14/09/2025  11h37
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Surfe
24/08/2004 - 18h33
Píer de Mongaguá revela campeões do ABC
Marcos André Araújo
 
Das cinco categorias, três novos nomes entraram para a lista de campeões.
 
Daniel Smorigo / Free Surfer 
  O campeão da categoria Pre-Master ABC, Rafael Ulbrich.

No último final de semana, dias 20 e 21 de agosto, o Pier de Mongaguá, Litoral Sul do Estado, recebeu mais de 60 surfistas do Grande ABC, que correram atrás dos cinco títulos que estavam em jogo. Destes, mais três novos nomes entraram para a galeria dos campeões, ao vencerem a segunda etapa do Circuito Tent Beach ABC 2004. Felliphe Furtado, Rodmilson Scheurer e Eric Carlos faturaram as categorias Open, Longboard e Junior, respectivamente. Rafael Ulbrich e Gabriela Rodrigues foram bicampeões na Pré-Master e Feminino.

Depois de um sábado ensolarado e com os dois cantos do Pier funcionando com ondas de até um metro de altura, o domingo amanheceu encoberto e frio, mas não o suficiente para tirar o brilho das disputas finais. Nos pranchões, Rodmilson, de São Bernardo do Campo, passou apertado nas fases anteriores, mas encontrou a onda salvadora na final, nos últimos minutos, que o levou ao lugar mais alto do pódio.

"O começo foi muito difícil para mim, quase perdi na primeira fase. Só passei porque tinha a melhor nota entre os terceiros colocados", disse, referindo-se a classificação no sábado. Na grande final, todos os finalistas estavam com chances de virar, já que a diferença era muito pequena do líder Glebson Siqueira, campeão da etapa anterior. Portanto, se no sábado o começo foi difícil para Rodmilson, a final foi comemorada com muita alegria.

"Quando precisamos de pouco para virar, o que vale nessa hora é a experiência. Não ficando ansioso já é um bom caminho. Se conseguir manter a calma e esperar pela onda, você tem chances de fazer a nota", disse ele, que precisava de 2,26 pontos e pontuou 2,50, tirando as chances do Glebson, que caiu para a segunda posição. Com o resultado, os dois estão na briga pelo título do Longboard, ao lado do líder do ranking Paulo Banys e do Victor, irmão do Paulo, que aparece em terceiro.

Já nas pranchinhas, Eric Carlos, 18 anos, saiu do mar como campeão da categoria Junior e passou a liderar o ranking. Residindo em São Caetano, Eric se beneficiou do conhecimento que tem das ondas do Píer, pelo fato de estar acostumado a treinar no litoral sul. "Sempre treino na Praia Grande, seja nas férias ou nos finais de semana, por isso já estou acostumado com as ondas daqui. Sempre que posso, venho treinar também no Píer", revelou o futuro Contador, que já contabiliza cinco anos em cima da prancha.

Na categoria Open ABC, a final foi formada pelos três finalistas da etapa anterior. Danilo Nunes, Rafael Ulbrich e Felliphe Furtado disputaram o título ao lado de Daniel Jacques, que conseguiu a vaga, após derrotar Clóvis Magalhães, outro finalista da primeira etapa. No entanto, foi Felliphe que comemorou dessa vez. "Vim pra cá disposto a vencer. Tenho treinado bastante e o resultado apareceu. Consegui levar a etapa, apesar das ondas não estarem boas na final", disse.

Felliphe, 18 anos, que representa São Bernardo do Campo, está encarando o famoso bate-e-volta durante a semana. Cursando Administração na Unisantos, em Santos, ele aproveita para treinar no Guarujá. "Meus pai me deram um carro para que eu possa estudar e treinar, e não ficar dependendo de ônibus. Quando tem onda boa, eu aproveito e fico na praia para surfar", disse o atleta que planeja morar no Hawaii, assim que se formar.

A segunda colocação ficou com Raphael Ulbrich, mas continua à frente do ranking, já que foi o campeão na etapa anterior. Danilo Nunes, também de São Bernardo, ficou em terceiro, tanto na etapa como no ranking, e o mesmo aconteceu com Daniel Jacques, de Diadema, porém na quarta colocação.

Apesar de ter perdido na Open, Raphael Ulbrich comemorou em dose dupla. Competindo na categoria Pré-Master, o atleta de 29 anos, repetiu o feito anterior e consagrou-se bicampeão da categoria. Com a mudança de emprego, o tempo ficou curto para ele treinar. "Eu estou treinando menos. Antes eu trabalhava como promotor de vendas e tinha um horário mais flexível. Agora que mudei de emprego, estou trabalhando de segunda a sexta e só posso treinar aos sábados e domingos, então está mais corrido", disse o morador de Santo André.

Mas essa nova rotina, não atrapalhou a performance do surfista dentro d’água. Tanto que ele marcou a maior nota do campeonato, 7,75, justamente na Pré-Master, onde foi campeão. Alegria para os seus familiares que estavam torcendo para ele. O seu pai, Valdemar, de 58 anos, ficou satisfeito com o resultado do filho. "Vim torcer para ele e gostei muito", disse.

Entre as meninas, Gabriela Rodrigues levou o título mais uma vez. Ela, que incentivou as surfistas do ABC a participarem do evento, trouxe a sua amiga para competir. "O mar estava ruim, e eu também estava nervosa, mesmo com poucas competidoras. Você fica na obrigação de pegar onda. Mas eu gostei, principalmente que competi ao lado da minha amiga", disse a atleta de São Bernardo.

Ambas com 18 anos, elas costumam treinar em Itanhaém. Porém, Gabriela tem mais tempo no surf, com 3 anos de prática, já Larissa Zanalla, de Santo André, começou há um ano. Sendo seu primeiro campeonato, ela gostou de ter participado e viu que não é tão difícil como imaginava. "Gostei muito, apesar de não ter me saído bem. Mas como primeira experiência foi legal. Eu era uma que não queria vir competir, mas a Gabi me incentivou e vi que não tem aquela pressão toda que pensava", revelou a atleta que promete treinar mais para a última etapa.

Na categoria especial para manobras radicais, Raphael Eyphanio, de Diadema, vem mostrando que é um atleta bem radical. Na primeira etapa, ele levou a premiação da Tent Beach Board Card Expression Session, com um aéreo 360, e dessa vez, o surfista de Diadema faturou de novo, mas com uma outra manobra. "Tentei fazer o possível e mandei a manobra na hora certa. Foi um reverse front side, que é uma batida jogando a rabeta dando um 360. Dessa vez as ondas não proporcionaram o aéreo, e saiu o reverse mesmo", comemorou.

A próxima etapa, terceira e última, acontece nos dias 27 e 28 de novembro, na praia de Maresias, em São Sebastião. Mais informações pelo telefone (0**11) 4994-4364 ou no site www.tentbeach.com.br. Ranking das categorias no site www.fpsurf.com.br.

O Circuito Tent Beach ABC tem a apresentação da All Dress. Patrocínio principal da rede de lojas Tent Beach. Co-patrocínio: WG, Okdok, South to South, Fico, Antiqueda, Natural Art, HD, Town & Country, Lui Lui, Clean Shoes, Oficina Paulista de Surf, Pro-Lite, Gráfica Silva e Sinatec Comunicação Visual, Prefeitura de Mongaguá. Divulgação: TV+ ABC. Organização: Event Tools Promoções e Eventos Ltda e CK3 Eventos. Realização: Federação Paulista de Surf, Associação de Surf Agenor de Campos.

Resultados da segunda etapa do Circuito Tent Beach ABC

Categoria Open ABC
1 - Phellipe Furtado - São Bernardo do Campo
2 - Rafael Ulbrich - Santo André
3 - Danilo Nunes - São Bernardo do Campo
4 - Daniel Jacques - Diadema

Categoria Junior ABC
1 - Eric Carlos - São Caetano
2 - Murilo Calegari - São Bernardo do Campo
3 - Renato Botani - Santo André
4 - Gabriel Noboli - São Caetano
5 - Rômulo Oliveira - São Bernardo do Campo

Categoria Feminino ABC
1 - Gabriela Rodrigues - São Bernardo do Campo
2 - Larissa Zanalla - Santo André

Categoria Pré-Master ABC
1 - Rafael Ulbrich - Santo André
2 - Clovis Magalhães - São Bernardo do Campo
3 - Emerson Riveira
4 - Eduardo Domingues - Santo André

Categoria Longboard ABC
1 - Rodmilson Scheurer - São Bernardo do Campo
2 - Glebson Siqueira - São Bernardo do Campo
3 - Alfredo Daniel
4 - Victor Banys - São Bernardo do Campo

Categoria Open Local
1 - Bruno Manzon
2 - Guilherme Decanini
3 - Diego Rubens
4 - Beto Mergulhão

Tent Beach Board Card Expression Session: Raphael Eyphanio

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "SURFE"Índice das publicações sobre "SURFE"
02/06/2017 - 08h50 Surfista se prepara para competições nacionais
26/11/2015 - 12h09 Maresias recebe o VII Black BeltChallenge de Surf
12/11/2015 - 10h04 Pâmella Mel estreia no Circuito Brasileiro
08/02/2014 - 07h12 3ª etapa do Encontro Paulista de Escolas de Surf
29/01/2014 - 10h02 Pâmella Mel, 8, uma surfista prodígio
12/01/2014 - 10h01 2ª etapa do Encontro Paulista de Escolas de Surf
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.