11/09/2025  06h47
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Economia e Negócios
21/07/2007 - 11h28
Condições de crédito no financiamento imobiliário
Inaiá Correia
 

Um dos primeiros passos para quem pretende comprar um imóvel é verificar seu potencial de crédito, ou seja, o valor que será possível financiar. Para determinar este valor, os bancos utilizam como principal critério a renda dos compradores. Com base na renda é calculado o valor máximo da prestação e o total de financiamento que o cliente pode assumir. Por isso todos os bancos fazem uma análise do rendimento familiar dos compradores.

Mas, ao contrário do que muitos imaginam, não é necessário ser assalariado para obter financiamento. Hoje, buscando acelerar o trâmite da compra de um imóvel, alguns agentes financeiros se tornaram mais flexíveis e passaram a oferecer maiores possibilidades de liberar o crédito e diminuir a burocracia.

Profissionais autônomos e empresários contam com critérios diferenciados conforme o agente financeiro, que oferecem como alternativa à apresentação de holerites, opções como Declaração de I. R., extrato bancário e outros documentos que comprovem rentabilidade estável.

Embora a renda seja a principal referência para os bancos, existem outros fatores que influenciam na liberação do crédito:

a) Estabilidade financeira – Empresários devem demonstrar solidez na sua empresa e provar que não tenha grandes variações de receita. No caso de autônomos, será verificado se os ganhos mensais são constantes. Para assalariados, o tempo de permanência no emprego também conta na hora de pedir liberação de crédito. O banco analisa o tempo de serviço, que costuma ser de, no mínimo, seis meses, dependendo do banco.

b) Quantidade de bens que a pessoa possui – Se a pessoa já possui um imóvel ou um carro, tem maior chance de receber a liberação do crédito em um valor maior. Isto porque o agente financeiro analisa a estabilidade financeira.

c) Cargo profissional – O tipo de emprego da pessoa também será analisado. Categorias mais estáveis, como servidores públicos, por exemplo, tem mais facilidade de conseguir a liberação do crédito.

d) Coerência entre atividade profissional e rendimento declarado – Ter a declaração do imposto de renda coerente com seu ganho mensal facilita a aprovação do financiamento, por isso, o ideal é manter-se sempre em ordem com a receita federal.

e) Comprometimento financeiro – Se você tem parte da renda comprometida com mensalidades escolares, ou financiamentos pendentes como empréstimos, automóveis, cheque especial etc., o banco vai considerar estes valores para determinar as parcelas do imóvel. Além disso, é feita consulta ao SPC e ao SERASA, para verificar se o cliente tem restrições de crédito.

Para facilitar a negociação com o banco e o trâmite de documentação, existem empresas de assessoria imobiliária que auxiliam seus clientes a obter a liberação de crédito de forma mais rápida com melhor valor de financiamento.

Os critérios variam muito de acordo com os agentes financeiros, além disso, dentro de um mesmo banco, cada comprador também será analisado individualmente, de acordo com suas características específicas.

Por isso, quem está planejando a compra do imóvel deve buscar informações para obter as melhores condições de financiamento e ter o seu potencial de crédito corretamente avaliado.


Nota do Editor: Inaiá Correia, Departamento de Marketing da Tibério Construções e Incorporações S.A. (www.tiberio.com.br).

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "ECONOMIA E NEGÓCIOS"Índice das publicações sobre "ECONOMIA E NEGÓCIOS"
30/12/2022 - 05h36 Para crescer é preciso investir
27/12/2022 - 07h35 Crise e escuridão
20/12/2022 - 06h18 A inovação que o Brasil precisa
11/12/2022 - 05h50 Como funciona o treinamento de franqueados?
06/12/2022 - 05h49 Aplicações financeiras
05/12/2022 - 05h54 Cresce procura por veículos elétricos no Brasil
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.