09/09/2025  16h42
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Surfe
23/08/2007 - 09h10
Abertura do Natural Art Santos de Surf 2007
Fábio Maradei
 
Magno Pacheco fatura a pro-am na abertura do Natural Art Santos de Surf no Quebra-Mar

Atual líder dos circuitos paulistas open e júnior, o guarujaense Magno Pacheco confirmou a boa fase com a vitória na categoria pro-am da abertura do Natural Art Santos de Surf, nesta quarta-feira (dia 22), nas ondas do Quebra-Mar, na Praia do José Menino. Numa final contra três profissionais, o surfista de 18 anos "bateu" o campeão mundial júnior de 2005, Jefferson Silva, de Bertioga, o santista Giovanni Ferrante e o também guarujaense e o mais experiente na final, Eric Miyakawa. Com o resultado, Tim, como é conhecido, faturou R$ 1,5 mil, dos R$ 5 mil de premiação à categoria.

Junto com a pro-am, o Natural Art Santos de Surf contou com mais sete disputas, três delas vencidas por atletas locais. Matheus Salazar, caçula de Picuruta, foi o melhor na iniciantes (até 14 anos); Adriano Teco faturou a longboard (pranchões); enquanto que Alexandre Boca levou na master (35 anos para cima), na conquista mais comemorada pela galera do Quebra-Mar.

Outros três surfistas de Praia Grande festejaram vitórias: Alex Ribeiro, na júnior (até 18 anos), Luan Felipe, na mirim (no máximo 16 anos) e Jaqueline Diniz, na feminina. René Oliveira, que é de São Sebastião, mas estuda em Santos, garantiu o primeiro lugar na universitários e, de quebra, teve o melhor desempenho no mar, com uma nota 10 unânime e a maior somatória do evento, com 18,75 pontos de 20 possíveis.

No total, foram 128 competidores, numa etapa com ondas boas (na terça-feira, chegando a 1,5 metro) e um público significativo acompanhando as baterias, mesmo com o frio. Os atletas aguardaram 20 dias até que um swell (ondulação) consistente garantisse dois dias de evento com condições.

FINAIS - A primeira final do dia foi a mirim. Luan Felipe foi superior toda a bateria, deixando Matheus Salazar em segundo lugar, Bruno Souza em terceiro e Lucas Dantas, de Praia Grande, em quarto. "Vou me filiar e correr todas as etapas. Foi a primeira vez que competi no Quebra-Mar e gostei muito", disse o atleta de 15 anos.

Na final feminina, Jaqueline Diniz, que já figurou no Super Surf, não foi ameaçada em momento algum. Abriu a disputa com uma nota 7 e manteve uma boa vantagem. A revelação Aline Vieira, de Guarujá, ficou com o vice, seguida de Rúbia Gonçalves, de Praia Grande, e Rose Santana, de São Vicente. Aos 26 anos de idade, Jaqueline está retornando às competições, depois de ter parado em 2004. "Essa vitória foi uma grande motivação. Estou treinando com o Rogério Melo e pretendo voltar a competir na profissional", revelou.

A final júnior foi a mais disputada e emocionante da etapa. Os quatro atletas disputaram até o último minuto a vitória e foi exatamente nessa situação que Alex Ribeiro levou a melhor, sobre três guarujaenses: Emerson Silva, Caio Ibelli e Marcelo Santos. Todos garantiram boas notas e vinham com chance.

Alex abriu com um 7,25 e depois foi ultrapassado pelos rivais e apenas no minuto decisivo pegou uma boa esquerda, dando uma batida forte para garantir 8,25 e assegurar a vitória, na busca pelo bicampeonato do Circuito. "Abri bem e depois tive a tranqüilidade de esperar. Não veio a direita, que é a onda potencial aqui, mas consegui uma esquerda e aproveitei", comentou o atleta de 18 anos.

Na seqüência, foi a vez dos universitários no mar. Depois de uma semifinal excelente, quando conseguiu a melhor atuação do evento, Rene Oliveira (Unimonte) manteve o ritmo, abrindo com uma nota 8 e depois ratificou a vitória com um 6,65. João Gabriel (Esamc) foi o vice, Pedro Oliveira (Unisantana), o terceiro, e o vicentino Popó Batista (Unimonte), o quarto. "Consegui uma onda boa e fiquei na escolha, administrando", frisou Rene, que garantiu a melhor nota do evento, na semi, com duas batidas muito fortes de back side na parte crítica da onda, levando 10 unânime dos juízes.

Na decisão iniciantes, Matheus Salazar e Caio Ibelli voltaram ao mar para a segunda final do dia. Quem se saiu melhor foi Matheus, que tirou um 6,75 e depois um 7, abrindo dianteira. Caio terminou em segundo lugar, com Deivid Silva, de Guarujá, em terceiro, e Francisco Paes, em quarto.

"Consegui uma onda boa, fiz certinho, para vencer e sair na frente no ranking", comentou o vencedor, garantindo o sobrenome mais famoso do surf santista no lugar mais alto do pódio. "Fiquei feliz, porque é uma grande responsabilidade ser filho do Picuruta. Para mim, ele é tudo. Se não fosse ele, não conseguiria ser surfista", afirmou.

PRANCHÕES - Na longboard, Augusto Martins saiu na frente com um 7,5, mas depois Adriano Teco virou o resultado com uma onda de outside e um bico, que valeu 7,75. Na seqüência, garantiu uma nota 5,10. Nos segundos finais, Augusto desenvolveu bem numa longa direita e chegou muito perto da vitória. Precisava de 5,36 e tirou 5,10.

"Foi por pouco", desabafou Teco. "Demorei sete minutos para pegar a minha primeira onda, mas fiz um bico legal e garanti a nota para vencer", afirmou Teco. Wagner Ramos, o Jacaré, de São Vicente, ficou em terceiro lugar e Rafael Sobral garantiu a quarta posição.

A penúltima final do evento foi a pro-am. Depois de passar "raspando" na semifinal, numa disputa acirrada contra o ex-WCT, Renato Wanderlei (os dois terminaram empatados), Magno contou com a sorte na decisão. Para vencer, garantiu uma nota 7,5, numa onda, que segundo ele, não seria tão potencial. Depois, o mar deu uma calmaria, dificultando a reação dos rivais.

No final, Jefferson Silva, que já tinha tirado uma nota 10 na parte da manhã, garantiu uma boa onda. Precisava de 8,5, mas ganhou dos juizes 7,5, deixando a diferença para o campeão de apenas um ponto - 13,0 a 12,0. Giovanni Ferrante, lamentando não achar boas ondas, ficou em terceiro e Eric completou o pódio.

"Estou muito feliz. Foi emocionante. Eram três profissionais e só eu de amador. Eu estava na correnteza e arrisquei numa onda, fui para o tudo ou nada e deu certo. Foi na sorte", contou o vencedor, que está com 18 anos de idade e é líder nos paulistas open e júnior e também no Guarujaense. "Estou numa boa fase e agora quero ir bem no Paulista, que será em casa, e depois vou para o Peru, disputar o Pro Júnior, para tentar vaga no Mundial da Austrália. Estou me preparando para a carreira profissional", destacou o surfista.

FESTA NA GALERA - A master foi a última decisão da etapa inicial do Natural Art e a mais festejada, com a vitória de um dos surfistas mais conhecidos e queridos do Quebra-Mar. Numa disputa forte com Paulo Kid, um dos destaques do primeiro dia do evento, ele virou o resultado somente no minuto final, garantindo o primeiro lugar por meio ponto. João Molina ficou em terceiro lugar e Marcelo Barbosa, de Itanhaém, ficou em quarto.

"Nada como conhecer o pico. Sou local aqui e me aproveitei disso. Quero agradecer aos meus patrocinadores, a SurfStore, a Silver Surf, que vieram me prestigiar e a toda a galera que torceu muito por mim e fez uma grande festa. É muito bom vencer no Quebra-Mar", vibrou o atleta de 36 anos.

No total, o Natural Art Santos de Surf terá três etapas, todas no Quebra-Mar e com período de espera pelas melhores condições de onda. A próxima disputa tem a "janela" aberta a partir do dia 1º de outubro. "Tivemos uma etapa perfeita, com um alto nível técnico e uma equipe muito profissional na retaguarda. Acho que isso é o segredo do sucesso", comentou o diretor técnico, Herbert Passos Neto.

O Natural Art Pro-Am Santos de Surf 2007 é uma realização da Associação Santos de Surf, com o patrocínio da Natural Art e o apoio da Sthill, Hot Water e Hawaii Surf Point. Apoio da Prefeitura Municipal de Santos, Alma Surf, FMA Notícias, Governo do Estado de São Paulo e Vi Fiberglass, com a colaboração de Ripwave, Seven Seas, Go Surfing, Emerson Cortez, New Advance, Surf!?, Jorge Dornelas e Zampol. Supervisão da Federação Paulista de Surf.

Resultados da etapa

CATEGORIA PRO-AM
1 Magno Pacheco (Guarujá)
2 Jefferson Silva (Bertioga)
3 Giovanni Ferrante
4 Eric Miyakawa (Guarujá)

CATEGORIA LONGBOARD
1 Adriano Teco
2 Augusto Martins
3 Wagner Ramos (São Vicente)
4 Rafael Sobral

CATEGORIA MASTER
1 Alexandre Boca
2 Paulo Kid (Guarujá)
3 João Molina
4 Marcelo Barbosa (Itanhaém)

CATEGORIA JÚNIOR
1 Alex Ribeiro (Praia Grande)
2 Emerson Silva (Guarujá)
3 Caio Ibelli (Guarujá)
4 Marcelo Santos (Guarujá)

CATEGORIA MIRIM
1 Luan Felipe (Praia Grande)
2 Matheus Salazar
3 Bruno Souza
4 Lucas Dantas (Praia Grande)

CATEGORIA INICIANTES
1 Matheus Salazar
2 Caio Ibelli (Guarujá)
3 Deivid Silva (Guarujá)
4 Francisco Paes

CATEGORIA FEMININA
1 Jaqueline Diniz (Praia Grande)
2 Aline Vieira (Guarujá)
3 Rúbia Gonçalves (Praia Grande)
4 Rose Santana (São Vicente)

CATEGORIA UNIVERSITÁRIOS
1 Rene Oliveira (São Sebastião) - Unimonte
2 João Gabriel - Esamc
3 Pedro Oliveira - Unisantana
4 Popó Batista - Unimonte

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "SURFE"Índice das publicações sobre "SURFE"
02/06/2017 - 08h50 Surfista se prepara para competições nacionais
26/11/2015 - 12h09 Maresias recebe o VII Black BeltChallenge de Surf
12/11/2015 - 10h04 Pâmella Mel estreia no Circuito Brasileiro
08/02/2014 - 07h12 3ª etapa do Encontro Paulista de Escolas de Surf
29/01/2014 - 10h02 Pâmella Mel, 8, uma surfista prodígio
12/01/2014 - 10h01 2ª etapa do Encontro Paulista de Escolas de Surf
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.