14/09/2025  14h29
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Surfe
21/08/2004 - 20h12
Domingo decisivo do Lacanau Pro
João Carvalho
 
Rodrigo Dornelles e James Santos já estão nas quartas-de-final na França.

O gaúcho Rodrigo Dornelles fez a melhor apresentação do dia ao totalizar 16,33 pontos de 20 possíveis para conquistar a primeira classificação brasileira para as quartas-de-final do Nokia Lacanau / Pacific Motion Pro, que será encerrado neste domingo na França. O catarinense James Santos também garantiu seu nome entre os 16 melhores surfistas do 6 estrelas de Lacanau e outros cinco ainda vão disputar a segunda metade das oitavas-de-final que vai abrir o último dia da 23ª etapa do WQS 2004. Dos 21 brasileiros que competiram no sábado de ondas de 1 metro de altura na Grand Plage, onze ficaram no Evento Principal, inclusive o atual líder do ranking Neco Padaratz.

Os australianos ganharam a maioria das vagas nas oitavas-de-final com treze atletas, contra dez do Brasil. Metade dos brasileiros ficaram na chave-de-cima, que fechou o sábado em Lacanau, e só dois seguiram adiante. Porém, Peterson Rosa (PR), Guilherme Herdy (RJ), Jihad Kohdr (PR), Marcondes Rocha (AL) e Diego Rosa (SC), estão na outra chave e ainda na briga pelo prêmio máximo de 15.000 dólares oferecido no WQS. Acompanhe as disputas on-line pelo www.aspeurope.com.

Se na sexta-feira o dia começou com duas dobradinhas brasileiras, no sábado foram duas eliminações nos dois primeiros confrontos. O pernambucano Paulo Moura, vice-campeão desta prova no ano passado, terminou em último lugar na bateria que inaugurou o Evento Principal do Nokia Pacific Motion Pro. Na seqüência, o resultado se repetiu com o bicampeão brasileiro do SuperSurf, Leonardo Neves, na disputa contra três australianos. Depois, vieram duas baterias seguidas com três brasileiros dentro da água e mais três eliminações.

O catarinense Jean da Silva, campeão do Nokia Pro Junior no ano passado, venceu a terceira bateria e o potiguar Marcelo Nunes derrotou seu conterrâneo Danilo Costa e o franco-brasileiro Eric Rebiere para completar a única dobradinha verde-amarela do sábado na Grand Plage. Na seqüência, o australiano Chris Davidson pegou as melhores ondas da bateria e com 16,00 pontos derrotou três brasileiros. O gaúcho Rodrigo Dornelles ganhou a briga pela segunda vaga e os experientes Fábio Gouveia (PB) e Victor Ribas (RJ) acabaram se despedindo da competição.

Em outras três baterias, dois brasileiros novamente terminaram eliminados juntos. Uma foi na estréia do atual campeão mundial do WQS e líder do ranking 2004, com o catarinense Neco Padaratz e o paulista Danylo Grillo perdendo o confronto Brasil x Austrália contra Glenn Hall e Darren O’Rafferty na 12ª bateria. E na penúltima batalha pelas vagas nas oitavas-de-final, os cariocas Raoni Monteiro e Pedro Henrique foram superados pelo norte-americano Ben Bourgeois e por mais um australiano, Toby Martin.

OITAVAS-DE-FINAL - Já a terceira derrota dupla ocorreu nas oitavas-de-final, quando o gaúcho Rodrigo Dornelles totalizou 16,33 pontos para bater o recorde do dia que era de Chris Davidson. Apesar do troco, o australiano despachou mais dois brasileiros, Jean da Silva e Marcelo Nunes, para ganhar a disputa pela segunda vaga para as quartas-de-final na segunda bateria. Na terceira, mais dois australianos, Shaun Cansdell e Adrian Buchan, barraram o baiano Armando Daltro. Mas, para compensar, o catarinense James Santos venceu a última bateria do dia derrotando dois fortes candidatos ao título em Lacanau, o campeão do O’Neill Pro de Anglet no domingo passado, Troy Brooks, que passou em segundo lugar, e o campeão do US Open of Surfing, Taj Burrow, que foi eliminado junto com o neozelandês Maz Quinn.

BRASIL x AUSTRÁLIA - Com os resultados do sábado, as duas primeiras quartas-de-final ficaram formadas por três australianos e um brasileiro em cada. Na primeira, Rodrigo Dornelles vai disputar as duas primeiras vagas nas semifinais do Nokia Pacific Motion Pro contra novamente Chris Davidson, Bede Durbidge e Luke Stedman. E na segunda, James Santos pega Troy Brooks de novo, além de Shaun Cansdell e Adrian Buchan.

O confronto direto entre Brasil x Austrália continua nas baterias restantes das oitavas-de-final que vão abrir o domingo decisivo do 6 estrelas de Lacanau. A única exceção é no primeiro desafio do dia, que terá o niteroiense Guilherme Herdy e o paranaense Jihad Kohdr enfrentando o norte-americano Chris Ward e Jonathan Gonzalez, das Ilhas Canárias. Depois, uma das surpresas do Brasil nas ondas da Grand Plage, o catarinense Diego Rosa, disputa duas vagas nas quartas-de-final contra o havaiano Roy Powers e dois australianos, Glenn Hall e Darren O’Rafferty, os algozes do seu conterrâneo Neco Padaratz.

Na penúltima oitava-de-final, o alagoano Marcondes Rocha pega mais dois surfistas da Austrália, Phillip MacDonald e Kirk Flintoff, além do sul-africano Greg Emslie, que corre atrás de recuperar a liderança no ranking do WQS. E na última, tem o paranaense Peterson Rosa num confronto internacional contra Ben Bourgeois dos Estados Unidos, Iker Fuentes da Espanha e o australiano Toby Martin, que lhe tirou o título do 6 estrelas "prime" das Ilhas Maldivas em junho.

MUDANÇAS NO RANKING - Com os resultados deste sábado, o ranking sofreu algumas mudanças e a principal foi a do australiano Troy Brooks, que já roubou a quinta posição do carioca Raoni Monteiro, porém os quatro primeiros colocados continuam inalterados. O WQS classifica os quinze surfistas que vão completar a elite mundial do WCT no ano que vem. Confira como está a classificação geral das 23 etapas depois da quarta bateria das oitavas-de-final do Nokia Lacanau Pro.

RANKING WQS - 23 etapas (posições em 21 de agosto)

01) - 9.950 - Neco Padaratz (SC)
02) - 9.253 - Greg Emslie (AFR)
03) - 8.480 - Marcelo Nunes (RN)
04) - 8.280 - Luke Stedman (AUS)
05) - 7.935 - Troy Brooks (AUS)
06) - 7.740 - Raoni Monteiro (RJ)
07) - 7.643 - Chris Ward (EUA)
08) - 7.541 - Tom Whitaker (AUS)
09) - 7.530 - Toby Martin (AUS)
10) - 7.365 - Kirk Flintoff (AUS)
11) - 7.325 - Renan Rocha (SP)
12) - 7.260 - Frederick Patacchia (HAV)
13) - 7.215 - Nathan Webster (AUS)
14) - 7.200 - Armando Daltro (BA)
15) - 7.102 - Phillip MacDonald (AUS)
16) - 7.096 - Richard Lovett (AUS)

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "SURFE"Índice das publicações sobre "SURFE"
02/06/2017 - 08h50 Surfista se prepara para competições nacionais
26/11/2015 - 12h09 Maresias recebe o VII Black BeltChallenge de Surf
12/11/2015 - 10h04 Pâmella Mel estreia no Circuito Brasileiro
08/02/2014 - 07h12 3ª etapa do Encontro Paulista de Escolas de Surf
29/01/2014 - 10h02 Pâmella Mel, 8, uma surfista prodígio
12/01/2014 - 10h01 2ª etapa do Encontro Paulista de Escolas de Surf
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.