14/09/2025  17h13
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Surfe
04/08/2004 - 11h27
Atletas de São Vicente recebem apoios
Wanessa Alves
 
A Prefeitura da Cidade e a loja Restless ajudam os surfistas, através da Associação de Surf, com as despesas das viagens.
 
Marcos André Araújo 
  Luciano Batista com a equipe da ASVS - Associação São Vicente de Surf.

A Prefeitura Municipal de São Vicente (PMSV), através da Supervisão de Esportes, vem contribuindo com a Associação São Vicente de Surf (ASVS) para que novos talentos da Cidade participem das principais etapas do circuito Paulista de Surf Amador. A equipe vicentina é formada por 29 atletas, que competem nas categorias Petit, Estreante, Iniciante, Mirim, Junior, Open, Feminino, Longboard e Master.

Nos campeonatos, os surfistas têm todas as despesas patrocinadas. As inscrições e o transporte são pagos pela prefeitura, através de um apoio firmado com o presidente da Câmara Municipal, Luciano Batista. As estadias e as alimentações ficam por conta da loja Restless. "Eu vejo um futuro promissor para a garotada no surf. Qualquer ajuda que eles recebem é importante", declara Batista.

Com a ajuda do preparador físico e professor da escola de surf da ASVS, Luciano Toop, os atletas treinam todas as terças-feiras. Desde o início do ano, a equipe conta com um chefe, Odin Lima, que é vice-presidente da ASVS. Ele cuida e organiza junto com a Supervisão de Esportes de todos os detalhes ao que se refere às competições.

Este trabalho desenvolvido pela associação em parceria com a PMSV é inédito na Cidade e a equipe já tem alcançado bons resultados. Após a terceira etapa do circuito paulista, a equipe de São Vicente está em quarto lugar no ranking, atrás somente de Ubatuba, Guarujá e apenas dezoito pontos a menos que São Sebastião.

Individualmente, os resultados também estão surtindo efeito. Os atletas Victor Juns e Diego Meinha estão ranqueados e fazem parte da equipe paulista no circuito brasileiro, participando das etapas de Maceió e Rio de Janeiro. Como conseqüência de um bom trabalho, os garotos conseguiram mais um patrocínio, agora com a Natural Art.

"Isso é mais uma prova de que quando um atleta competidor conta com o amparo e suporte de uma entidade ligada ao esporte, dos órgãos públicos, de pessoas responsáveis e profissionais trabalhando em prol do esporte na cidade, acabam-se as barreiras e as dificuldades são menores", disse Odin.

Incentivando o esporte - O presidente da Câmara de São Vicente, Luciano Batista, recebeu em seu gabinete, no último dia 26, o chefe de equipe, Odin Lima, Lazaro Zeferino e os surfistas Antony da Silva (Iniciante), Victor Juns (Junior), Hendrico Schneider (Iniciante), Rafael "Popó" (Junior) e Vinicius "Bico" Batista (Open), Leandro Alexandre (Longboard) e Jéssica Marques (Feminino e Estreante), que levaram alguns dos seus troféus.

O vereador contou que na década de 70 foi surfista, mostrando de onde partiu a ligação com o esporte. A família Batista já é bastante conhecida do pessoal do surf vicentino. O shaper e surfista Luiz Bocão representou a Cidade nas antigas e agora é a vez dos filhos Vinicius e Rafael, atuais campeões vicentino.

"A primeira prancha que o meu irmão fez foi para mim. Comecei a surfar com ele em 1975 em Itaquitanduva, e às vezes, também no Itararé. Mas o meu esporte número um era o futebol", conta. "Às vezes eu ia surfar, mas acabava deixando a prancha na areia para jogar bola no Posto 2, em Santos".

Em 1979, ele largou o surf para se dedicar ao futebol. "Fui jogar no Santos Futebol Clube e fiquei até 1982. Apesar de não surfar mais, sempre acompanhava todos os campeonatos que o meu irmão participava". Anos depois, Luciano virou técnico de futebol de salão. Em seus times passaram grandes talentos da atualidade, como o jogador do SFC e seleção brasileira, Robson de Souza, o Robinho.

Mesmo depois de ter parado de surfar, Batista continuou ao lado do surf. "Sempre tive essa vontade de ajudar o surf, porque era um esporte extremamente discriminado. A sociedade tem que ver que em todos os esportes existem pessoas boas e ruins".

Luciano, que é vereador de São Vicente desde 2001, começou a colaborar com a ASVS por conta própria. "Depois que fui eleito, mesmo sem ter nem um vínculo eleitoral, comecei a trabalhar para ajudar. Achava legal o trabalho que a associação fazia, mas que eles precisavam de colaboração, devido à grandiosidade que é o surf em São Vicente", comenta.

Depois da criação do departamento de Esportes, em maio deste ano, foi a vez da inauguração do Núcleo de Esportes Radicais. "O departamento de esporte foi o primeiro passo não só para o surf, mas como para o skate, bodyboard, asa delta, e outros".

"Começamos a trabalhar nesse campo pra ajudar a molecada, com isso conseguimos aproximar a prefeitura, que hoje apóia para que eles participem de campeonatos, também ajudando com troféus, medalhas, palanque e som", fala Luciano sobre o convênio da ASVS com a PMSV.

Hoje, no Núcleo de Esportes Radicais, em parceria com a Prefeitura de São Vicente, funciona a Escola da Associação de Surf de São Vicente. Ela, que anteriormente era chamada de Kalunga, já existe há mais de dois anos. Atualmente são mais de 120 alunos matriculados, sendo 70% desse público é do sexo feminino.

"A intenção é continuar em 2005 e evoluir não só o surf na Cidade, mas também o bodyboard, skate e futebol", diz. "É claro que o surf é mais cruel que o futebol. Aqui no Brasil conta-se nos dedos quem já consegue um grande patrocínio. Acho que eles deveriam pegar alguns surfistas Junior ou Mirim e adotar o atleta", sugere Luciano, referindo-se a projetos de responsabilidade social.

Luciano Batista (PSB) foi eleito presidente da Câmara Municipal de São Vicente em 2001, primeiro ano da sua gestão no Legislativo e foi reeleito durante os quatro anos de mandato, um fato inédito na Câmara.

"Nunca nem um governante foi eleito por unanimidade e muito menos reeleito, quebrei esses dois tabus. Existe uma lenda, que nem um vereador que foi presidente da Câmara conseguiu se reeleger. Esse é mais um pra eu quebrar e tomará que eu consiga", planeja o candidato a vereador.

Batista também é um dos apoiadores do Circuito Restless - S.P. Foam de Surf Vicentino, que terá segunda etapa entre os dias 7 e 8 de agosto, na praia do Itararé, São Vicente.

As inscrições para as categorias em jogo - Open, Estreante, Iniciante, Mirim, Junior, Feminino, Pré-Master e Longboard, já podem ser feitas pelo valor de R$ 35,00 nas lojas Surf Total, na praia do Itararé ou na Ruthells, na Rua Frei Gaspar, em São Vicente.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "SURFE"Índice das publicações sobre "SURFE"
02/06/2017 - 08h50 Surfista se prepara para competições nacionais
26/11/2015 - 12h09 Maresias recebe o VII Black BeltChallenge de Surf
12/11/2015 - 10h04 Pâmella Mel estreia no Circuito Brasileiro
08/02/2014 - 07h12 3ª etapa do Encontro Paulista de Escolas de Surf
29/01/2014 - 10h02 Pâmella Mel, 8, uma surfista prodígio
12/01/2014 - 10h01 2ª etapa do Encontro Paulista de Escolas de Surf
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.