11/09/2025  10h37
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Ubatuba
28/06/2007 - 17h14
Notícias da Prefeitura de Ubatuba
AICS - PMEBU
 


• Cerimonial de abertura dos Jogos Regionais acontecerá no Estádio Municipal

O cerimonial, que está marcado para começar às 19h, vai contar com apresentações artísticas de cerca de 400 atletas de academias de dança e ginástica de Ubatuba

O cerimonial que marcará a abertura dos 51º Jogos Regionais Ubatuba 2007 acontecerá no dia três de julho a partir das 19h, no Estádio Municipal Ciccillo Mattarazzo, localizado no bairro do Perequê-Açú. Estarão presentes na solenidade o prefeito Eduardo César, o secretário de Esporte, Lazer e Turismo do Estado de São Paulo, Claury Santos Alves da Silva e o secretário de Esportes e Lazer de Ubatuba, José Luiz Bittencurt Jr, que farão os discursos de abertura dos Jogos. Também estarão presentes autoridades e participantes de todas as regiões que disputarão os Jogos.

A pira olímpica será acesa com a participação de cinqüenta atletas que já representaram a cidade de Ubatuba em Jogos Regionais anteriores. Estão programadas apresentações artísticas, com cerca de quatrocentos atletas de diversas academias de dança e ginástica de Ubatuba, que estão colaborando com os Jogos. Cerca de mil atletas desfilarão, cada um representando sua cidade.

A solenidade de abertura dos jogos vai apresentar a história de Ubatuba, desde a época dos índios. Também estão programadas apresentações culturais como, por exemplo, a dança da fita e a dança do boi e uma outra representação simbolizando o mar, com canoas e pescadores fazendo sua apresentação e surfistas representando a Capital do Surfe. Isto sem contar algumas surpresas que estão sendo preparadas para as pessoas que forem acompanhar o cerimonial de abertura dos 51º Jogos Regionais de Ubatuba 2007. A ave típica de Ubatuba (o Tangará) e a flor de primavera também serão representadas por crianças durante as apresentações, além de uma participação especial do pessoal da melhor idade.


• Ilha Anchieta comemora o "X Filhos da Ilha" neste final de semana

A Ilha Anchieta comemora no próximo final de semana o "X Filhos da Ilha", encontro anual que relembra a rebelião do presídio, que ocorreu em 1952. O evento reúne familiares de pessoas que moravam no local, trabalharam ou estiveram presas na época (os conhecidos "Filhos da Ilha"), e seus descendentes, com o objetivo de não deixar que a história se perca com o tempo.

A comemoração, que teve início num encontro em Taubaté com 63 pessoas, contará este ano com cerca de 400 pessoas, que vão acompanhar, no sábado, dia 30, a apresentação de música instrumental da Banda Lira Padre Anchieta, cerimônia religiosa, confraternização dos “Filhos da Ilha” e a apresentação da peça teatral “A Rebelião”. Tanto no sábado, como no domingo, 1 de julho, haverá caminhadas ecológicas e temáticas e um roteiro histórico-cultural, com uma caminhada pelas ruínas do presídio com os antigos moradores da Ilha.

A Prefeitura de Ubatuba apóia o evento, que é aberto ao público. Quem tiver interesse em participar e conhecer um pouco mais da história, deve estar no píer do Saco da Ribeira por volta das 8h, de onde saem as escunas que realizam o transporte do continente à ilha.

Caminhadas e roteiro histórico-cultural

Além dos dias em que será comemorado o "X Filhos da Ilha", durante todo o mês de julho, a Ilha Anchieta vai oferecer o roteiro de caminhadas ecológicas e histórico-culturais. O roteiro inclui trilhas realizadas com monitoria capacitada e o visitante pode optar entre fazer passeios de interpretação ambiental, nos quais os monitores passam informações diversas sobre o ecossistema local, ou um passeio histórico-cultural, onde o turista terá a oportunidade única de conhecer a história da famosa rebelião do presídio que funcionava na Ilha, contada por pessoas que viveram ali naquela época.

Os “filhos da Ilha” acompanham os grupos por uma trilha que passa por oito pontos de interpretação, entre eles as ruínas do presídio, a capela (onde na época aconteciam os casamentos e batizados), ruínas do quartel, da vila militar e da vila civil. Neste inovador programa de trilha histórico-cultural, algumas destas pessoas trabalham voluntariamente, simplesmente pelo prazer de rememorar os fatos e poder preservá-los, transmitindo para os visitantes a fascinante história que envolve a rebelião do presídio da Ilha Anchieta. Já as trilhas de interpretação ambiental proporcionam a oportunidade de conhecer melhor a flora e a fauna da ilha, com monitores ambientais capacitados para o acompanhamento de grupos.

Confira a programação do "X Filhos da Ilha" e participe!

Sábado, 30/06

09h30 – Apresentação da Banda Lira Padre Anchieta

10h00 - Cerimônia religiosa

11h00 – Confraternização dos Filhos da Ilha

13h00 – Apresentação da peça teatral "A Rebelião"

Sábado 30/06 e Domingo 01/07

- Caminhadas ecológicas temáticas

- Roteiro histórico-cultural

- Os contadores de histórias


• Prefeitura cria Comitê Permanente de Controle da Dengue

A próxima reunião será realizada no mês de julho e até lá, outras pessoas que tiverem interesse em se cadastrar podem entrar em contato com a Secretaria de Saúde

A Prefeitura de Ubatuba realizou, na noite desta terça-feira, 26, uma reunião, com o objetivo de cadastrar as entidades interessadas em participar do Comitê Permanente de Controle da Dengue. Estiveram presentes cerca de 30 pessoas, das quais 16 se cadastraram efetivamente. Durante o evento, foram feitas explanações sobre os dados da dengue no município, bem como explicações técnicas da doença, formas de prevenção e a função do Comitê.

Na opinião do superintendente de Proteção à Saúde, Neilton Nogueira, a participação dos representantes da sociedade ubatubense ficou aquém do esperado. “Nós esperávamos a presença massiva das pessoas, uma vez que é um assunto que diz respeito a todos, mas infelizmente não foi o que aconteceu. A intenção do Comitê é justamente unir forças para impedir que uma nova epidemia aconteça. A prevenção contra a dengue é uma luta de todos nós e a sociedade precisa estar envolvida neste processo.”

O tesoureiro da Sociedade Unidos do Sertão da Quina (SUSQ), Eduardo Blessa, é uma das pessoas que se dispôs a participar do Comitê e afirma que a idéia é bastante válida. “Eu achei super interessante a proposta da prefeitura, de criar um Comitê Permanente, porque a prevenção precisa ser feita durante todo o ano e em toda a cidade. Por isso, é tão importante o envolvimento da sociedade. Em nossa associação, pretendemos realizar encontros nas escolas, levar as informações, não só para as crianças, mas para as donas de casa, grupos religiosos, buscando atingir toda a comunidade.”

As atribuições

As atribuições do Comitê são: promover a realização de atividades educativas; mobilizar a sociedade, tendo em vista a integração de ações de prevenção e controle de dengue e outros agravos para melhoria de qualidade de vida da população; realizar o planejamento, acompanhamento e avaliação das ações de mobilização social, em nível regional ou local.

Os próximos passos

A próxima reunião será realizada no mês de julho e até lá, outras pessoas que tiverem interesse em se cadastrar podem entrar em contato com a Secretaria de Saúde. Durante os próximos encontros, será definido o regimento interno e o encaminhamento de um projeto de lei ao legislativo para a formalização do Comitê.

O Comitê Permanente Municipal de Controle da Dengue será composto por representantes do poder público em diversas áreas de atuação, instituições de pesquisa e ensino, entidades representativas dos setores da indústria, comércio, igrejas, formadores de opinião e representantes das comunidades. Os cadastros podem ser feitos pelos telefones: 3832-6810 / 3833-8580 ramal 217, ou pelos e-mails: saúdecoletiva@ubatuba.sp.gov.br e endemiasubatuba@hotmail.com.

Componentes do Comitê

Durante a reunião de ontem, foram cadastradas as seguintes entidades: Sociedade Unidos do Sertão da Quina, Região Centro-Sul Plano Diretor Amosp, Igreja Assembléia de Deus, Secretaria de Obras da Prefeitura, Casari, Partido Comunista do Brasil (PCdoB), Associação Domingas Dias (ADD), Controladora de Pragas Entomon, Associação Comercial de Ubatuba, Correios, Conselho Municipal de Turismo, Parque Estadual da Serra do Mar (Núcleo Picinguaba) e Associação de Restaurantes de Ubatuba.


• Definido cronograma completo dos Jogos Regionais em Ubatuba

A torcida poderá conferir os municípios lutando por medalhas em três turnos de competições

O Comitê Organizador dos 51° Jogos Regionais do Interior, que serão realizados em Ubatuba neste ano, divulgou a programação completa das competições do evento. A cerimônia de abertura ocorre no dia 3 de julho, a partir das 19h, no Estádio Municipal Ciccillo Matarazzo, com a participação das delegações esportivas de 40 municípios. No domingo, dia 8, acontecerá a escolha da sede dos Jogos Regionais de 2009, já que para o ano que vem a sede já está definida: Caraguatatuba.

A torcida poderá conferir os municípios participantes lutando por medalhas nos três turnos: de manhã, à tarde e à noite, nos diversos locais preparados para receber o evento. Os horários precisos das competições serão divulgados de acordo com as definições da Comissão Organizadora do evento.

Dias e locais de cada competição

Entre os dias 4 e 10 de julho, Tubão, Estufa II e Sertão da Quina recebem as competições de basquete. O futebol realiza seus jogos de 8 a 14 de julho nos campos do Itaguá, Perequê-Açú, Estufa II, Maranduba, Sertão da Quina e Rio Escuro. As partidas de futsal vão de 4 a 10 de julho, no Ipiranguinha e no Perequê-Açú.

O voleibol será entre os dias 9 e 14 na Estufa II, Tubão, Taquaral e Sertão da Quina. O vôlei de praia terá suas competições de 4 a 7 de julho, na Arena de Esportes de Areia, montada ao lado do Aeroporto. O handebol entra em quadra de 9 a 14, no Ipiranguinha e no Perequê-Açú.

O judô acontecerá nos dias 5 (congresso específico), 6 e 7. As competições de karatê serão nos dias 11 (congresso específico), 12 e 13. O taekwondo entra em cena nos dias 9 (congresso específico), 10 e 11. Todas essas modalidades serão realizadas no Sertão da Quina.

Os capoeiristas competem no dia 8, na Estufa II. O congresso específico do esporte será no dia 7. A ginástica rítmica é nos dias 3 e 4 no Tubão. A ginástica artística será nos dias 10 congresso específico), 11 e 12, na Praça Bip.

Os tenistas jogam de 4 a 8 de julho no Itaguá, na Academia Ten Tênis. O tênis de mesa vai de 9 a 13 de julho, no salão de eventos da Igreja de São Francisco de Assis, no centro. O atletismo entra em cena nos dias 10 (congresso específico), 11, 12 e 13 julho, no Estádio Ciccilo Matarazzo, no Perequê-Açú.

A provas de biribol serão nos dias 13 e 14, no Complexo Municipal de Esportes. Neste espaço, os atletas da natação caem na piscina nos dias 6 (congresso específico), 7, 8 e 9. Também no complexo esportivo, a malha tem suas competições de 4 a 10 e a bocha começa seus jogos no dia 8 e os termina dia 14 de julho.

O ciclismo faz suas corridas nos dia 10 (congresso específico), 11, 12 e 13 nos circuitos da rotatória do Itaguá (velocidade e velocidade olímpica) e na Praia do Cruzeiro, próximo ao Centro de Informações Turísticas (prova australiana e resistência).

O xadrez começa no dia 4 e encerra no dia 8 de julho. A dama faz suas disputas entre os dias 9 e 13. Os dois esportes começam suas competições juntamente com o congresso específico.

Modalidades extras

Além dos esportes tradicionais, serão realizadas as modalidades extras, que são escolhidas pelas cidades-sede e não pontuam na classificação geral. Para esta edição dos Jogos Regionais, os esportes extras escolhidos por Ubatuba são: beach soccer, futevôlei, futmesa, jiu-jitsu, skate e surfe.

O beach soccer será realizado de 8 (congresso específico) a 14 de julho e o futevôlei no dias 7 e 8, ambos na Arena de Esportes de Areia. O futmesa (futebol de botão) acontecerá nos dias 7 e 8 no Maré Hotel. O kung-fu, nos dias 6 (congresso específico) e 7 na Estufa II. O jiu-jitsu, dias 13 (congresso específico) e 14 no Perequê–Açú. O skate, dias 4 (congresso específico), 5 e 6 na pista de skate da Praça Trópico de Capricórnio e o surfe, dias 11 (congresso específico), 12 e 13, na Praia de Itamambuca.


• Fustal de Ubatuba encerra preparação para os Jogos Regionais

As seleções de futsal feminino e masculino (Sub-21) de Ubatuba encerram esta semana a preparação para os 51° Jogos Regionais. As partidas de futsal começam no dia 4 e terminam no dia 10 de julho. As partidas serão realizadas na E.E. Idalina do Amaral Graça, situada no Ipiranguinha, e na E.M. Mariana Salete do Amaral, no Perequê-Açú.

O time de futsal masculino (Sub-20) é comandado pelo técnico Ricardo Gil, que é auxiliado por Paulo Maganini. De acordo com Gil, a equipe foi formada recentemente e conta com alguns jogadores do time de futebol de campo. O técnico também destacou a importância das obras feitas para receber os Jogos Regionais em Ubatuba. Para o técnico, com isto será possível realizar um trabalho de base visando disputar campeonatos estaduais e regionais, como a Copa Vale e a Copa Vanguarda. “A construção destas quadras veio para ajudar no desenvolvimento do futsal no município.”

Nos Regionais, o futsal masculino de Ubatuba está no Grupo D, juntamente com Francisco Morato e Caraguatatuba. Dois times se classificam para próxima fase. “Vamos brigar pelo título”, disse Gil.

Feminino

O time do futsal feminino de Ubatuba (Sub-21) finaliza sua série de treinamentos para os Jogos Regionais com um amistoso nesta quinta-feira, dia 28, contra a equipe do Sertão da Quina. O técnico da equipe Carlos Augusto da Silva está confiante no time. “As meninas estão motivadas e não vêem a hora de estrear nos Regionais”. Na primeira fase da competição, Ubatuba caiu no Grupo D, junto com Itaquaquecetuba, São Sebastião e Cajamar. No grupo, dois times se classificam para segunda fase.


• Futebol de Campo de Ubatuba enfrentará times fortes nos Jogos Regionais

A seleção de futebol de campo de Ubatuba (Sub-21) caiu no Grupo D dos 51° Jogos Regionais, considerado tecnicamente forte. A chave reúne os times de Taubaté, São José dos Campos e Arujá. O futebol realiza seus jogos de 8 a 14 de julho nos campos do Itaguá, Perequê-Açú, Estufa II, Maranduba, Sertão da Quina e Rio Escuro.

As Apesar da presença de seleções “pedreiras” no Grupo D, o técnico da seleção de Ubatuba, André Paulo, está confiante por causa do desempenho da equipe nos amistosos e na Copa Litoral Norte de Futebol de Campo.

Paulo disse que a equipe segue um ritmo de treino forte no campo do Horto Florestal. “Nos Regionais pegaremos dois adversários com tradição na competição: São José e Taubaté. Sabemos das dificuldades e estamos trabalhando para cumprir nossa meta de obter um bom resultado”, afirma o técnico.

Litoral Norte

A seleção de Ubatuba (Sub-21) garantiu a sua classificação na Copa Litoral Norte de Futebol de Campo, que reúne times das 1ª e 2ª Divisões da região, após vencer o time do Indaiá por 3x2 de virada, em Caraguatatuba. Os três gols foram marcados pelo atacante Neizinho que foi expulso após tirar a camisa na comemoração do terceiro gol. A segunda fase da competição será retomada depois dos 51° Jogos Regionais de Ubatuba.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "UBATUBA"Índice das publicações sobre "UBATUBA"
30/12/2022 - 05h40 Biblioteca de Ubatuba reabre em janeiro
29/12/2022 - 06h34 3ª etapa do Circuito Filipe Toledo Kids On Fire
28/12/2022 - 06h42 Assistência Social divulga campanha em Ubatuba
27/12/2022 - 07h39 E nas areias de Ubatuba... (CDXLIX)
27/12/2022 - 07h37 Inscrições para estágio na Prefeitura de Ubatuba
26/12/2022 - 07h47 IPTU 2023 em Ubatuba
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.