10/09/2025  19h30
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Economia e Negócios
17/10/2007 - 12h05
Agora é a hora para planejar e poupar!
 
 

O segundo semestre do ano é o momento para planejar e definir o que se quer conquistar tanto a curto, médio e longo prazos. A afirmação é da consultora de Saúde Financeira Suyen Miranda, que estuda o tema Finanças dentro do aspecto comportamental, de atitude. Segundo a consultora, o volume maior de dinheiro devido ao pagamento do 13º salário mais as facilidades do comércio podem estimular gastos desnecessários se não houver um planejamento adequado. "Há quem acabe se empolgando com o dinheiro a mais, ou mesmo com os bônus de fim de ano e faça ainda mais dívidas, como as compras com cheques pré-datados que começam a ser descontados somente em janeiro de 2008, mês que normalmente acumula tributos a pagar, como o IPVA, material escolar, renovação de matrícula e mesmo o IPTU, entre outras contas", afirma a consultora.

Seria essa a explicação de muita gente pensar em janeiro como o "mês dos bolsos vazios"? Segundo Suyen, certamente que sim. "É natural que após uma fase de grande captação exista uma fase de estagnação, que nesse caso é o pós-natal e ano novo; daí a importância em pensar o planejamento financeiro desde já, antes do período de alto consumo para poder garantir reservas financeiras para o ano que se inicia", explica Suyen, que lembra ser o ano de 2008 ano de eleições. "Em anos eleitorais muitas decisões podem ser postergadas, o que em algumas áreas de negócio impacta em mais demora para novos contratos e renovação de antigos, dado que interfere nas pequenas e médias empresas", reforça a consultora.

E o que fazer concretamente para garantir um ano de 2008 com mais Saúde Financeira? A receita dada por Suyen inicia com o planejamento, "para definir o que se deseja e motivar as próximas ações. Depois destinar uma verba, por menor que seja, para uma poupança visando os momentos de baixa de mercado, quando há mais despesas e as receitas nem sempre acompanham. Para quem já poupa, verificar opções de investimento com maior rentabilidade, mesmo que isso signifique ficar com o dinheiro bloqueado no investimento por um tempo mais longo; se as contas não fecham, procurar os famosos extras de fim de ano para gerar recursos que auxiliem a quitar as dívidas. O décimo terceiro salário pode ser um grande aliado para quitar a dívida do cartão de crédito ou para finalizar um débito pendente. O importante é ter um foco planejado para um futuro mesmo imediato e agir de forma racional com o dinheiro. É possível presentear com criatividade no Natal, sem grandes despesas para que o ano novo seja realmente novo em satisfação financeira", finaliza Suyen Miranda (suyen@personaonline.com.br).

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "ECONOMIA E NEGÓCIOS"Índice das publicações sobre "ECONOMIA E NEGÓCIOS"
30/12/2022 - 05h36 Para crescer é preciso investir
27/12/2022 - 07h35 Crise e escuridão
20/12/2022 - 06h18 A inovação que o Brasil precisa
11/12/2022 - 05h50 Como funciona o treinamento de franqueados?
06/12/2022 - 05h49 Aplicações financeiras
05/12/2022 - 05h54 Cresce procura por veículos elétricos no Brasil
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.