14/09/2025  17h08
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Surfe
01/08/2004 - 11h16
Surfistas de Ubatuba são os destaques do sábado
Fábio Maradei
 
Eduardo Silva e Jahia Bettero tiveram as melhores notas.
 
Ivan Storti 
  Jahia Bettero foi destaque neste sábado.

Os surfistas de Ubatuba foram os destaques do sábado (dia 31) na 2ª etapa do Okdok Paulista de Surf, na praia do Tombo, em Guarujá. Eduardo Silva, na categoria open (principal) e Jahia Bettero, na feminina, tiveram os melhores desempenhos e aparecem como favoritos. As finais serão realizadas neste domingo. As disputas recomeçaram às 8h, com os veteranos da categoria master. As semifinais serão realizadas a partir das 11h15 e as baterias decisivas entram no mar das 13h15 em diante. Todas as baterias poderão ser acompanhadas ao vivo, pela Internet, no site www.fpsurf.com.br.

A competição começou com 132 surfistas de todo o litoral, de Peruíbe a Ubatuba, além da capital, e ondas boas de 1 metro e sol. Na open, Eduardo Silva garantiu logo na 1ª fase a melhor nota do dia, 7,5 pontos. Ele já está garantido na semifinal. "Na 1ª etapa eu perdi de cara e agora quero correr atrás do prejuízo aqui e na outra etapa, para chegar à decisão com chances de levar o título", disse.

"Vou entrar neste domingo mais confiante do que nunca", disse Eduardo, que está com 21 anos e tem no currículo o título paulista júnior em 2001, mostrando recuperação total de um acidente gravíssimo, que quase o tirou do esporte. Em 2000, ele foi atropelado quando voltava do surf e teve fraturas no joelho e perfuração no pulmão. "Foi uma fase dura, mas consegui voltar muito bem", lembrou o atleta, revelado na Escolinha Municipal de Ubatuba, do professor Alberto Jacob.

Na semifinal ele enfrentará Jaime Pereira, de Itanhaém, vice-campeão da etapa de abertura e com grandes chances de sair de Guarujá como o novo líder do ranking; Júnior Faria, atual campeão paulista júnior e mirim, que tem a vantagem de surfar em casa e também aparece com possibilidades de liderar o campeonato; e ainda o seu conterrâneo João Santana. Na outra semi estarão Ricardo Silva (outro destaque do dia) e Mike Richard, ambos atletas locais; Anderson Robert, de Praia Grande; e Missilvano Alves, de Bertioga, o mais experiente dos oito finalistas.

Na disputa feminina, Jahia, que venceu a etapa inicial, mostrou que é forte candidata ao título estadual. Irmã mais velha de Hizunomê Bettero, surfista profissional do Super Surf, a atleta de 20 anos briga pela conquista para tentar aumentar a família na elite nacional. "Espero surfar bem na final. O título paulista é muito importante na carreira de qualquer surfista", afirmou Jahia, que é filha de hippies tem o nome de origem indiana, significando "Todas as glórias".

Na semifinal, a líder terá pela frente sua colega de treinos em Ubatuba, Luana Coutinho, que foi vice na 1ª etapa, e as guarujaenses Fabiana Sandes e Geórgia Paschoal, uma das surfistas mais novas da competição, com apenas 13 anos. Na outra disputa para definir as finalistas estarão Kátia Moura, de Praia Grande; Silvia Nabuco, de Guarujá; Rose Santana, de São Vicente; e Gisele Garcia, de Santos.

RICARDO TOLEDO PERDE NA OPEN, MAS CONTINUA EM OUTRAS DUAS CATEGORIAS - Vale destacar que o vencedor da open na disputa de abertura, o experiente Ricardo Toledo, de Ubatuba, acabou derrotado na 2ª fase, terminando em 17º lugar. O bicampeão brasileiro de 1991 e 95, que está retornando às competições, ainda continua no evento, competindo em outras duas categorias, a longboard (pranchões) e a master, onde é um dos novatos e terá pela frente várias lendas do surf nacional, como Almir Salazar e os irmãos Matos, Neno, Paulinho e Amaro.

Quem também deveria ser atração era Picuruta Salazar, mas ele não competiu, porque no domingo estará viajando para o México, para um campeonato especial de longboard, reunindo 15 campeões mundiais. Mesmo assim, ele fez questão de prestigiar o evento, no sábado, torcendo pelo seu filho, Leco e seu irmão, Almir. "A Okdok está de parabéns. É uma empresa que está mostrando feeling, investindo no surf e ajudando o esporte a evoluir", comentou.

Outra atração da competição é a disputa por cidades, um ranking criado pela Federação Paulista de Surf para dar mais emoção e incentivar o trabalho de base feitos em cada município. São somados os resultados dos melhores atletas de cada equipe. Ubatuba saiu na frente no Okdok Paulista, deixando a arqui-rival Guarujá, em 2º lugar. Na soma dos dois circuitos, contando com o Hang Loose Surf Attack, que congrega as categorias júnior, mirim, iniciantes, estreantes e mirim, a briga é acirrada, com os ubatubenses em 1º lugar, com 2.900, com uma diferença de apenas 100 pontos para os guarujaenses. São Sebastião ficou em 3º lugar nas três disputas e soma 2.430.

Os melhores surfistas da etapa em cada categoria ganharão cadernetas de poupança. No total, são R$ 4.500,00 por disputa. Há, ainda, pranchas, kits, troféus e medalhas. O Circuito Paulista de Surf Amador Okdok tem o patrocínio de Brisbane - Têxtil Santa Inês e Sticle Malhas. Co-patrocínio: Sthill, Hot Water, Tent Beach, Quiver, KYW, Styllos, SP Surf e Rip Wave. Colaboração: Prefeituras de Santos e de Guarujá. Organização da Federação Paulista de Surf.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "SURFE"Índice das publicações sobre "SURFE"
02/06/2017 - 08h50 Surfista se prepara para competições nacionais
26/11/2015 - 12h09 Maresias recebe o VII Black BeltChallenge de Surf
12/11/2015 - 10h04 Pâmella Mel estreia no Circuito Brasileiro
08/02/2014 - 07h12 3ª etapa do Encontro Paulista de Escolas de Surf
29/01/2014 - 10h02 Pâmella Mel, 8, uma surfista prodígio
12/01/2014 - 10h01 2ª etapa do Encontro Paulista de Escolas de Surf
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.