10/09/2025  14h34
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Economia e Negócios
24/12/2007 - 15h18
Microfinança não erradica pobreza, mas ajuda
Naila Okita
 

Agência USP de Notícias - O ano de 2005 foi eleito pela ONU como o Ano Internacional do Microcrédito. Em 2006, o "pai" do microcrédito, o economista Muhammad Yunus, de Bangladesh, ganhou o Prêmio Nobel da Paz por sua iniciativa no ramo. Mesmo com tanto destaque, Fabiano Costa Coelho, também economista, acredita que a microfinança tem um impacto real na vida das pessoas, "mas qualquer expectativa de acabar com a pobreza é ilusão".

O pesquisador discute o tema em sua pesquisa “Duas faces da mesma moeda: alcances e limites das microfinanças na luta contra a pobreza”, apresentada em dezembro de 2006, na Faculdade de Economia, Admistração e Contabilidade (FEA) da USP. A conclusão de Coelho resulta da análise de outros estudos publicados sobre o assunto em diversos países. Enquanto Yunus acredita que o microcrédito é a cura para a pobreza mundial, os estudos de Coelho atestam que essa pode ser uma medida paliativa eficiente, mas não suficiente.

Benefícios

Um programa de microcrédito concede pequenos empréstimos a pessoas pobres, que os utilizam para financiar atividade de auto-emprego - aquele profissional que trabalha para si mesmo, podendo também juntar a família ou as pessoas próximas para ajudá-lo. Por exemplo, vendedores ambulantes, costureiras e feirantes.

É eficiente porque, apesar de os resultados em geral não apresentarem um aumento de renda média da população que utiliza o recurso, há resultados positivos, como o aumento de bens da família e as chances de queda do consumo num ano ruim diminuem - ou seja, mesmo com desemprego ou redução do valor de compra da moeda, a pessoa tem condições de continuar consumindo. Pode-se dizer que os impactos são de três tipos: criação de mecanismos para lidar com choques financeiros; estabilização da renda; e possibilidade de um maior equilíbrio entre recursos e necessidades.

As iniciativas de microfinanças, também voltadas ao público menos favorecido, compreendem um conjunto de serviços financeiros entre aplicações (poupança), empréstimos e seguros. Algumas características interessantes de programas de microfinanças bem-sucedidos podem ser destacadas, embora não sejam regras. Por exemplo, alguns resultados mostraram-se mais significativos quando o financiado é a mulher. Já as organizações que não têm captação tendem a ter menor impacto do que as que provêm tais serviços. Há indícios ainda de que, dentro do subgrupo das organizações que captam, as que têm seu foco no crédito, como o Banco Grameen e o BRAC (ambos de Bangladesh), mostram resultados mais expressivos do que as que atuam com foco na poupança.

Entretanto, deve-se evitar conclusões precipitadas quanto aos resultados das microfinanças. O estudo mostra que programas de microcrédito e microfinanças podem ter impactos significativos e, de fato, têm em diversos contextos estudados; mas não quer dizer que qualquer iniciativa terá resultados semelhantes.

A tese ressalta também que as microfinanças não são suficientes para erradicar a pobreza mundial. "Não é que elas tenham pouco impacto, pelo contrário, a expectativa é que era excessivamente alta. A vida econômica dos pobres tem, naturalmente, determinantes estruturais. Mesmo com impacto significativo em determinadas dimensões, não é possível especular novas tendências no funcionamento da economia popular", diz o economista.

Mais informações: (0**61) 3414-2456 ou e-mail fabiano.coelho@bcb.gov.br, com Fabiano Costa Coelho Pesquisa orientada pelo professor Ricardo Abramovay.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "ECONOMIA E NEGÓCIOS"Índice das publicações sobre "ECONOMIA E NEGÓCIOS"
30/12/2022 - 05h36 Para crescer é preciso investir
27/12/2022 - 07h35 Crise e escuridão
20/12/2022 - 06h18 A inovação que o Brasil precisa
11/12/2022 - 05h50 Como funciona o treinamento de franqueados?
06/12/2022 - 05h49 Aplicações financeiras
05/12/2022 - 05h54 Cresce procura por veículos elétricos no Brasil
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.