20/03/2026  15h20
· Guia 2026     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Agricultura e Pecuária
22/08/2004 - 13h08
Um ovo tem em média 80 kcal
 
 

O ovo é boa fonte de gordura insaturada de fácil assimilação. Seu valor nutricional pode ser comparado ao da carne, com a vantagem de não ter as calorias de gordura saturada, prejudicial à saúde.

A Associação Paulista de Avicultura (APA) - em parceria com o culinarista Airys Kury e a nutricionista Maria Cecília Corsi -, divulgam receitas inéditas elaboradas à base de ovos e testadas recentemente. Esta iniciativa da APA visa reafirmar o papel do setor de avicultura no país - e de sua entidade representativa - no sentido de informar e esclarecer o público sobre os benefícios do alimento ovo. Para tanto, envolve em suas ações profissionais de áreas multidisciplinares e colaboradores como nutricionistas, cardiologistas e culinaristas.

Desmistificando de vez que o ovo é prejudicial à saúde, a nutricionista Maria Cecília Corsi apresenta um vasto material esclarecendo os benefícios trazidos por este alimento, como uma opção de um alimento saudável, rico em nutrientes e de preço acessível. Essas características acabam por oferecer uma combinação culinária saudável e gostosa. A nutricionista ressalta ainda sua versatilidade - principalmente quando utilizado em receitas doces e salgadas.

Em média, o ovo de galinha contém pouco carboidrato, 13% de proteína e 12% de gordura, sendo muito bem emulsificada e facilmente absorvida. As proteínas do ovo, tanto a albumina da clara como a vitelina da gema, são de boa qualidade.

"Existe uma tendência mundial de elevação do consumo de ovos, inclusive em razão das descobertas relativas ao colesterol e às dietas de proteínas. Um ovo tem em média 80 Kcal das quais 64 são da gema e 16 da clara. No Brasil, o consumo médio individual em 1998 era de 80 ovos. Em 2003 passou para 93 unidades", comemora José Carlos Teixeira, diretor-executivo da Associação Paulista de Avicultura (APA).

O ovo é um alimento que pode ser servido no café da manhã, refeições principais, almoço ou jantar, e ainda pode ser utilizado para preparar outros alimentos como pães, bolos, saladas, sanduíches e vegetais. Os ovos desidratados podem também ser utilizados em alimentos frescos em restaurantes ou na formação de molhos e cremes.

Receitas com ovo garantem uma qualidade nutricional (proteínas importantes na formação muscular) igual a da carne, porém, com o benefício de ter quantidades baixas de gorduras e ainda com preço bem mais em conta e com preparo mais rápido.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "AGRICULTURA E PECUÁRIA"Índice das publicações sobre "AGRICULTURA E PECUÁRIA"
08/08/2019 - 07h48 Como cuidar de sua semente até o plantio?
27/04/2019 - 06h48 Benefícios e a realidade do manejo sustentável
16/02/2019 - 10h56 Abelhas: o agronegócio precisa de polinizadoras
01/01/2019 - 07h00 Uso da água, de novo e sempre
22/12/2018 - 05h44 Um ano turbulento que termina com esperanças
17/07/2018 - 05h32 Os dois desafios da mão de obra no campo
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2026, UbaWeb. Direitos Reservados.