13/07/2025  04h33
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Ilhabela
29/01/2008 - 06h07
Ilhabela tem acesso gratuito e sem fio à Internet
 
 
Usuários e comerciantes comemoram a implantação de Internet sem fio na Vila

Na última quinta-feira, 24, a Prefeitura de Ilhabela instalou uma rede wireless no centro da cidade.

Ilhabela passa a oferecer acesso Wi-Fi gratuito na Vila, centro histórico, em um projeto que será expandido para toda a região, que compreende o trecho entre a Balsa e a Vila, até o segundo semestre de 2008.

O investimento foi de apenas 2 mil Reais. A cobertura do sinal Wi-Fi foi testada e cobre um raio de, aproximadamente, 400 metros, ou seja, toda a rua Dr. Carvalho - à beira-mar -, e a rua São Benedito (Rua do Meio), que compreende do Píer da Vila até o recém construído Centro de Saúde. O sinal disponibiliza acesso a notebook’s e celulares com dispositivos compatíveis com a tecnologia.

Segundo o prefeito da cidade, Manoel Marcos de Jesus Ferreira, a implantação deste sistema beneficiará diretamente o comércio local, "além de ser mais um serviço disponibilizado para as agências de turismo que atuam no receptivo de navios de cruzeiro, que só este ano estarão recebendo mais de 200 mil turistas".

O comerciante Esdra Costa, 39, é um dos mais satisfeitos com o serviço implantado. Proprietário de uma loja de conveniência com cyber café, Costa relata a quantidade de turistas com computadores portáteis que vão até seu estabelecimento solicitar o serviço Wi-Fi. "A internet sem fio não prejudica o meu negócio, muito pelo contrário, incentiva a inclusão digital fazendo com que o uso dos computadores se torne mais rotineiro a cada dia", finalizou Esdra.

Logo após a instalação, a equipe do Centro de Processamento de Dados da Prefeitura de Ilhabela realizou testes onde pode ser verificada a eficiência e a qualidade do sinal disponibilizado.

Segundo o diretor da equipe, Carlos José dos Santos, a conexão apresenta alta capacidade de uso e muita estabilidade. "O sinal varia entre 3 e 5 mega bytes por segundo, além de ser estável e, o mais importante, gratuito".

De acordo com Santos, diariamente 512 Kbit são destinados para o acesso público e, nos finais de semana, com a Secretaria da Cultura fechada, o link completo fica disponível para uso do público em geral.

Diferentes de outras cidades, que apresentam alguns pontos de acesso, em Ilhabela as principais ruas e a principal praça do centro da cidade - da Bandeira - possuem o acesso Wi-Fi em sua totalidade.

A partir desta semana, a Prefeitura estará instalando placas que indicam que o local possui o sinal de internet sem fio.

Com a implantação do sistema de câmeras de monitoramento de segurança, que serão implantadas ainda este ano, a Prefeitura pretende estender o sinal de rede Wi-Fi por toda a região central da cidade.

Segundo o prefeito Manoel Marcos, depois da instalação dos cabos de fibra óptica, que ligarão as câmeras de segurança, "será possível disponibilizar o sinal nas principais avenidas da cidade entre os bairros da Barra Velha e Vila. Está previsto também, o aumento no número de câmeras previstos no projeto inicial, a interligação dos prédios públicos por rede wireless, além de telefonia via internet (Voz sobre IP), diminuindo gastos com serviços de telefonia fixa".

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "ILHABELA"Índice das publicações sobre "ILHABELA"
17/12/2022 - 05h49 Câmara Municipal de Ilhabela elege novo presidente
28/10/2022 - 06h08 Arena Freestyle Show 2022, sábado, em Ilhabela
10/10/2022 - 06h17 Sessão Solene na Câmara Municipal de Ilhabela
08/10/2022 - 05h56 Câmara encaminha requerimentos e indicações
29/09/2022 - 05h43 Apresentação das Metas Fiscais
25/09/2022 - 06h01 Dois novos Projetos de Lei são apresentados
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.