10/09/2025  16h06
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Ubatuba
10/11/2007 - 15h07
Notícias da Prefeitura de Ubatuba
AICS - PMEBU
 


• Francisco Araújo é atração da II Semana da Música de Ubatuba

O famoso violonista Francisco Araújo será uma das principais atrações da II Semana da Música de Ubatuba, que acontecerá no prédio do antigo Fórum, a partir do próximo dia 14. Além da apresentação, marcada para o dia 17, às 21h, o músico também ministrará um workshop sobre a história do Violão Brasileiro. Tanto a apresentação, quanto o workshop são gratuitos. Além do violonista Francisco Araújo, a Semana da Música contará com a participação de 140 músicos, divididos em 22 atrações, que prometem agradar desde os ouvidos mais requintados até os mais alternativos.

Perfil do Músico

Francisco Araújo é solista de violão, intérprete, compositor e professor de violão. Participou dos festivais de inverno de Campos do Jordão, nos anos de 1973 e 1974, e foi considerado pela crítica como a maior revelação violonística daqueles festivais. Sua produção musical para solos de violão é bastante extensa e variada. São mais de quatrocentas obras instrumentais nos mais variados estilos para solos de violão.

A primeira vertente de sua obra instrumental para violão esta relacionada à vertente nacionalista. Gravou CD’s, contendo obras instrumentais para solos de violão de sua autoria, como o "De Sertões e Serestas", que foi considerado pelos críticos como sendo um divisor de água na história do violão no Brasil e "Deitando e Rolando".


• Unidade Móvel de Esterilização chega ao bairro Perequê-Açú

Após percorrer diversos bairros, a Unidade Móvel de Esterilização de Cães e Gatos chega ao Bairro Perequê-Açu, onde ficará de 22 de novembro a 6 de dezembro. O trailer ficará abrigado no Terminal Turístico, atual sede da Guarda Municipal. Os cadastros das famílias interessadas podem ser feitos no prédio da Secretaria Municipal de Saúde, no setor da Vigilância Sanitária, nos dias 12 e 13 das 8h30 as 11h30 e no dia 14, na Unidade de Saúde da Família do Perequê-Açú, das 8h30 as 11h30 e 13h30 às 16h.

A preferência é para famílias que têm menos possibilidade de fazer a cirurgia de forma particular. No ato do agendamento, o proprietário do animal deve preencher um cadastro e assinar uma autorização, juntamente com um termo de responsabilidade, tendo em vista que todo procedimento cirúrgico acarreta riscos. A pessoa que for realizar o cadastro deve ser maior de idade e levar CPF e RG.

Até hoje, a Unidade Móvel de Esterilização de Cães e Gatos já beneficiou 218 famílias. Foram castrados 35 cães, 66 cadelas, 30 gatos e 29 gatas. Oito animais não puderam fazer a cirurgia por algum problema de saúde e 50 não compareceram ao horário agendado.

Assumindo a responsabilidade

A Prefeitura de Ubatuba faz apenas um apelo para que as pessoas que se cadastrarem comparecerem realmente nos dias e horários marcados. Segundo a veterinária responsável, Claudia Ferraz, o contrário aconteceu bastante nos outros bairros. "Infelizmente, algumas pessoas não deram valor e não compareceram, perdendo o benefício e prejudicando outras famílias que gostariam de ser atendidas de imediato. As pessoas que se cadastram devem ter consciência que foi com grande esforço conseguirmos proporcionar este serviço às comunidades e esta oportunidade deve ser levada a sério."

Vantagens da castração

As vantagens de se castrar o animal, segundo a veterinária Cláudia Ferraz, são muitas. "As cadelas não têm crias indesejadas e isso acarreta na diminuição de abandono de filhotes. Conseqüentemente, os maus tratos diminuem, assim como as doenças transmitidas para seres humanos e outros animais, os acidentes de trânsito e mordeduras. O animal fica dócil, mas continua defendendo seu território. Os gatos ficam mais caseiros, evitando assim, brigas e envenenamentos."

Critérios a serem observados

A esterilização dos animais de estimação deve seguir uma série de critérios, com o objetivo de minimizar os riscos. Para serem castrados, os animais devem ter a idade entre 6 meses e 8 anos. As fêmeas não podem estar no período entre 30 dias antes ou 30 dias depois do cio. Animais com filhotes só podem fazer a cirurgia dois meses após o parto. Fêmeas prenhas, animais com corrimento, feridas nas genitálias ou sangramentos não podem ser castrados.

Cuidados antes e após a cirurgia

Os animais devem ser submetidos a jejum de líquidos e alimentos 12 horas antes da cirurgia. Ele também deve estar vermifugado e vacinado, pois o procedimento cirúrgico tende a baixar sua imunidade. Pede-se que o proprietário dê banho no animal um dia antes. Durante o pós-operatório, que dura cerca de dez dias, é preciso observar e seguir rigorosamente as orientações do veterinário, principalmente em relação aos horários de remédios. De preferência deixar o animal confinado, para evitar que ele faça esforços.


• Ubatuba sedia 38º Fórum Paulistade Transporte e Trânsito

Acontece em Ubatuba, no Hotel Pousada DellaMares, Perequê-Açú, entre os dias 22 e 23, o 38ª Reunião do Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes de Transporte e Trânsito. No evento, estarão presentes secretários municipais e dirigentes de trânsito de todo o Estado, totalizando cerca de 140 pessoas. Durante o Fórum, serão discutidas situações de trânsito e transporte no país, além de normas que regulamentam as atividades.

Ubatuba foi escolhida para sediar o Fórum durante o 16º Congresso Nacional de Trânsito e Transporte, realizado em Maceió, entre os dias 1 e 5 de outubro. Segundo Marlon Lopes, coordenador municipal de Trânsito, receber um evento como este em Ubatuba representa uma oportunidade de trocar informações importantes para o município. "Muitos dos problemas que sofremos já tiveram soluções em outros municípios. Poderemos trocar idéias com dirigentes destes municípios. Além disso, representantes dos governos estaduais e federais estarão presentes e poderão observar como vêm sendo aplicadas as verbas destinadas a nós."


• Prefeitura de Ubatuba se inscreve para o Prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio

O Programa de Congelamento que está em desenvolvimento no município foi o escolhido pela prefeitura para concorrer ao prêmio

A Prefeitura de Ubatuba se inscreveu para participar do "Prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio Brasil", uma iniciativa do Governo Federal que incentiva ações, programas e projetos que contribuem efetivamente para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, Programa da ONU que a prefeitura está desenvolvendo no município. Este programa aponta oito objetivos que devem ser atingidos para combater, principalmente, a pobreza e a fome.

Para concorrer ao prêmio, a prefeitura inscreveu, entre outros, o Programa de Congelamento, que tem como objetivo a implementação de regularização fundiária, urbanística e ambiental nos núcleos habitacionais irregulares instalados em Ubatuba. Este programa, que está sendo desenvolvido em 19 bairros, foi escolhido para concorrer ao "Prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio Brasil" principalmente porque visa a melhoria na moradia com a conseqüente melhoria na qualidade de vida das famílias atendidas.

As práticas inscritas para o prêmio serão avaliadas e selecionadas por comitês técnicos de especialistas na área. As melhores iniciativas serão escolhidas e premiadas por um júri especial.

Para o prefeito de Ubatuba, Eduardo César, "o Programa de Congelamento é um excelente candidato ao prêmio, pois atende os critérios para a avaliação, como por exemplo, o caráter inovador, a possibilidade de tornar-se referência para outras ações similares, a perspectiva de continuidade e a participação da comunidade".

Objetivos do Milênio

Embora apontem prioritariamente para o combate à pobreza e à fome, os oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio estão associados à implantação de políticas públicas de saúde, saneamento, educação, habitação, promoção da igualdade entre homens e mulheres e proteção do meio ambiente.

Representantes de diversas Secretarias da Prefeitura de Ubatuba têm se reunido freqüentemente para desenvolver ações voltadas para a implantação do Programa da ONU. O programa dos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio será implantando, inicialmente, no bairro Ipiranguinha, como projeto piloto e após o desenvolvimento das ações neste bairro, a prefeitura pretende expandir o programa para todo o município.

Está programado para o próximo dia 29 um encontro para a apresentação do Programa dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio no bairro do Ipiranguinha. O local e o horário serão previamente divulgados.

Conheça abaixo os oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio:

1º - Erradicação da pobreza e da fome

2º - Ensino Fundamental universal

3º - Mulher - capacitação e igualdade

4º - Reduzir a mortalidade infantil

5º - Melhorar a saúde materna

6º - Combate à Aids, malária e outras doenças

7º - Assegurar a sustentabilidade ambiental

8º - Promover parcerias para o desenvolvimento do programa

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "UBATUBA"Índice das publicações sobre "UBATUBA"
30/12/2022 - 05h40 Biblioteca de Ubatuba reabre em janeiro
29/12/2022 - 06h34 3ª etapa do Circuito Filipe Toledo Kids On Fire
28/12/2022 - 06h42 Assistência Social divulga campanha em Ubatuba
27/12/2022 - 07h39 E nas areias de Ubatuba... (CDXLIX)
27/12/2022 - 07h37 Inscrições para estágio na Prefeitura de Ubatuba
26/12/2022 - 07h47 IPTU 2023 em Ubatuba
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.