11/09/2025  01h02
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Geral
11/08/2007 - 15h34
Dia dos Pais: Evite as compras de última hora!
Fabrício Andrade
 

Há um ditado popular que diz que brasileiro deixa tudo para a última hora! Uma questão que pode ser vista sempre no nosso cotidiano!

Com a aproximação do Dia dos Pais que será comemorado neste domingo (12), é comum encontrarmos lojas da área central da cidade e os shoppings cada vez mais lotados, "é a prova de que de fato, o brasileiro deixa tudo mesmo para a última hora!", diz o consultor financeiro, especialista em economia doméstica e direitos do consumidor, Cláudio Boriola.

De acordo com o especialista, comprar as vésperas das datas comemorativas não é uma boa opção. "Corre-corre, falta de opções, compras desnecessárias! O consumidor que opta por fazer suas compras quase no último dia, não encontra tudo o que precisa, aí, acaba levando algo sem necessidade! Isso, sem falar dos preços, pois, deixar para última hora não dá tempo de pesquisar e muito menos pechinchar", comenta Boriola.

Segundo o consultor, comprar algo por impulso só porque apresenta um bom preço também não é vantajoso, pois a mercadoria pode não ser útil para seu pai. "Só compensa se o produto comprado for usado, caso contrário é muito caro; pense quantas peças seu pai tem em casa sem uso", alerta.

Para Boriola, a boa opção é planejar as compras e realizá-las com antecedência. "Faça um levantamento de preços para ver se não é uma propaganda enganosa; compare os preços com os valores cobrados normalmente em outras lojas para produtos de qualidade similar; veja se realmente compensa determinadas promoções que oferecem grandes ’vantagens’ e até mesmo brindes. Mesmo quando o preço é atraente, é preciso cuidado para não estourar o orçamento com gastos desnecessários", recomenda.

Para obter vantagens na hora das compras, o especialista dá algumas dicas:

1. Pesquise - Nunca deixe de pesquisar preços do produto em diversas lojas concorrentes; eventualmente, você irá achar uma loja com um valor mais barato.

2. Pechinche - Sempre que for adquirir algo, negocie o preço, pechinche. "Mesmo que achar barato".

3. Lançamentos - Não compre produtos recentemente lançados no mercado. Corre-se o risco de pagar caro. Procure comprar o produto na época de oferta maior. A redução do preço pode chegar a até 50%.

4. Desatualizados - Produtos que irão sair de linha também não são uma boa opção de compra. Um carro, por exemplo, no momento em que for vender, terá uma redução significativa do valor.

5. Não tenha vergonha - O máximo que o lojista vai dizer é um NÃO, portanto, não tenha vergonha, estabeleça como meta a pechincha. "A loja só dá desconto se o cliente pedir".

6. Supermercados - Mercados de grande rede são mais difíceis de negociar. A política é trabalhar com tabela de preços. "Mas isso não quer dizer que não aceitem negociação".

7. Metas - Tenha metas. Tente sempre responder à pergunta: qual o máximo que você quer (pode) pagar? Use a pesquisa de preços para saber.

8. Conhecimento - Conheça bem o produto que deseja comprar para poder argumentar com o vendedor e rejeitar acessórios ou extras de que você não precisa.

9. Humildade - Ao conversar com o vendedor, não seja prepotente, mostrando de forma arrogante que você conhece tudo sobre o produto. Mostre humildade e pergunte.

10. Entusiasmo - Não demonstre entusiasmo sobre a possibilidade de comprar; mantenha o silêncio e ouça mais do que fale. É necessário exercitar os seus dotes de ator ou atriz nessas horas.

11. Parcele - Pagar à vista é a melhor forma, assim evita-se os juros absurdos, mas em casos onde produtos de valor maior podem ser comprados a prazo, na hora de pesquisar, o importante não é saber os preços à vista, mas sim a prazo. Certas vezes, o preço total a prazo pode valer mais a pena na loja em que o produto à vista é mais caro; depende dos juros cobrados.

12. Atitude - Seja ousado no fechamento do negócio: tome atitudes diretas, saque o talão de cheques e, na hora de preencher, peça um último desconto ou brinde. O vendedor provavelmente não vai querer perder um negócio quase fechado por isso.

"Aplicando todas estas regras você sua família certamente nunca mais serão os mesmos e poderão viver uma vida tranqüila longe de sofrimentos financeiros", ensina Boriola.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "GERAL"Índice das publicações sobre "GERAL"
31/12/2022 - 07h26 Aviso da revista eletrônica O Guaruçá
26/12/2022 - 07h43 Pais são obrigados a vacinar crianças?
25/12/2022 - 06h43 Então é Natal! E o que você fez?
16/12/2022 - 05h31 Poupatempo Digital oferece serviços da Jucesp
02/12/2022 - 06h43 Museu do Ipiranga prorroga gratuidade de ingressos
28/11/2022 - 06h19 Seguro é planejamento
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.