14/09/2025  17h11
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Surfe
31/07/2004 - 15h15
Honda US Open of Surfing termina domingo
João Carvalho
 
Maior campeonato de surfe do mundo termina domingo nos EUA. Dezesseis brasileiros continuam na disputa dos títulos do US Open of Surfing.

Reunindo um incrível número de 272 inscritos na categoria masculina e 64 na feminina, o Honda US Open of Surfing comprovou ser mais uma vez o maior campeonato de surfe do mundo. As competições são válidas pelo World Qualifying Series (WQS) e têm nível máximo 6 estrelas, com a vitória valendo 2.500 pontos nos rankings que vão completar as elites mundiais do ASP World Championship Tour (WCT) masculino e feminino. As disputas foram iniciadas no sábado passado com surfistas de 19 países e terminam neste domingo em Huntington Beach, na Califórnia, Estados Unidos. O Brasil formou o terceiro maior esquadrão estrangeiro com 28 atletas nas duas categorias. Na feminina, eram apenas duas e a catarinense Jacqueline Silva já garantiu vaga nas quartas-de-final. Já na verdadeira maratona da masculina, na quinta-feira foram realizadas as oito primeiras baterias da sétima e última fase das triagens, com o paraibano Fábio Gouveia e o paulista Renan Rocha avançando para enfrentar os cabeças-de-chave no Evento Principal. Dos 26 brasileiros inscritos, quinze ainda continuam na disputa do título, sendo que onze ainda nem estrearam no maior palco de competições nos Estados Unidos.

O paranaense Peterson Rosa estava escalado para competir na primeira bateria masculina da quinta-feira. Só que ele estourou os tímpanos durante o confronto com o carioca Pedro Muller nas quartas-de-final do SuperSurf de Ubatuba na semana passada e preferiu ficar em Curitiba para se recuperar e cumprir algumas ações sociais. No US Open, Peterson foi substituído pelo havaiano Sunny Garcia, que passou em segundo lugar na disputa vencida pelo paraibano Fábio Gouveia.

O paulistano Renan Rocha também estreou com vitória na terceira bateria, com o surfista da Ilha Reunião, Frederic Robin, ganhando a briga pela segunda vaga dos havaianos Jamie O’Brien e Mikey Bruneau. Mas, na outra única participação do Brasil na quinta-feira, o gaúcho Rodrigo Dornelles e o baiano Wilson Nora acabaram sendo eliminados no confronto contra os australianos Troy Brooks e Kai Otton.

RODADA FINAL DAS TRIAGENS - Outros seis brasileiros ainda vão disputar a rodada final das triagens, com dois competindo juntos em três baterias. O potiguar Danilo Costa e o trialista catarinense Jean da Silva estão escalados na nona bateria com o sul-africano Paul Canning e o australiano Adam Robertson. No confronto seguinte, os jovens Bernardo Pigmeu (PE) e Adriano de Souza (SP) pegam o australiano Bede Durbidge e o espanhol Gonzalo Zubizareta. E na 12ª, o carioca Marcelo Trekinho e o paulista Beto Fernandes enfrentam o inglês Russell Winter e o havaiano Dustin Barca.

CABEÇAS-DE-CHAVE - Mais sete brasileiros fazem parte da lista dos privilegiados cabeças-de-chave que já estréiam no Evento Principal disputando vagas para as oitavas-de-final da competição. Destes, o primeiro a entrar no mar é o niteroiense Guilherme Herdy, que vai pegar três australianos na quinta bateria: Nathan Webster, Troy Brooks e Kai Otton. O atual campeão mundial do WQS, Neco Padaratz (SC), está na sétima com o norte-americano Chris Ward, o australiano Luke Stedman e Frederic Robin, das Ilhas Canárias. Já os outros ainda aguardam seus adversários que sairão das baterias restantes das triagens.

O potiguar Marcelo Nunes e o líder do ranking WQS, o sul-africano Greg Esmlie, são os cabeças-de-chave da décima bateria. O cabo-friense Victor Ribas e o pernambucano Paulo Moura vão estrear juntos na 12ª O baiano Armando Daltro está com o australiano Taj Burrow na 13ª e na 15ª o carioca Raoni Monteiro faz sua primeira apresentação com o australiano Beau Emerton.

CAMPEÕES MUNDIAIS - Com a classificação na quinta-feira, Fábio Gouveia agora vai participar do primeiro confronto desta oitava rodada, enfrentando dois ex-campeões mundiais, Mark Occhilupo (AUS) e Sunny Garcia (HAV), além do californiano Shane Beschen. E Renan Rocha e Frederic Robin vão disputar duas vagas para as oitavas-de-final na terceira bateria, contra os cabeças-de-chave Kalani Robb do Havaí e Eric Rebiere, surfista carioca radicado na França. Nessa fase, também estréiam outros campeões mundiais, o havaiano Andy Irons e os norte-americanos Kelly Slater, C. J. Hobgood e o veterano Tom Curren.

US OPEN FEMININO - Já na categoria feminina do Honda US Open of Surfing, o Brasil foi representado por apenas duas atletas. Depois de faturar o título do SuperSurf de Ubatuba e assumir a liderança isolada no ranking brasileiro, a cearense Silvana Lima partiu para os Estados Unidos e estreou com vitória em Huntington Beach. Porém, infelizmente ela acabou se encontrando com a catarinense Jacqueline Silva na disputa seguinte e terminou em último, ficando em 25º lugar na prova, faturando 300 dólares de prêmio e 800 pontos. A catarinense venceu a bateria e agora vai disputar a última quarta-de-final contra as australianas Pauline Menczer e Lauren Ringer e a representante da Nova Zelândia, Lisa Urunui.

Ranking Mundial WQS 2004
Após 18ª etapa - em Portugal

01)- 7973 - Greg Emslie (AFR)
02)- 7635 - Neco Padaratz (SC)
03)- 6723 - Chris Ward (AUS)
04)- 6555 - Marcelo Nunes (RN)
05)- 6258 - Travis Logie (AFR)
06)- 6035 - Renan Rocha (SP)
07)- 5930 - Raoni Monteiro (RJ)
08)- 5755 - Roy Powers (HAV)
09)- 5620 - Kirk Flintoff (AUS)
10)- 5610 - Adrian Buchan (AUS)
11)- 5488 - Eric Rebiere (FRA)
12)- 5268 - Bernardo Pigmeu (PE)
13)- 5230 - Toby Martin (AUS)
14)- 5173 - Damien Hobgood (EUA)
15)- 5048 - Tom Whitaker (AUS)
16)- 5045 - Luke Stedman (AUS)

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "SURFE"Índice das publicações sobre "SURFE"
02/06/2017 - 08h50 Surfista se prepara para competições nacionais
26/11/2015 - 12h09 Maresias recebe o VII Black BeltChallenge de Surf
12/11/2015 - 10h04 Pâmella Mel estreia no Circuito Brasileiro
08/02/2014 - 07h12 3ª etapa do Encontro Paulista de Escolas de Surf
29/01/2014 - 10h02 Pâmella Mel, 8, uma surfista prodígio
12/01/2014 - 10h01 2ª etapa do Encontro Paulista de Escolas de Surf
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.