09/09/2025  10h16
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Surfe
30/11/2007 - 13h01
Vicentino de Surf Cyclone encerra o ano
Marcos André Araújo
 
Com sol e ondas, surfistas de São Vicente comemoram seus títulos

A praia do Itararé, em São Vicente (SP), foi palco do Circuito Vicentino de Surf Cyclone 2007. Com três etapas disputadas durante o ano, o evento reuniu surfistas de várias cidades do litoral paulista. Ao todo, 102 atletas se inscreveram para a última etapa encerrada nesta quarta-feira, dia 28 de novembro. Debaixo de sol e com ondas pequenas, a festa ficou por conta dos campeões vicentinos, que ainda disputaram a etapa e a liderança do ranking.

Na categoria Open, Diego Meinha comprovou mais uma vez que o surf é a sua vida. Campeão da etapa, ele arrasou em uma direita com manobras rápidas e radicais, arrancando dos juízes uma nota 8, a melhor da bateria. Mas a vitória, segunda no Circuito, não foi suficiente para ele ultrapassar Rafael Souto, quarto colocado na etapa, que já entrou na água com o título vicentino garantido.

“Estou muito feliz com o resultado e principalmente por fazer uma final com Fábio Porto, o Antony Silva, que ainda é junior, e com o Meinha. Uma bateria só de vicentinos que arrasaram nas ondas”, disse Souto, de 24 anos. Diego também comemorou a vitória do amigo. “Fico feliz por ele ter sido campeão do ranking. Ele é meu brother, sempre surfamos juntos desde molequinho”.

Destaque para Antony Silva que conseguiu ser vice na etapa depois de surfar a última onda e marcar 6,73 pontos. Fábio Porto também fez uma excelente bateria e terminou em terceiro, mesmo encontrando somente quatro ondas. Tanto ele como o Antony Silva participaram pela primeira vez na Open, no circuito deste ano.

Além do bom resultado na Open, Antony Silva, 17 anos, também garantiu o título vicentino na Junior assim que se classificou para a Final. Quem levou a etapa foi Adriano Maciel, de São Vicente, mas sem chances de superar o Antony, que ficou em terceiro, somando o suficiente para terminar em primeiro no ranking. Renato do Carmo, de Santos, e Luan Felipe, da Praia Grande, ocuparam o segundo e quarto lugar, respectivamente, na etapa.

Na Mirim, Evandro Lima, de 15 anos, se tornou o campeão vicentino ao se classificar para a Final na terça-feira. Na bateria, ele ficou em terceiro. “As ondas estão pequenas, mas a final foi muito boa, bem disputada. Eu estava liderando, só que o Luan achou uma ótima onda e virou”. Com esta vitória, Luan Felipe fechou o ano com 100% de aproveitamento, vencendo as três etapas.

Outro que conquistou o título vicentino na terça-feira foi Ricardo Lima, 14 anos. Com a final garantida na Iniciante, a briga era para terminar a prova na frente do praiagrandense Danilo Issa, que estava empatado com ele no topo do ranking. Entretanto, as ondas faltaram para o vicentino. “As ondas abaixaram e isso atrapalhou. Se tivesse onda, eu me garantia”, disse o campeão que participou pela primeira vez na competição. Danilo Issa venceu a etapa e se manteve no topo do ranking.

Entre as meninas, Jéssica Marques garantiu a vitória na etapa, mas foi Rose Santana que comemorou o título vicentino e do Circuito, ao ficar em segundo lugar. “Este é o meu sexto título e estou super feliz. Só espero que a prefeitura de São Vicente invista mais nos atletas da cidade. Este ano ficamos sem o apoio e isso faz toda a diferença nas competições em outros lugares”, desabafa a atleta de 25 anos.

No Longboard, Daniks Fischer, mesmo ficando em quarto lugar na etapa, conseguiu o título vicentino, terminando na frente de Beto Garcia, por uma diferença de 92 pontos. “Tem uns dois anos que não sou campeão e essa conquista dá motivação para continuar competindo. Não tem jeito, está no meu sangue”, disse o atleta de 35 anos, que também encara ondas gigantes ao redor do planeta.

A vitória da etapa foi para Bertioga, nas mãos do Sandro Lisboa, que encontrou boas ondas. Já a liderança do ranking, Gilmar Teixeira levou pelo segundo ano consecutivo para Peruíbe, depois de ficar na segunda posição. Beto Garcia, campeão vicentino de 2006, terminou em terceiro na etapa.

Quem também comemorou foi o vicentino Antonio Augusto. Aos seus 47 anos de idade, ele fechou o ano no topo do ranking da Master. “É uma satisfação e me sinto feliz por estar dando trabalho pra essa moçada (risos), já que os mais novos estão na faixa dos 38 anos. Isso prova que o surf não tem idade”.

Presidente da ASVS, ele também comemora o encerramento de mais um ano. “A Cyclone deu uma força legal para realizarmos o circuito, assim como o deputado Luciano Batista, que sempre está com a gente. Só tenho que agradecer a todos que investiram na gente e vamos agora pensar no ano que vem para melhorarmos no que for preciso”.

No dia 11 de dezembro, os campeões vicentinos receberão os troféus na Festa Amigos do Surf, organizada pela Escola Pública de Surf e Bodyboarding de São Vicente. O local será o Centro Esportivo Robinho, no centro da cidade, com início às 18h30. Várias atrações estão programadas com bandas, telão, sorteios, museu do surf, exposição Surf Art e churrasco. Entrada somente com convite.

O Circuito Vicentino de Surf Cyclone 2007 contou com o patrocínio principal da Cyclone. Apoio: Dead Line, China Gourmet, Redh Tattoo Studio, Mota Surfboard, Auto Escola Sensação, Fest Board, Supnet Tecnologia & Informatica, Classiclongboards, Daniks Fischer e Wave Attack. Divulgação: 98FM Rádio Rock, Fama Assessoria, Santa Cecília TV, Revista Super Grom e Waves.Terra. Supervisão: Federação Paulista de Surf. Colaboração da Prefeitura de São Vicente, K-Tron, Deputado Estadual Luciano Batista e Rubber Sticky. Realização: Associação São Vicente de Surf.

Resultados da terceira etapa e campeões vicentinos. Ranking completo no site da Federação Paulista de Surf (www.fpsurf.com.br):

Open
1 - Diego Meinha - SV
2 - Antony Silva - SV
3 - Fabio Porto - SV
4 - Rafael Souto - SV (campeão vicentino)

Junior
1 - Adriano Maciel - SV
2 - Renato do Carmo - Santos
3 - Antony Silva - SV (campeão vicentino)
4 - Luan Felipe - Praia Grande

Mirim
1 - Luan Felipe - Praia Grande
2 - Carlos Eduardo - Guarujá
3 - Evandro Lima - SV (campeão vicentino)
4 - Douglas Cassiano - SV

Iniciante
1 - Danilo Issa - Praia Grande
2 - Cleberson Santos - Praia Grande
3 - Andrey Nusa - Guarujá
4 - Ricardo Lima - SV (campeão vicentino)

Feminino
1 - Jessica Marques - SV
2 - Rose Santana - SV (campeã vicentino)
3 - Renata Monteiro - Mongaguá
4 - Taina Roberta - Praia Grande

Master
1 - Antonio Augusto - SV (campeão vicentino)
2 - Roberto Versa - Praia Grande
3 - Emerson Pedra - SV
4 - Fabio Santos - Santos

Longboard
1 - Sandro Lisboa - Bertioga
2 - Gilmar Teixeira - Peruíbe
3 - Beto Garcia - SV
4 - Daniks Fischer - SV (campeão vicentino)

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "SURFE"Índice das publicações sobre "SURFE"
02/06/2017 - 08h50 Surfista se prepara para competições nacionais
26/11/2015 - 12h09 Maresias recebe o VII Black BeltChallenge de Surf
12/11/2015 - 10h04 Pâmella Mel estreia no Circuito Brasileiro
08/02/2014 - 07h12 3ª etapa do Encontro Paulista de Escolas de Surf
29/01/2014 - 10h02 Pâmella Mel, 8, uma surfista prodígio
12/01/2014 - 10h01 2ª etapa do Encontro Paulista de Escolas de Surf
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.