14/09/2025  14h40
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Surfe
16/08/2004 - 16h24
Etapa do Maresia SP Contest 2004 em Ubatuba
Marcos André Araújo
 
Zona Leste define equipe para o confronto final do Circuito Maresia SP Contest 2004. Com uma ondulação vinda da mesma direção, os surfistas ficaram presos à correnteza.
 
Daniel Smorigo / Free Surfer 
  O campeão da Open Local, Eduardo Silva, neste final de semana em Ubatuba.

Assim como aconteceu no ano passado, os surfistas da zona leste tiveram que mostrar disposição para varar a arrebentação. Só que desta vez, a prova foi na praia de Itamambuca, Ubatuba, Litoral Norte de São Paulo, onde foi realizada, no último final de semana, dias 14 e 15 de agosto, a quarta etapa do Circuito Maresia SP Contest. Os oito melhores da Open, mais os quatro da Junior e do Longboard formaram a equipe que irá representar a região no confronto final, marcado para o mês de outubro.

Com a ondulação de leste, a condição na praia não estava favorável para o surf, apesar de ter ondas de até um metro de altura. Entretanto, a forte correnteza pegava os desprevenidos, arrastando-os para frente das pedras, no canto direito da praia. Trabalho para os seguranças de água, que tiveram que entrar por algumas vezes no mar para a alegria dos socorridos.

Quem também comemorou foram os campeões das categorias que estavam em jogo. Para os atletas de até 18 anos de idade, Rafael Vilela venceu na Junior. Morando no Parque do Carmo, ele assumiu dessa vez o lugar mais alto do pódio. "Sempre fiz final no ZL, já fiquei em quarto e depois em segundo. Agora me dei bem, estava na hora", disse o atleta que começou a surfar aos oito anos de idade e costuma treinar em Camburi e Maresias.

Ao falar da condição do mar, ele reconheceu. "A correnteza está pesada, você entra mais para o meio da praia e se bobear ela te arrasta para as pedras". Quem também teve um ótimo desempenho na Junior foi Felipe Silva. Competindo pela primeira vez, ele assumiu a segunda colocação. "Resolvi vir em última hora e estou amarradão com o resultado. Esse campeonato é alucinante", comemorou. Em terceiro e quarto lugar ficaram, respectivamente, Felipe Freire e Augusto Resende.

Entre os longboards, a emoção foi em dobro. Depois de ter ficado em terceiro nos anos anteriores, Cláudio Sicoli encontrou as ondas e foi o melhor no pranchão. "Estou muito emocionando. A minha esposa está grávida de seis meses, e, com certeza, o meu melhor presente está com ela. Esse título dedico a minha família", disse o futuro papai. Morando em Vila Prudente e trabalhando no ramo de construção civil, Sicoli lamentou o que aconteceu na categoria Open.

"O campeonato é uma grande confraternização entre a galera que mora na Capital e infelizmente ocorreu esse mal entendido. Mas digo que isso tem ser resolvido dentro da água. O negócio está lá dentro, no surf", disse, referindo-se ao protesto de alguns atletas da categoria Open ZL, em função da participação de um surfista que está morando há pouco tempo na região.

Segundo Fábio Ayres, que acabou sendo o campeão na categoria Open, alegou que está morando com os pais na zona leste há três meses, depois de ter se separado da esposa, que reside em Peruíbe. Mas para a maioria dos atletas, o competidor não se caracteriza como competidor da região, já que ele passou mais tempo morando no litoral, portanto não deveria correr o campeonato. Contudo, o regulamento não define qual é o tempo em que o atleta deve estar morando.

Para o organizador do evento, Eduardo Nascimento, Fabio estava documentado, o que lhe garantiu a participação na etapa. "Infelizmente, nem todas as pessoas têm bom senso na hora de avaliar a sua participação no campeonato. Os atletas que protestaram tinham que entrar na água para disputar a final, pois nada dizia que o Fábio ganharia. Ele apresentou todos os documentos exigidos no regulamento". Segundo ele o assunto será discutido entre os membros da Associação de Surf da Cidade de São Paulo para que esse fato não se repita.

Fábio se achando no direito de continuar na competição, fez a final ao lado de Paulo Menezes, já que os demais competidores que estavam protestando não quiseram entrar no mar. Paulo, que foi o terceiro melhor na Longboard, reafirmou que o mais importante é buscar a união e fazer os ajustes necessários para evitar dúvidas. "A galera tem que se unir. Não adianta querer prejudicar o evento, pois quem vai sair perdendo são os próprios surfistas. Levamos muito tempo para ter um campeonato desse, e por isso, é na união que vamos conseguir melhorar cada vez mais", explicou.

Mas, como nem tudo foi problema, os locais de Ubatuba arrepiaram nas ondas e Eduardo Silva levou a melhor. "As ondas estavam difíceis, mas graças a Deus, consegui achar uma boa e fazer uma ótima nota, 8 pontos, me dando mais segurança", disse o campeão. Clayton Nunes assumiu o segundo lugar, seguido do David Silva e Clayton Felix. Os quatro surfistas também irão representar a cidade de Ubatuba no confronto final.

O que também ficou para a última etapa foi a premiação da Tent Beach Boardshop Expression Session. Os atletas que caíram no mar não conseguiram executar a manobra radical que lhes garantissem a premiação, uma prancha Glasser, ficando para o confronto final. E na Tobago Board Shop Best Wave, prêmio para a melhor nota do campeonato, Fábio Ayres marcou 7,75 pontos, mostrando que está com o surf em dia.

A próxima etapa acontece nos dias 4 e 5 de setembro para os surfistas da zona oeste. O Píer de Mongaguá será o palco das disputas. A inscrição custa R$ 50,00 e o surfista precisa estar residindo na região. Todas as informações se encontram na ficha de inscrição ou no site da Maresia www.maresia.com.br.

O Circuito Maresia SP Contest 2004 conta com o patrocínio principal da Maresia Boardtech. A quarta teve o apoio da Ilha do Surf, Balboa Board Co., Four Side, A Onda Surf Style, Magal 43400, Turco Loco, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer, Associação Ubatubense de Surf, Prefeitura de Ubatuba. Expression Session: Tent Beach Boardshop. Best Wave: Tobago Board Shop. Board Sponsor: Glasser Future Surf Boards. Acessory Sponsor: BHS. Organização: Event Tools Promoções e Eventos. Realização: Federação Paulista de Surf e Associação de Surf da Cidade de São Paulo. Divulgação: www.boiasurf.com.br.

Resultados da quarta etapa do Circuito Maresia SP Contest 2004

Open ZL
1º Fábio Ayres
2º Paulo Menezes

Junior ZL
1º Rafael Vilela
2º Felipe Silva
3º Felipe Freire
4º Augusto Resende

Longboard ZL
1º Claudio Sicoli
2º Humberto Góes
3º Paulo Menezes
4º Bruno Pagani

Open Local
1º Eduardo Silva
2º Clayton Nunes
3º David Silva
4º Clayton Félix

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "SURFE"Índice das publicações sobre "SURFE"
02/06/2017 - 08h50 Surfista se prepara para competições nacionais
26/11/2015 - 12h09 Maresias recebe o VII Black BeltChallenge de Surf
12/11/2015 - 10h04 Pâmella Mel estreia no Circuito Brasileiro
08/02/2014 - 07h12 3ª etapa do Encontro Paulista de Escolas de Surf
29/01/2014 - 10h02 Pâmella Mel, 8, uma surfista prodígio
12/01/2014 - 10h01 2ª etapa do Encontro Paulista de Escolas de Surf
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.