11/09/2025  06h49
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Ubatuba
20/07/2007 - 18h14
Notícias da Prefeitura de Ubatuba
AICS - PMEBU
 


• Vacinação anti-rábica tem início neste sábado, dia 21, em Ubatuba

A Campanha Anual de Vacinação Anti-Rábica Animal começa neste sábado, 21, com postos fixos e volantes. A imunização, promovida pela Prefeitura de Ubatuba, por meio da Superintendência de Proteção à Saúde, acontecerá em toda a extensão do município, até o próximo dia 18 de agosto.

Devem ser vacinados cães e gatos, a partir dos três meses de idade. A equipe de vacinação orienta que os animais sejam conduzidos aos postos com coleira, guia e acompanhados por adulto. No caso de raças consideradas agressivas, é obrigatório o uso de focinheira.


• Unidade Móvel de Esterilização chega à região central

Após percorrer diversos bairros da região sul e norte, a Unidade Móvel de Esterilização de Cães e Gatos chega à região central, onde ficará de 30 de julho a 24 de agosto. O trailer ficará abrigado na Sede da Polícia Ambiental. Os cadastros das famílias interessadas podem ser feitos no prédio da Secretaria Municipal de Saúde, no setor da Vigilância Sanitária, de 23 a 27 de julho, das 14 as 17h30. Pessoas de todos os bairros da região central podem se cadastrar.

A preferência é para famílias que têm menos possibilidade de fazer a cirurgia de forma particular. No ato do agendamento, o proprietário do animal deve preencher um cadastro e assinar uma autorização, juntamente com um termo de responsabilidade, tendo em vista que todo procedimento cirúrgico acarreta riscos. A pessoa que for realizar o cadastro deve ser maior de idade e levar CPF e RG.

Assumindo a responsabilidade

A Prefeitura de Ubatuba faz apenas um apelo para que as pessoas se cadastrarem, que compareçam efetivamente com seus animais, nos dias e horários marcados. Segundo a veterinária responsável, Claudia Ferraz, isso aconteceu bastante nos outros bairros. “Infelizmente, algumas pessoas não deram valor e não compareceram, perdendo o benefício e prejudicando outras famílias que gostariam de ser atendidas de imediato. As pessoas que se cadastram devem ter consciência que foi com grande esforço que conseguimos proporcionar este serviço às comunidades e essa oportunidade deve ser levada a sério.”

Vantagens da castração

As vantagens de se castrar o animal, segundo a veterinária Cláudia Ferraz, são muitas. “As cadelas não têm crias indesejadas e isso acarreta na diminuição de abandono de filhotes. Conseqüentemente, os maus tratos diminuem, assim como as doenças transmitidas para seres humanos e outros animais, os acidentes de trânsito e mordeduras. O animal fica dócil, mas continua defendendo seu território. Os gatos ficam mais caseiros, evitando assim, brigas e envenenamentos.”

Critérios a serem observados

A esterilização dos animais de estimação deve seguir uma série de critérios, com o objetivo de minimizar os riscos. Para serem castrados, os animais devem ter a idade entre 6 meses e 8 anos. As fêmeas não podem estar no período entre 30 dias antes ou 30 dias depois do cio. Animais com filhotes só podem fazer a cirurgia dois meses após o parto. Fêmeas prenhas, animais com corrimento, feridas nas genitálias ou sangramentos não podem ser castrados.

Cuidados antes e após a cirurgia

Os animais devem ser submetidos a jejum de líquidos e alimentos 12 horas antes da cirurgia. Ele também deve estar vermifugado e vacinado, pois o procedimento cirúrgico tende a baixar sua imunidade. Pede-se que o proprietário dê banho no animal um dia antes. Durante o pós-operatório, que dura cerca de dez dias, é preciso observar e seguir rigorosamente as orientações do veterinário, principalmente em relação aos horários de remédios. De preferência deixar o animal confinado, para evitar que ele faça esforços.


• Prossegue neste final de semana o 30º Circuito Ubatuba de Surf

Teve início nesta sexta-feira, 20, a trigésima edição do Circuito Municipal de Ubatuba 2007, que segue até domingo, 22, na Praia Grande. O evento conta com a participação de mais de150 atletas, neste que é o maior circuito municipal do país. Entre os atletas, surfistas de renome, como Paulo Motta, Edgar Bischof, Ricardo Toledo, Isaias Silva, Odirlei Coutinho e o campeão de 2006, Diego Santos.

As disputa acontecem em 15 categorias: Profissional, Open, Junior, Mirim, Iniciante, Estreante, Petit, Feminino Profissional, Feminino Open, Feminino Iniciante, Longboard Open, Longboard Master, Master, Grand Master e Long Veteranos.

O 30º Circuito Ubatuba de Surf é uma realização da Associação Ubatuba de Surf (AUS), Prefeitura Municipal de Ubatuba, com os patrocínios de Long Island, Marmot e Pico do Surf: Co-Patrocinio: Maraberto, UbatubaSurfCam e Itamambuca Eco Resort; Apoio: SuperFibra, Zecão, Rest. Perequim, Up Drop Wax, Craft Fin, Motta SurfShop, Beach Company, Sorvetes Rochinha, Wave Star SurfB, Modena Fiat, Adriano Art, Associação Comercial e Industrial de Ubatuba, Associação Sócioambiental Somos Ubatuba, Guarda Municipal, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros; Divulgação: Radio BeiraMar FM e SuperSession; Supervisão: Federação Paulista de Surf.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "UBATUBA"Índice das publicações sobre "UBATUBA"
30/12/2022 - 05h40 Biblioteca de Ubatuba reabre em janeiro
29/12/2022 - 06h34 3ª etapa do Circuito Filipe Toledo Kids On Fire
28/12/2022 - 06h42 Assistência Social divulga campanha em Ubatuba
27/12/2022 - 07h39 E nas areias de Ubatuba... (CDXLIX)
27/12/2022 - 07h37 Inscrições para estágio na Prefeitura de Ubatuba
26/12/2022 - 07h47 IPTU 2023 em Ubatuba
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.