a realidade da Ilha dos Pescadores. As diretrizes firmadas irão gerar os critérios de ocupação e programas de uso que, por sua vez, orientarão a elaboração do respectivo projeto urbanístico, a definição e o desenho dos equipamentos urbanos, áreas livres, de serviços, acessos e destinação geral de seus espaços e atividades.”

Ênfase no setor pesqueiro

A secretária de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Valéria Gelli, afirma que a ênfase do projeto está na melhoria da qualidade de vida dos moradores do local e na atividade pesqueira, que é amplamente desenvolvida no local. “A Ilha dos Pescadores representa um importante pólo econômico do município. Se este projeto for aprovado e tivermos condições de levá-lo adiante, isso representará um grande avanço tanto para o setor pesqueiro quanto para as atividades correlatas, como o turismo.”

Os órgãos envolvidos

Além da prefeitura e da Colônia Z-10, as demais entidades envolvidas na discussão sobre a reurbanização da Ilha dos Pescadores são: Serviço de Patrimônio da União (SPU), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), entre outras. Confira a programação e participe!

Programação

08h00-8h30 - Recepção com café da manhã e credenciamento

08h30-8h45 - Abertura com o prefeito Eduardo de Souza César

Apresentações

· José Saia Neto, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)

· Evangelina de Almeida Pinho, da Gerência Regional do Patrimônio da União (GRPU)

· Leonardo Teixeira, Chefe do Escritório Regional do Ibama Caraguatatuba

· Elaine Taborda, Promotora Estadual de Meio Ambiente, representando o Ministério Público

· Antonio Olinto, Diretor do Núcleo de Pescado do Instituto de Pesca/APTA/SAA

· Valéria Cress Gelli, Secretária Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento

· Rafael Irineu Ricardi, Secretário Municipal de Arquitetura e Urbanismo

· Aldo P. Carvalho Arquiteto do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico e Artístico (Condephat)

10h30-11h30 - Mesa redonda

11h30-12h00 - Formação dos grupos com os moradores e usuários da Ilha dos Pescadores

12h00-13h00 - Lanche

13h00-15h00 - Atividades

Levantamento dos problemas

Propostas e soluções

15h00-15h30 - Café

15h30-17h30 - Apresentação dos resultados

18h00 Encerramento


· Casa do Brinquedo tem programação durante as férias escolares

Programação contará com horários especiais, inclusive nos finais de semana; criançada poderá se divertir com brincadeiras folclóricas

Durante o mês de julho a Unidade Base da Casa do Brinquedo de Ubatuba adotará horários especiais, além de outras novidades para a criançada. A partir do dia 3 de julho a unidade funcionará de terça a sexta-feira das 9 às 11h30 e das 15 às 18h30. Aos sábado e domingos a Casa do Brinquedo também estará funcionando das 15 às 18h30.

Segundo a coordenadora da Casa do Brinquedo, Renata Martins, os visitantes além de conhecer o espaço também irão conferir outras novidades. "Nossos brinquedistas, ou monitores, irão acompanhar as crianças, juntamente com os palhaços que também estarão na casa durante as férias e juntos irão se divertir com nossas brincadeiras folclóricas", explicou a coordenadora. Ainda de acordo com Renata, outra novidade do espaço será o cantinho do bebê.

Crianças com idade inferior a 5 anos deverão permanecer com acompanhante durante o período em que estiverem na Casa do Brinquedo e para quem vai pela primeira vez é necessário apresentar um documento, podendo ser a certidão de nascimento, carteirinha escolar ou identidade, além de autorização dos pais ou responsáveis.

1 ano de brincadeiras

A Casa do Brinquedo completou um ano de existência no dia 29 de maio. O projeto teve início em Ubatuba em julho de 2005, de forma itinerante, com o nome “Casa do Brinquedo, a onda é brincar”, por meio de uma parceria entre Secretaria Municipal de Educação e o Fundo Social de Solidariedade. Desde então, o projeto percorreu os bairros da cidade, facilitando o acesso ao prazer de brincar para centenas de crianças de comunidades mais distantes.

No local, um mundo em miniatura, todo montado de acordo com as características da realidade que cerca a criança, além de tendas temáticas (quitanda, consultório médico, casinha, bonecas, jogos de encaixes e regras, massa de modelar, bolas, cordas túneis, balanço) com brinquedos para crianças até 12 anos.

“A Unidade Base da Casa do brinquedo é um espaço voltado ao brincar espontâneo, garantindo um direito que está previsto, inclusive, no Estatuto da Criança e do Adolescente”, diz Renata Martins.

A unidade base da Casa do Brinquedo fica na Rua Salvador Correa, 276. Para mais informações ligue para: 3832-1608.


· Ubatuba estréia com derrota no Paulista de Futebol Feminino

A equipe de futebol de campo feminino de Ubatuba sofreu uma goleada de 5 a 0, dada pelo time de Pindamonhangaba, em uma partida do Campeonato Paulista Feminino (Adulto). O jogo ocorreu no sábado, dia 23, em Pindamonhangaba.

Segundo o técnico de Ubatuba Jessé da Silva Gomes, o time se portou mal em campo, cometendo muitos erros de passe e marcação. “Isso culminou com o esse placar elástico de Pinda, construído praticamente no primeiro tempo.” De acordo com Gomes, o time apresentou uma melhora no segundo tempo da partida. “Mas não conseguimos concluir as jogadas”.

O time litorâneo volta a campo pelo Paulista no dia 1° de julho para enfrentar Taubaté, na casa do adversário. O campeonato reúne 12 equipes, divididas em quatro grupos de três, dos quais dois se classificam para segunda fase.

Nos 51° Jogos Regionais, o time de Ubatuba está no Grupo D com as cidades de Caieiras e Poá. A equipe de Pinda se encontra no Grupo C, junto com Aparecida e Suzano. O time de Taubaté pega Francisco Morato e Caraguatatuba pelo Grupo F.


· Cerimonial de abertura dos Jogos Regionais acontecerá no Estádio Municipal

O cerimonial vai contar com apresentações artísticas de cerca de 400 atletas de academias de dança e ginástica de Ubatuba

O cerimonial de abertura dos 51º Jogos Regionais Ubatuba 2007 acontecerá no dia três de julho às no Estádio Municipal Ciccillo Mattarazzo localizado no bairro do Perequê-Açú. Estarão presentes na solenidade o prefeito Eduardo César, o secretário de Esportes do Estado de São Paulo, Lars Grael e o secretário de Esportes e Lazer de Ubatuba, José Luiz Bittencurt Jr, que farão os discursos de abertura dos Jogos. Também estarão presentes autoridades e participantes de todas as regiões que disputarão os Jogos.

A pira olímpica será acesa com a participação de cinqüenta atletas que já representaram a cidade de Ubatuba em Jogos Regionais anteriores. Estão programadas apresentações artísticas, com cerca de quatrocentos atletas de diversas academias de dança e ginástica de Ubatuba, que estão colaborando com os Jogos. Cerca de mil atletas desfilarão, cada um representando sua cidade.

A solenidade de abertura dos jogos vai apresentar a história de Ubatuba, desde a época dos índios, até a chagada de José de Anchieta. Também estão programadas apresentações culturais como, por exemplo, a dança da fita e a dança do boi. Também haverá uma representação simbolizando o mar, com canoas e pescadores fazendo sua apresentação e surfistas representando a Capital do Surfe. Isto sem contar algumas surpresas que estão sendo preparadas para as pessoas que forem acompanhar o cerimonial de abertura dos 51º Jogos Regionais de Ubatuba 2007. A ave típica de Ubatuba (o Tangará) e a flor de primavera também serão representadas por crianças durante as apresentações, além de uma participação especial do pessoal da melhor idade.


· Ubatuba terá programação especial durante os Jogos Regionais e férias de julho

Não vão faltar opções para o visitante que estiver em Ubatuba durante os Jogos. Serão shows, apresentações culturais, festas tradicionais e gastronomia para todos os gostos

A Secretaria de Turismo de Ubatuba está preparando atrações extras para os participantes dos 51º Jogos Regionais Ubatuba 2007 e para os visitantes que optarem por passar as suas férias de julho no município. Estão programados shows que acontecerão na praça Exaltação à Santa Cruz (praça da Matriz) todas as noites, a partir do dia 4 de julho.

Para o secretário de Turismo de Ubatuba, Luiz Felipe Azevedo, as expectativas para os Jogos Regionais de Ubatuba são as melhores possíveis, pois devem dar uma vida nova para a cidade, não só pelo aspecto do fluxo turístico no município. “Entendemos que o melhor resultado vai acontecer após os jogos e acreditamos que o evento vá funcionar como uma vitrine. Isso porque, não são apenas os atletas que estão vindo para participar dos jogos que vão aproveitar Ubatuba, mas também tantas outras pessoas, que terão vontade de estar aqui” ressaltou o secretário.

“Primeiro sabemos que o mês de julho é um mês realmente especial, com dias ensolarados, temperaturas agradáveis durante o dia e noites mais frias. Temos todo um roteiro de atrativos que acontecerão, não só durante os jogos, mas sim durante todas as férias. Portanto, as pessoas que aqui vierem, além de poder acompanhar os Jogos Regionais, poderão usufruir uma das regiões mais belas do país e se deparar com uma programação muito especial” disse Luiz Felipe.

Julho Histórico Cultural

Além dos shows que acontecerão todas as noites entre os dias 4 e 12, a Secretaria de Turismo criou uma programação paralela, para todo o mês de julho, denominada “Julho Histórico Cultural Ubatuba 2007”. Trata-se de um roteiro de atrativos culturais de inverno, que começa no dia 27 de junho, com a 84ª Festa de São Pedro (27 a 01 de Julho). Logo na seqüência, acontecerá a comemoração do Levante da Ilha Anchieta, uma homenagem aos “Filhos da Ilha”, com apresentações culturais, como o teatro abordando o Levante, contadores de história, trilhas que acontecerão durante todo o inverno, como a trilha do Saco Grande, trilha da praia do Sul e trilha da Represa, além do aspecto histórico cultural da Ilha Anchieta oferece.

Festas tradicionais e manifestação folclóricas

Também acontecerão a Festa do Divino, a Festa da Mandioca e o Festival de Inverno da Maranduba, numa seqüência de programações que será fechada com a tradicional Festa do Camarão (entre os dias 25 e 29 de julho) realizada todos os anos na praia da Almada.

Paralelamente a estes eventos, a Fundart tem um calendário de atrações que acontecem durante todo o mês, com manifestações folclóricas e musicais de diversos tipos. Os principais restaurantes da cidade oferecerão pratos preparados com ingredientes típicos da região como: mandioca, banana, gengibre, camarão, peixe e marisco, entre outros.

“Quem vier para os Jogos vai se deparar com uma programação muito rica e as conseqüências para a cidade após os jogos serão maravilhosas. Não posso deixar de enaltecer o trabalho da administração do prefeito Eduardo César, que colocou todo o seu esforço e todo o seu foco para a conclusão das obras dos Jogos Regionais. É bom lembrar que as obras que foram realizadas para os Regionais são permanentes e o município e a população, de um modo geral, estão ganhando uma estrutura esportiva magnífica, de grande porte. Todo este trabalho vai fazer com que Ubatuba venha lucrar muito”, finalizou Luiz Felipe Azevedo.

A programação:

84ª Festa de São Pedro (27 a 1 de Julho)

Filhos da Ilha – 30 de Junho – 8h às 16h

Teatro da Ilha - 30 de junho

Jogos regionais – 3 a 14 Julho

Shows na praça (matriz) – 4 a 15 de Julho

Festa da Mandioca – 8 a 10 de Julho

Festa do Divino – 13 a 22 de julho

Inauguração da Casa da Farinha – 20 de julho

Festival da Maranduba – (todos os finais de semana de julho)

Trilhas da Ilha - 30 de junho a 31 de julho (quinta a domingo)

Festa da Almada – 25 a 29 de julho

Os Shows:

Dia 04: Banda Criativa

Dia 05: Versão Brasileira

Dia 06: D’jahga

Dia 07: Antidanos

Dia 08: Ramam

Dia 09: Blackout

Dia 10: Ápice Local

Dia 11: EXCB

Dia 12: Pracaniz


· Arena de Esportes de Areia será montada ao lado do aeroporto

O espaço possui a faixa necessária para a montagem da estrutura e, por estar localizada no centro da cidade, deve atrair um grande público

A Arena de Esportes de Areia dos 51° Jogos Regionais de Ubatuba será montada nos próximos dias, na região central da cidade, por uma determinação técnica dos organizadores do evento. A estrutura, de 37 metros de comprimento por 28 metros de largura, mais as arquibancadas, será instalada ao lado do Aeroporto Gastão Madeira. A proximidade do Centro promete atrair um grande número de espectadores, onde haverá os jogos de beach soccer, futevôlei e vôlei de praia.

O secretário de Esportes e Lazer, José Luiz Bittencurt Júnior, explica que a decisão técnica que motivou a escolha de um terreno na região central em vez de umas das praias de Ubatuba tem um motivo simples. “Ubatuba possui 102 praias, mas nenhuma delas tem a faixa de areia necessária para a montagem de uma estrutura como essa”. Ele também destacou o quinto lugar conquistado por Ubatuba no Campeonato Paulista de Beach Soccer. “A boa localização do campo e o desempenho da cidade no campeonato estadual têm tudo para atrair um grande público”, disse Bittencurt.

O secretário de Obras, João Paulo Rolim, explica que o espaço terá uma cancha de 30 centímetros de profundidade e iluminação. “No local será empregada uma areia especial e peneirada para ninguém se machucar no atrito com o solo.” Segundo ele, a estrutura será um investimento da prefeitura: “tanto as luzes quanto a areia poderão ser reaproveitadas em outras ocasiões”.

Raio X do beach soccer em Ubatuba

O ex-árbitro de futebol, Edmundo Lima Filho, e o dirigente técnico da Federação Paulista de Beach Soccer, Douglas D’Andrea, estiveram no começo de junho no local onde a arena será instalada. Eles vistoriaram o lugar em conjunto com os secretários de Esporte e Lazer, José Luiz Bittencurt Júnior, e de Obras, João Paulo Rolim. Na ocasião, o árbitro e o dirigente traçaram um panorama do beach soccer em Ubatuba.

O ex-árbitro de futebol disse que o esporte está se fixando na região aos poucos. “A participação do beach soccer em mais uma edição dos Regionais vem fortalecer a modalidade no Litoral Norte”. Para o dirigente técnico da Federação Paulista de Beach Soccer, Douglas D’Andrea, a presença ubatubense no Paulista será um dos diferenciais dos 51° Jogos Regionais. “Os jogos terão recorde de público, além disso, Ubatuba tem representantes na seleção paulista sub-23. Isso demonstra o alto nível técnico do evento”.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "UBATUBA"Índice das publicações sobre "UBATUBA"
30/12/2022 - 05h40 Biblioteca de Ubatuba reabre em janeiro
29/12/2022 - 06h34 3ª etapa do Circuito Filipe Toledo Kids On Fire
28/12/2022 - 06h42 Assistência Social divulga campanha em Ubatuba
27/12/2022 - 07h39 E nas areias de Ubatuba... (CDXLIX)
27/12/2022 - 07h37 Inscrições para estágio na Prefeitura de Ubatuba
26/12/2022 - 07h47 IPTU 2023 em Ubatuba
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.