10/09/2025  13h52
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Economia e Negócios
30/12/2007 - 10h12
Qual é a hora certa de mudar uma logomarca?
 
 

O avanço tecnológico e as alterações no comportamento do consumidor obrigam as empresas a se atualizarem para se adaptarem a um mercado cada vez mais competitivo. Depois de anos de atividade, elas começam a se questionar e ser questionadas sobre sua imagem. Quando é o momento ideal para reformular a logomarca? Será que é realmente necessário acompanhar essas transformações, adequar-se ao novo cenário da globalização, e mexer na imagem de uma empresa que vem fazendo sucesso em sua área de atuação há tanto tempo?

De acordo com Raphael Muller, gerente de marketing da Resultado Consultoria, de Curitiba, apenas reformular a marca com o intuito de modernizar a empresa e adaptá-la para os dias de hoje não é a solução para os problemas da empresa. “Essa reformulação deve vir acompanhada de uma orientação empresarial voltada para a geração de valor. É preciso que toda a organização esteja alinhada com a mesma estratégia”, alerta.

Necessidade de mostrar um novo modelo administrativo, busca por novos clientes e consumidores, e obsolescência da logomarca são os principais fatores que levam empresas a reformular sua identidade visual. Mas, seja qual for o motivo da mudança, o processo de criação deve ser minucioso para que o objetivo final, que é de atingir o consumidor de maneira positiva, tenha sucesso total.

Atualizar ou substituir uma logomarca são tarefas bem mais complicadas do que se possa imaginar, mais ainda do que sua simples criação, afinal, sua importância está muito além de mostrar um belo design, mas na expressão da história da organização, seus valores e missão. Ela requer estudo detalhado, considerando o mercado de atuação, o público consumidor e sua percepção em relação a atual. Além disso, é necessário que o designer responsável pela revitalização esteja afinado com as tendências mundiais para propor uma identidade moderna porque novo não é sinônimo de moderno.

Grandes empresas, que muitas vezes contam com departamentos de comunicação e marketing, investem em pesquisa de opinião pública, consultoria, criação e publicidade antes de fazer qualquer alteração. Mas e as pequenas e médias empresas, que não dispõem de tal estrutura, o que devem fazer?

O case A Formiga

Quando, em 1988, Evani Frischamnn assumiu o comando de uma das sorveterias mais tradicionais de Curitiba, A Formiga, fundada em 1952, a empresa já possuía sua identidade visual (logomarca e placas de sinalização). Logo nas primeiras semanas, um casal que não retornava à cidade há quinze anos esteve na sorveteria e ficou maravilhado pelo fato de ela ainda estar ali, e de o sorvete ainda ser o mesmo que tomavam quando eram crianças. “Foi aí que eu percebi a importância e a força da tradição, valor que mantemos até hoje”, revela Evani.

Naquela época, o desafio foi manter o que já estava ali, entregue de bandeja: tradição, produto saudável (sem conservantes, nem qualquer espécie de gordura adicional) e de qualidade, atendimento impecável e localização privilegiada. Quase vinte anos se passaram desde que o casal passou pela sorveteria. Até hoje, casais como aquele continuam se deliciando com “o gostinho da infância”, e comprovando que a receita deu certo. Se tudo estava indo bem, por que mudar?

Max Frischmann, filho de Evani, foi o primeiro a questionar a logomarca e a pensar na revitalização. Para ele, havia a necessidade de adaptá-la em materiais como guardanapos, potinhos de sorvete e aventais, por exemplo, mas o ícone da logomarca não parecia se enquadrar em tais materiais. Foi aí que Max começou a procurar por empresas especializadas nesse tipo de mudança. Na busca pela revitalização, há quatro meses, depois de perceber as dificuldades com a logomarca, que já não traduzia a realidade da empresa, Max decidiu pedir ajuda a quem bem entende de dar vida às marcas. Entrou em contato com o D-Lab Design Laboratory, estúdio de design que há cinco anos atua em Curitiba.

O designer Daniel Mazer seria o responsável por toda a nova identidade visual da empresa. O desafio estava lançado. Como dar cara nova à logomarca, sem perder o conceito inicial? Como o consumidor reagiria àquela mudança? Será que pensaria que a empresa foi vendida ou, ainda, será que deixaria de usar o produto ou serviço? Muitas vezes o cliente associa mudança de visual, com mudança de dono, de receita. E o valor tradição pode desaparecer, previne Daniel. Ele explica que se a revitalização não for feita com o máximo cuidado, o cliente perde a identificação com a empresa e, inconscientemente, vê tudo diferente. Nem o “gostinho da infância” é mais percebido por causa daquela cara nova demais. “Quando criei a nova logomarca para a sorveteria, tive de preservar alguns elementos da original para poder aprovar toda a proposta de atualização da imagem corporativa", afirma Daniel.

A atitude de Max e Evani é difícil de ser tomada. E grande parte dos empresários ainda tem diversas barreiras em relação a essa mudança. Não é fácil perceber a hora certa de mudar a logomarca, principalmente se ela está associada ao sucesso. Por isso, é preciso que ela seja analisada com os olhos do consumidor, e não mantida apenas por questões emocionais ou de tradição. “A imagem de uma empresa não pode apenas agradar o proprietário ou ao designer. Ela precisa ser agradável ao consumidor”, finaliza o designer.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "ECONOMIA E NEGÓCIOS"Índice das publicações sobre "ECONOMIA E NEGÓCIOS"
30/12/2022 - 05h36 Para crescer é preciso investir
27/12/2022 - 07h35 Crise e escuridão
20/12/2022 - 06h18 A inovação que o Brasil precisa
11/12/2022 - 05h50 Como funciona o treinamento de franqueados?
06/12/2022 - 05h49 Aplicações financeiras
05/12/2022 - 05h54 Cresce procura por veículos elétricos no Brasil
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.