09/09/2025  10h06
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Surfe
04/11/2007 - 13h16
Final do Hang Loose Surf Attack 2007 em Maresias
Fábio Maradei
 

Com o apoio de toda a família na areia e com a vantagem de competir “em casa”, o sebastianense Miguel Pupo “reinou” na final do Hang Loose Surf Attack, o principal campeonato de base do País, neste sábado (dia 3), na Praia de Maresias, em São Sebastião (SP). O competidor de 15 anos venceu as categorias júnior (até 18 anos) e mirim (no máximo 16) e saiu do mar carregado, comemorando o título paulista júnior, o quarto na carreira.

Outro grande talento local, Gabriel Medina, também fez a festa na 4ª e última etapa do ranking, vencendo a iniciantes (limite de 14 anos), para garantir o título e, de quebra, terminou como campeão estadual mirim, já que o número 1 do ranking ficou com o paranaense de Matinhos, Peterson Crisanto, o Urso. Como prêmios, os dois atletas de São Sebastião ganharam passagens para aéreas para Fernando de Noronha, facilitando a participação no WQS Hang Loose Pro, em 2008.

Também ergueram as taças de campeões no Hang Loose Surf Attack, o ubatubense Filipe Toledo, na estreantes (até 12 anos), e o guarujaense Victor Bernardo, na petit (10 anos para baixo). Filipinho sagrou-se bicampeão da categoria e conquistou o quarto título consecutivo (também foi bicampeão na petit). Outro destaque do evento foi Wesley Dantas, de Ubatuba, único a chegar a três finais e vencedor da petit.

Mas sem dúvida, o sábado foi mesmo de Miguel Pupo, que teve orientação em todas as disputas do pai, o experiente Wagner Pupo, top 5 do Super Surf. Primeiro, Valinha, como é conhecido, venceu a mirim e depois deu um show na última bateria do dia, na júnior, mostrando total sintonia com o mar, para garantir 8,25 e 7,5 e somar a melhor média da competição, 15,75 pontos de 20 possíveis.

Seu rival na final e na disputa pelo título foi Alex Ribeiro, de Praia Grande, que também apresentou um surf radical, garantiu uma nota 7. No ranking final, a diferença foi de apenas 10 pontos – 2.810 a 2.800. “O melhor de tudo foi vencer em casa, com a minha família junto. Eu estava bem concentrado e esse era o meu objetivo. Agora é ir para Noronha e pegar altos tubos”, vibrou Miguel, referindo-se ao prêmio especial do circuito.

O novo campeão explicou que entrou relaxado na mirim e guardou forças para a final júnior. “Sabia o que precisava e fiz tudo certo”, comentou ele, que já foi campeão estreantes, iniciantes e mirim. “Só faltava a júnior”, brincou. O apoio da família, em especial do pai, também foi destacado. “É sempre bom ter ele por perto, ainda mais num momento tão importante. Ele sabe muito e me ajuda”, frisou o atleta, que este ano foi campeão de um evento pro-júnior na Virgínia (EUA).

Na mirim, Miguel também venceu a etapa, surfou muito bem, mas quem saiu comemorando mesmo foi Peterson Crisanto. O surfista de 15 anos, afilhado do tricampeão brasileiro profissional, Peterson Rosa, terminou em terceiro lugar na etapa, mas já havia garantindo o título na semifinal. “Essa conquista representa todo o esforço e a minha dedicação. Esse circuito é muito importante para a carreira de qualquer atleta”, comentou o campeão brasileiro iniciantes de 2006.

Ainda nesta categoria, destaque para Nathan Brandi, que retornou às disputas, após duas fraturas seguidas no tornozelo e competiu muito bem, ficando com a segunda posição. Gabriel Medina perdeu na semi, ficou chateado, mas abriu o sorriso ao ser confirmado como campeão estadual e ganhar a passagem.

Antes da mirim, o surfista de 13 anos que mora e treina em Maresias já tinha conquistado o caneco da iniciantes, logo na primeira bateria do dia, ao avançar à final. A festa foi total com a mãe, Simone, os irmãos Felipe e Sofia, e o padrasto, Charles. “Consegui achar as ondas e deu tudo certo. Estava ansioso, mas agora o título é meu”, festejou Gabriel, que ratificou o título, conquistando a terceira vitória no Circuito, mesmo com dores na coxa direita, por uma possível distensão muscular.

Na estreantes, Filipe Toledo foi soberano mais uma vez. Já com o título na mão, ele também garantiu a terceira vitória no ranking e, assim como Miguel Pupo, teve um importante “aliado” na areia, o pai, Ricardo Toledo, bicampeão brasileiro profissional em 91 e 95. “É uma emoção muito grande. Estou muito feliz”, destacou.

“Meu pai ajudou demais. Se ele não estivesse na beira, talvez não tivesse conseguido nada”, elogiou Filipe, já lançando um desafio na família. “Ano que vem vou buscar mais um título, para igualar ao meu irmão e depois quero passar ele”, revelou Filipinho, lembrando o irmão mais velho, Matheus, dono de cinco títulos estaduais no Hang Loose Surf Attack.

Já entre os caçulas do campeonato, a disputa foi novamente acirrada entre Victor Bernardo e Wesley Dantas. O surfista de Ubatuba, irmão de Wiggolly Dantas e Suelen Naraísa, não deu chances na etapa, garantindo a segunda vitória no ranking. Victor surfou tranqüilo, pois sabia que a segunda posição lhe garantiria o caneco. No ranking final, os dois ficaram empatados, mas o atleta de Guarujá levou a melhor, pelo quarto resultado, um segundo lugar contra um terceiro do rival.

“Competi pensando no título. Não quis arriscar, mas o Wesley surfou muito mesmo. Foi bem legal, porque esse título representa muito para qualquer surfista”, disse o atleta de 10 anos. O rival, que também foi vice na estreantes e quarto na iniciantes, manteve a alegria de sempre. “No próximo ano eu volto para ficar com esse título”, afirmou categoricamente, informando não estar cansado. “Eu troquei a pilha. Não canso nunca”, brincou.

A competição, por pouco, não foi adiada, em função das ondas pequenas. Os atletas chegaram a se unir e pedir pela mudança. Após duas horas de espera e a melhora nas condições, as disputas foram iniciadas, proporcionando boas disputas. Mesmo sem vencer na etapa, Caio Ibelli foi outro nome forte, chegando a duas finais, com o vice na iniciantes e o quarto na mirim. Os vencedores da etapa ganharam aparelhos de som mini-system e os campeões paulistas da iniciantes, estreantes e petit levaram aparelhos de som com mp3. Os resultados completos do circuito estarão disponíveis no site www.fpsurf.com.br.

O Hang Loose Surf Attack - 20ª edição do Circuito Paulista de Surf Júnior, Mirim, Iniciante, Estreantes e Petit teve os co-patrocínios de Reef, Central Surf, Star Point, Overboard, Hot Water, Bleat e Sthill. Apresentação de Fluir, com apoios da Formag’s, Rhyno Foam, Waves, Fibratur, Secretaria do Estado da Juventude, Esporte e Lazer. A etapa teve a colaboração da Prefeitura Municipal e Associação de Surf de São Sebastião e Corpo de Bombeiros. Organização da Federação Paulista de Surf.

Ranking final 2007

CATEGORIA JÚNIOR (ATÉ 18 ANOS)
1 Miguel Pupo (São Sebastião) – 2.810
2 Alex Ribeiro (Praia Grande) – 2.800
3 Magno Pacheco (Guarujá) – 2.556
4 Peterson Crisanto (Matinhos/PR) – 1.986

CATEGORIA MIRIM (ATÉ 16 ANOS)
1 Peterson Crisanto (Matinhos/PR) – 2.810
2 Gabriel Medina (São Sebastião) – 2.366
3 Lucas Santos (Ubatuba) – 2.140
4 Miguel Pupo (São Sebastião) – 2.092

CATEGORIA INICIANTES (ATÉ 14 ANOS)
1 Gabriel Medina (São Sebastião) – 3.000
2 Victor Valentim (Ilha do Mel/PR) – 2.556
3 Caio Ibelli (Guarujá) – 2.366
4 Sidney Guimarães (Peruíbe) – 2.195

CATEGORIA ESTREANTES (ATÉ 12 ANOS)
1 Filipe Toledo (Ubatuba) - 3.000
2 Deivid Silva (Guarujá) – 2.610
3 Wesley Santos (Peruíbe) – 2.556
4 Wesley Dantas (Ubatuba) – 2.285

CATEGORIA PETIT (ATÉ 10 ANOS)
1 Victor Bernardo (Guarujá) – 2.900*
2 Wesley Dantas (Ubatuba) – 2.900
3 Alex Sandro Santos (Ubatuba) – 2.520
4 Higor Moraes (São Sebastião) – 2.144

*Desempate pelo 4º resultado

Resultados da 4ª etapa

CATEGORIA JÚNIOR
1 Miguel Pupo (São Sebastião)
2 Alex Ribeiro (Praia Grande)
3 Emerson Silva (Guarujá)
4 Tamae Bettero (Ubatuba)

CATEGORIA MIRIM
1 Miguel Pupo (São Sebastião)
2 Nathan Brandi (Guarujá)
3 Peterson Crisanto (Matinhos/PR)
4 Caio Ibelli (Guarujá)

CATEGORIA INICIANTES
1 Gabriel Medina (São Sebastião)
2 Caio Ibelli (Guarujá)
3 Bryan Franco (São Sebastião)
4 Wesley Dantas (Ubatuba)

CATEGORIA ESTREANTES
1 Filipe Toledo (Ubatuba)
2 Wesley Dantas (Ubatuba)
3 Deivid Silva (Guarujá)
4 Luan Wood (Florianópolis/SC)

CATEGORIA PETIT
1 Wesley Dantas (Ubatuba)
2 Victor Bernardo (Guarujá)
3 Herbert Moreno (Guarujá)
4 Victor Sudibrack (Praia Grande)

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "SURFE"Índice das publicações sobre "SURFE"
02/06/2017 - 08h50 Surfista se prepara para competições nacionais
26/11/2015 - 12h09 Maresias recebe o VII Black BeltChallenge de Surf
12/11/2015 - 10h04 Pâmella Mel estreia no Circuito Brasileiro
08/02/2014 - 07h12 3ª etapa do Encontro Paulista de Escolas de Surf
29/01/2014 - 10h02 Pâmella Mel, 8, uma surfista prodígio
12/01/2014 - 10h01 2ª etapa do Encontro Paulista de Escolas de Surf
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.