10/09/2025  22h10
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Região
03/09/2007 - 17h16
Resgatando e reabilitando animais marinhos
Instituto Argonauta e Aquário de Ubatuba
 
Aquário de Ubatuba e Instituto Argonauta resgatam e reabilitam animais marinhos
Divulgação 

A conservação do ambiente marinho sempre foi um dos principais objetivos perseguidos pelos oceanógrafos que fundaram o Aquário de Ubatuba.

Desde sua inauguração em 1996, a equipe do Aquário de Ubatuba já resgatou e reabilitou centenas de animais marinhos dentre pingüins, lobos, elefantes marinhos e até baleias.

Em 1998, os oceanógrafos diretores do Aquário de Ubatuba decidiram convidar outras pessoas ligadas à conservação do ambiente marinho e fundaram o Instituto Argonauta para a Conservação Costeira e Marinha, organização não governamental que mantida com recursos repassados pelo Aquário de Ubatuba, realiza em parceria com o Aquário o resgate e reabilitação de fauna marinha na região compreendida entre o litoral norte do estado de São Paulo e litoral sul do estado do Rio de Janeiro.

A temporada de 2007 está sendo extremamente intensa, tendo sido registrados até o momento diversos animais dentre os quais um elefante marinho, uma foca leopardo, 2 baleias franca, diversos pingüins (e outras aves) e mais recentemente 2 lobos marinhos e uma lontra.

O trabalho de reabilitação começa quando o público avisa a ocorrência do animal. A partir daí as equipes (compostas por oceanógrafos, veterinários e biólogos) do Aquário de Ubatuba e do Instituto Argonauta são mobilizadas e se dirigem ao local. No local é feita a identificação da espécie e a avaliação das condições ambientais e médico-veterinárias do animal que vão embasar a necessidade ou não de remoção.

Se a avaliação indicar a necessidade de remoção, serão tomadas as providências para o transporte até a quarentena mantida pelo Aquário e pelo Instituto.

Após o período de reabilitação, o animal normalmente é reintroduzido ou pode, dependendo de diversos fatores tais como falta de condições de sobrevivência na natureza ser encaminhado para outra instituição de pesquisa ou conservação.

O IBAMA é parceiro do Aquário de Ubatuba e do Instituto Argonauta nestas questões, acompanhando o destino dos animais reabilitados.

Atualmente, o IBAMA apóia a iniciativa do Instituto e do Aquário de criarem um Centro de Reabilitação e Tratamento de Animais Marinhos - CRETA, a ser construído com apoio de patrocinadores na região de Ubatuba - SP.

O referido Centro dará melhores condições técnicas e logísticas para o trabalho já realizado por ambas instituições.

Qualquer forma de apoio tal como trabalho voluntário, gêneros alimentícios, remédios, combustível, veículos terrestres e aquáticos, equipamentos de comunicação, computadores e outros são de extrema valia para melhoria do trabalho.

E lembre-se:

Quando avistar um animal marinho, não esqueça de entrar em contato através dos telefones (12) 3832-1382/ 3832-7491 e

A natureza agradece!!!

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "REGIÃO"Índice das publicações sobre "REGIÃO"
19/12/2022 - 06h29 Exposição de arte indígena contemporânea em Paraty
11/12/2022 - 05h52 Bloqueio para passagem de cabos na Tamoios
04/12/2022 - 05h27 Tamoios terá bloqueios momentâneos na segunda
26/11/2022 - 07h03 Programação infantil movimenta a Flip em Paraty
24/11/2022 - 06h06 Hoje tem bloqueio momentâneo na Tamoios
13/11/2022 - 05h46 Paraty terá programação gratuita na Pré-FLIP22
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.