10/09/2025  12h22
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Informática e Internet
09/01/2008 - 17h08
Otimizando sites e "aparecendo"
 
 
Mais de 30% da visitação de sites provém de buscadores

Preparar o site para ser encontrado pelos buscadores, como Google, Yahoo e MSN, passou a ser parte integrante do investimento na hora de montar a estratégia para aparecer na internet. Por isso, estar nas primeiras páginas de resultados passa a ser cada vez mais importante. O gerente de TI da WEBTraffic, Edson Garrido, estima que, em muitos casos, mais de 30% da visitação dos sites provém de buscadores.

Um dos pontos mais importantes na otimização de sites, segundo o especialista, é não tentar enganar os mecanismos de busca. Isso pode acontecer com o uso de textos ocultos e camuflagens. Outro ponto importante é a questão do conteúdo: é necessário informar o foco, a relevância e a veracidade das informações contidas principalmente na página principal para garantir um conteúdo de qualidade aos usuários.

Estas e outras dicas para se dar bem neste mercado repleto de “aventureiros”, estão na lista dos 10 mandamentos de uma boa otimização de sites; “Esperamos que com essas dicas, menos problemas ocorram, pois esse trabalho não pode ser visto como algo simples, mas deve ser feito com seriedade, foco e respeito”, comenta.

Os 10 mandamentos de uma boa otimização de sites:

1. Não tente enganar o mecanismo de busca

Jamais utilizar artifícios que têm por objetivo fraudar os mecanismos de busca, tais como textos ocultos (por tamanho ou cor) ou cloaking (camuflagem do conteúdo da página que tem por finalidade apresentar para os usuários conteúdos ou URLs diferentes daqueles encontrados pelos mecanismos de pesquisa). Exibir resultados diferentes para o usuário comum e o crawler pode fazer o site ser considerado fraudulento e removido dos índices de buscas.

2. Preocupação com quem visita o site

Sitemaps ou mapas do site - Sitemaps em HTML constituem um recurso importante para os visitantes, garantindo uma experiência de navegação plena e completa. Sites com um número demasiado de links devem ter a navegação organizada em múltiplas páginas. Ao criar o sitemap do seu site, verifique sempre se ele atende às necessidades dos visitantes e não prioritariamente às necessidades dos buscadores.

3. Informe com foco, relevância e veracidade

Garanta aos visitantes informações pertinentes e de qualidade, principalmente em sua página principal. Páginas com conteúdo relevante atraem vários visitantes e incentivam outros webmasters a lincarem para seu domínio. Um bom conteúdo pode ser descrito como aquele que contém riqueza e clareza nas informações. Descubra as palavras e termos que os usuários digitariam para encontrar suas páginas e inclua essas palavras em seu site.

4. Faça parte da rede e colha benefícios

Certifique-se de que outros sites linquem para você. Isso ajuda os rastreadores dos mecanismos de busca a localizar seu site, podendo aumentar sua visibilidade nos resultados de pesquisa. O Google, por exemplo, conta o número de votos que uma página recebeu como parte da sua avaliação de PageRank, considerando que um link da página A para a página B é um voto da página A para a página B. Os votos provenientes de páginas consideradas importantes têm mais valor e ajudam a tornar as outras páginas também importantes.

5. Exposição natural

Os sofisticados algoritmos dos mecanismos de busca podem diferenciar links naturais de links plantados. Os links naturais para seu domínio são parte da natureza dinâmica da web, surgindo quando outros sites apreciam seu conteúdo e decidem que um link para seu site seria útil para seus próprios visitantes. Links plantados ou não-naturais para seu domínio são criados somente para fazer com que seu site aparente ser popular para os mecanismos de pesquisa. Apenas os links naturais são úteis para a indexação e a classificação do seu site.

6. Navegação simples e direta

Trabalhe bem a navegabilidade de suas páginas. Disponibilize aos visitantes uma estrutura de links lógica. Toda página tem que ser acessada por pelo menos um link de texto estático. Use um navegador sem recursos gráficos, como o Lynx (browser que mostra apenas texto), para navegar em seu site. A maioria dos crawlers enxergam a internet da mesma forma que o Lynx. Caso recursos como DHTML, Flash, frames, JavaScript, cookies ou IDs de sessão não permitam que você veja o site completo num navegador de texto, então os crawlers terão dificuldade em indexá-lo. Se utilizar páginas dinâmicas, certifique-se de habilitar em seu servidor o recurso de url rewrite, disponível nas mais importantes plataformas de interpretação de scripts, como Apache ou IIS. Através deste recurso, você poderá tornar seus endereços de URL mais amigáveis. Evite sempre o uso de variáveis nos endereços das páginas de seu site (como URLs contendo pontos de interrogação).

7. Não invente

Jamais lote suas páginas com listas de palavras-chave, nem tente camuflar páginas nem criar páginas especialmente para os buscadores. Lembre-se que, sempre que um crawler se depara com textos, links ou páginas que não podem ser acessados ou vistos pelo visitante, ele considerará este conteúdo fraudulento e passível de banimento nos resultados.

8. Aventureiros perigosos

Tome cuidado com alguns serviços de otimização de mecanismos de busca. Verifique sempre a história e a seriedade da empresa que está contratando, evitando assim aquelas que praticam o chamado Black Hat, ou a otimização com o objetivo único de enganar os buscadores. Normalmente, estas empresas prometem resultados milagrosos em tempos recordes e, sem variações, o preço pelas táticas enganosas é o total banimento do site flagrado em todos os resultados de busca.

9. Saiba como funciona

Jamais utilize imagens para exibir nomes, conteúdo ou links importantes. Nenhum crawler é capaz de reconhecer textos embutidos em imagens. Se houver necessidade de utilização de imagem, lance mão do atributo ALT, colocando nele as principais palavras-chaves relacionadas à imagem exibida.

10. Não duplique conteúdo

Nunca crie cópias de suas páginas com URLs diferentes. Conteúdo repetido num mesmo site é visto com maus olhos pelos buscadores e podem acarretar em exclusão da página duplicada nos resultados de busca. Se precisar mesmo fazer isso (para por exemplo oferecer uma versão para impressão de seu conteúdo), utilize o arquivo robots.txt para dizer aos crawlers quais páginas-espelho devem ser ignoradas na indexação do site.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "INFORMÁTICA E INTERNET"Índice das publicações sobre "INFORMÁTICA E INTERNET"
26/01/2022 - 05h47 Agência Brasil explica o que são cookies
20/04/2021 - 06h28 Cyber segurança e os dados
11/02/2021 - 06h10 Dia da Internet Segura
03/08/2020 - 07h40 Brasil, o país do podcast
02/08/2020 - 06h25 Como evitar ataques cibernéticos em home office
27/06/2020 - 06h53 Como evitar ataques cibernéticos em home office
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.