09/09/2025  10h12
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Surfe
14/01/2008 - 18h05
O super campeão do Lui Lui Guarujaense de Surf
Fábio Maradei
 
Surfista de 18 anos ganhou uma moto 0km como prêmio especial

O surfista Emerson Silva é o novo "super campeão" do Lui Lui Guarujaense de Surf, título especial, disputado entre os campeões municipais de um dos principais circuitos de base do País. A conquista foi comemorada nesta segunda-feira (dia 14), no encerramento do ranking de 2007 e como prêmio, ele ganhou uma moto Suzuki Intruder 125 0km.

Aos 18 anos de idade, Emerson foi o campeão júnior e na final especial foi superior a outros dois grandes nomes do campeonato, Caio Ibelli, sem dúvida, o grande destaque, com os canecos da iniciantes e da mirim e o 3º lugar na júnior, e Leandro Santos, campeão open, além de Luizinho, o número 1 nos pranchões. Kaena Brandi, que conquistou o bicampeonato feminino também estava credenciada à disputa, mas abriu mão, por questão de saúde.

Competindo em baterias individuais de 15 minutos, o super campeão foi o primeiro a voltar ao mar (por sorteio) e marcou 11,75 pontos. Caio Ibelli chegou muito próximo, ficando a apenas meio ponto. Leandro Santos foi o último da lista e abriu com uma nota 6 e ficou precisando de 5,76 pontos para levar as chaves da moto exposta no palanque. Mas no final ele tirou 4,10, somando 10,10 pontos, para o alívio de Emerson, que ficou de fora torcendo pelo prêmio especial.

"Foi sofrido esperar todos competirem. Ainda mais que não achei bom o meu desempenho. Fiquei meio desesperado, principalmente com o Leandro. Mas se ele levasse estaria bom também", disse o atleta, que teve o apoio da mãe, Elizabeth, e de vários amigos, além do técnico Ademir Silva, que curiosamente, também orienta Caio e Leandro. "Quem ganhasse eu ficaria feliz", justificou o treinador.

Para disputar o título de super campeão, Emerson faturou a categoria júnior, vencendo a etapa final. Ele também tinha chances na open, mas foi derrotado na semifinal, por apenas dois décimos. Depois, na final especial, teve de aguardar quatro baterias para finalmente comemorar. "Estou muito feliz. Fiquei nervoso, mas agora é só alegria. Espero também que algum patrocinador decida investir no meu surf", afirmou o atleta, sem patrocínio no bico de sua prancha há dois anos.

Apesar de não levar a moto, Caio Ibelli voltou feliz para a casa. Ele foi o grande nome do circuito, com dois títulos e na etapa final, chegou a três finais. "Treinei muito. Queria levar essa moto, mas no ano que vem tem mais. Mostrei que meu surf está bom, porque o Guarujaense é muito forte", disse o atleta de apenas 14 anos.

Também comemoraram os títulos no Lui Lui Guarujaense, dois promissores talentos: Edgard Groggia, bicampeão na estreantes, e Victor Bernardo, na petit. "Foi muito bom comemorar esse bicampeonato. Quero seguir sempre assim", afirmou Edgard. "Este ano, a meta é brigar por novos títulos", vibrou Victor, que em 2006 também ergueu a taça de campeão paulista petit.

FINAIS - A etapa final estava marcada inicialmente para novembro, mas foi adiada por falta de ondas. Em dezembro, houve uma nova tentativa, mas o mar não ajudou novamente. No sábado, as condições não eram satisfatórias e a organização optou pela realização no domingo e segunda-feira (ponto facultativo na Cidade). Com sol, praia cheia e as ondas não tão boas, as finais foram realizadas nesta segunda-feira.

A primeira decisão do dia foi a longboard. O novo campeão, Luizinho, assistiu da areia, depois de perder na semifinal, torcendo para Adriano Lima ficar, no máximo em terceiro lugar. Dois grandes nomes do Circuito Mundial protagonizaram uma grande disputa, com Amaro Matos (5º colocado no Mundial de 2006) vencendo Danilo Rodrigo, o Mullinha (atual vice-campeão mundial pro), por menos de meio ponto - 13,85 a 13,40.

Já Adriano Lima, que precisava vencer ou ficar em segundo lugar para ser o campeão, terminou em terceiro, para a alegria de Luizinho. Rodney Costa ficou na quarta posição. "Essa expectativa é horrível. Fiquei julgando cada onda. Meu coração quase explodiu a cada onda que o Adriano pegava. Mas agora o título é meu", disse Luizinho, que está com 20 anos de idade.

Na seqüência, foi a vez da iniciantes e quem levou a melhor foi Edgard Groggia, num resultado mais do que apertado contra David Silva - 11,35 a 11,30. O rival precisava de 5,61 para virar e na última onda bateu na trave, marcando 5,55. O baiano Iagê Araújo ficou em terceiro lugar e Caio Ibelli, já tranqüilo com o bicampeonato conquistado, terminou em quarto.

Na petit, Victor Bernardo foi imbatível, com 100% de aproveitamento. Pela terceira vez, ele deixou em segundo lugar Herbert Moreno. Léo Guimarães, de Peruíbe, foi o terceiro, seguido de Nicolas Germano, Victor Mendes e Victor Sudbrack. Depois, foi a vez da feminina, repetindo a disputa acirrada de 2006, entre Kaena Brandi e Vitória Tebet. Numa bateria equilibrada, Kaena venceu a etapa e as duas ficaram empatadas no ranking.

Pelo critério de desempate da Associação de Surf de Guarujá, o título ficou com a vencedora da etapa final, garantindo o bicampeonato à Kaena, a mais nova campeã feminina do Circuito. "Treinei muito para isso. Esse bi representa esforço", resumiu a surfista de 14 anos. Juliana Meneghel, outro bom talento da categoria, terminou em terceiro, e Renata Monteiro, em quarto.

Na final mirim, Caio Ibelli entrou no mar como bicampeão e desde o início da bateria ficou na frente. Abriu com um 5,75 e depois ratificou a ponta com 6,5 e 6,65. Bruno Souza foi o segundo, com Pedro Ernesto em terceiro e Thiago Guimarães, de Peruíbe, em quarto.

Na estreantes, Edgard Groggia faturou a sua segunda vitória do dia, confirmando ser uma das grandes promessas. Igual ao resultado da iniciantes, David Silva ficou em segundo lugar. Wesley Santos, de Peruíbe, terminou em terceiro, tendo na seqüência Victor Bernardo, Léo Guimarães e Victor Mendes.

JÚNIOR - Entre os juniores, Caio chegou à sua terceira final, mas desta vez, as atenções estavam voltadas para quem seria o novo campeão, Magno Pacheco, brigando pelo bi, ou Emerson Silva. Com um 8,75 pontos, Emerson assumiu a ponta. Fabrício Caraça, outro nome forte, terminou empatado na pontuação, Caio foi o terceiro e Magno o quarto. "Fiquei perto na open e o título ficou engasgado, mas na júnior dei um gás total e consegui", comentou Emerson.

Na última final do dia, quem levou a melhor foi Magno Pacheco. O surfista que foi campeão open e júnior e ainda faturou o super campeão em 2006, somou 11,25, deixando em segundo lugar Ricardo Silva, que já comemorou duas vezes o título especial no Lui Lui. Marcelo Santos ficou em terceiro e Robert Lima, em quarto. O título já era de Leandro Santos, vencedor das duas etapas iniciais e que perdeu ainda nas quartas. "Quando perdi, fiquei chateado. É bem mais difícil ficar esperando os resultados de fora. Mas consegui este título", afirmou o campeão open, que também está sem patrocínio.

Todos os campeões municipais ganharam aparelhos de DVD. O Circuito já está confirmado para 2008 e em breve as datas serão divulgadas. "Apesar dos adiamentos na etapa final, tivemos um campeonato muito bom, de alto nível técnico. O mais importante é que os atletas gostaram", afirmou Ricardo Simonian, o Roley, presidente da Associação de Surf de Guarujá. "Para 2008, estamos conversando com a Lui Lui a criação da categoria pro-am", adiantou Jota Antonio, diretor do campeonato.

O Lui Lui Guarujaense de Surf 2007 teve o patrocínio da Central Surf, Tent Beach, Kyw e Overboard. Apoio da Prefeitura Municipal de Guarujá, através da Secretaria de Esportes e Lazer, Mandrak Motos, Neco Carbone Longboard, Helio Coconut Hot Wave, RD Surfboards, Flex Academia, BHS, VI Fiberglass, Náutica Tintas, Fluir e FMA Notícias. Organização da Associação de Surf de Guarujá, com supervisão da Federação Paulista de Surf.

SUPERCAMPEÃO 2007 - Emerson Silva - 11,75

2 Caio Ibelli - 11,25
3 Leandro Santos - 10,10
4 Caio Ibelli - 8,90
5 Luizinho - 7,40
6 Kaena Brandi - não surfou

Ranking final do Lui Lui Guarujaense 2007

CATEGORIA OPEN
1 Leandro Santos - 2.430
2 Emerson Silva - 2.276
3 Bruno Caraça - 2.059
4 Marcelo Santos - 1.896

CATEGORIA LONGBOARD
1 Luizinho - 2.656
2 Adriano Lima - 2.610
3 Rodney Costa - 2.041
4 Marcelo Carbone - 1.718

CATEGORIA FEMININA
1 Kaena Brandi - 2.710*
2 Vitória Tebet - 2.710
3 Juliana Meneghel - 2.366
4 Adine Pereira - 2.312
* DESEMPATE PELA VITÓRIA NA ETAPA FINAL

CATEGORIA JÚNIOR
1 Emerson Silva - 2.539
2 Magno Pacheco - 2.285
3 Caio Ibelli - 2.151
4 Leandro Santos - 1.918

CATEGORIA MIRIM
1 Caio Ibelli - 2.620
2 Jessé Mendes - 1.900
3 Carlos Eduardo - 1.667
4 Thiago Guimarães (Peruíbe) - 1.629

CATEGORIA INICIANTES
1 Caio Ibelli - 2.539
2 Edgard Groggia - 2.385
3 Wesley Santos (Peruíbe) - 2.086
4 Andrey Nusa - 2.041

CATEGORIA ESTREANTES
1 Edgard Groggia - 2.900
2 Wesley Santos (Peruíbe) - 2.710
3 David Silva - 2.300
4 Victor Bernardo - 2.268

CATEGORIA PETIT
1 Victor Bernardo - 3.000
2 Herbert Moreno - 2.700
3 Léo Guimarães (Peruíbe) - 2.268
4 Victor Mendes - 2.122

Resultados da 3ª etapa do Lui Lui Guarujaense 2007

CATEGORIA OPEN
1 Magno Pacheco
2 Ricardo Silva
3 Marcelo Santos
4 Robert Lima

CATEGORIA LONGBOARD
1 Amaro Matos
2 Danilo Rodrigo, o Mullinha
3 Adriano Lima
4 Rodney Costa

CATEGORIA FEMININA
1 Kaena Brandi
2 Vitória Tebet
3 Juliana Meneghel
4 Renata Monteiro

CATEGORIA JÚNIOR
1 Emerson Silva
2 Fabrício Caraça
3 Caio Ibelli
4 Magno Pacheco

CATEGORIA MIRIM
1 Caio Ibelli
2 Bruno Souza
3 Pedro Ernesto
4 Thiago Guimarães (Peruíbe)

CATEGORIA INICIANTES
1 Edgard Groggia
2 David Silva
3 Iagê Araújo (Ilhéus/BA)
4 Caio Ibelli

CATEGORIA ESTREANTES
1 Edgard Groggia
2 David Silva
3 Wesley Santos (Peruíbe)
4 Victor Bernardo
5 Léo Guimarães (Peruíbe)
6 Victor Mendes

CATEGORIA PETIT
1 Victor Bernardo
2 Herbert Moreno
3 Léo Guimarães (Peruíbe)
4 Nicolas Germano
5 Victor Mendes
6 Victor Sudbrack

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "SURFE"Índice das publicações sobre "SURFE"
02/06/2017 - 08h50 Surfista se prepara para competições nacionais
26/11/2015 - 12h09 Maresias recebe o VII Black BeltChallenge de Surf
12/11/2015 - 10h04 Pâmella Mel estreia no Circuito Brasileiro
08/02/2014 - 07h12 3ª etapa do Encontro Paulista de Escolas de Surf
29/01/2014 - 10h02 Pâmella Mel, 8, uma surfista prodígio
12/01/2014 - 10h01 2ª etapa do Encontro Paulista de Escolas de Surf
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.