10/09/2025  09h40
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Geral
16/02/2008 - 11h15
Dicas para uma assembléia de condomínio produtiva
 
 
Assembléias gerais exigem bom senso de síndicos e moradores; presença do condômino é fundamental, orienta a Lello Condomínios

Eleger síndicos, subsíndicos e conselho consultivo. Aprovar a prestação de contas do ano que passou, assim como aprovar a previsão orçamentária para o ano que vem pela frente são algumas das decisões tomadas nas Assembléias Gerais Ordinárias, que ocorrem nos primeiros meses do ano em aproximadamente 27 mil condomínios existentes na capital paulista.

Trata-se do mais importante encontro do condomínio, onde são tomadas as decisões que irão reger o dia a dia durante o ano inteiro. A Lello Condomínios, empresa líder em seu segmento no Estado de São Paulo, que administra uma carteira de 1.100 condomínios, definiu as principais dicas para que as Assembléias se tornem realmente produtivas. Confira:

- Organização - O edital de convocação deve ser claro, distribuído com antecedência e conter todas as informações necessárias sobre a assembléia.

- Corpo-a-corpo - A comunicação deve ir além da convocação por edital. É recomendável que o síndico, tendo tempo, ligue ou escreva e-mails para os condôminos, ressaltando a importância de cada um na assembléia. Um lembrete no elevador um dia antes já é uma boa iniciativa.

- Cortesia - É salutar que o síndico receba o condômino assim que ele chegar ao local da assembléia, cumprimentando-o e agradecendo-o pela presença.

- Exemplo - Para exigir respeito, é preciso, antes de tudo, respeitar também. Assim, mesmo que o síndico não concorde com determinada opinião, ele deve deixar que o morador exponha seu ponto de vista.

- Preparo - É fundamental que o síndico se cerque de todas as informações possíveis, com auxílio dos conselheiros e da administradora, para ter força de argumentação e convencimento.

- Saudação - Recomenda-se que o presidente da mesa, saúde os presentes na abertura dos trabalhos e diga palavras de motivação e otimismo, visando tornar o clima da assembléia o mais agradável possível.

- Controle - Aquele que estiver conduzindo a reunião deve ter a sensibilidade para saber o momento adequado de encerrar uma discussão, dando prosseguimento aos demais itens previstos na ordem do dia.

- Sugestões - Quando um participante apontar erros, peça que apresente alguma sugestão. Assim, o morador se sentirá integrado ao processo e incentivado a ajudar.

- Compreensão - O síndico deve tentar entender o perfil dos moradores para que, durante as reuniões, ele saiba como lidar com cada um deles.

- Interrupções - Solicitar que os participantes desliguem os celulares, pagers e radiocomunicadores, evitando que a reunião seja interrompida, a não ser em caso de urgência.

- Comodidade - Montar uma mesa com café, chá e biscoitos para depois da assembléia é um ato de delicadeza que pode, inclusive, servir para aproximar as pessoas.

- Polidez - Lembrar-se de que, mais do que palavras, o que conta na comunicação interpessoal é o tom de voz, gestos e o modo de falar com as pessoas.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "GERAL"Índice das publicações sobre "GERAL"
31/12/2022 - 07h26 Aviso da revista eletrônica O Guaruçá
26/12/2022 - 07h43 Pais são obrigados a vacinar crianças?
25/12/2022 - 06h43 Então é Natal! E o que você fez?
16/12/2022 - 05h31 Poupatempo Digital oferece serviços da Jucesp
02/12/2022 - 06h43 Museu do Ipiranga prorroga gratuidade de ingressos
28/11/2022 - 06h19 Seguro é planejamento
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.