09/09/2025  03h20
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Surfe
06/03/2008 - 16h13
Filipe Toledo de olho no Rip Curl Grom Search
Fábio Maradei
 
Surfista de Ubatuba é o líder da categoria iniciantes e um dos cotados na final do circuito no sábado e domingo em Guarujá

Bicampeão grommets em 2006 e 2007 e dono de quatro títulos paulistas consecutivos, o paulista Filipe Toledo quer aumentar a sua coleção de conquistas na final do Rip Curl Grom Search 2008, nestes sábado e domingo (dias 8 e 9), na Praia de Pitangueiras, em Guarujá (SP). Além do surf radical e da motivação pela vitória na abertura do Brasileiro Amador, na Bahia, no último domingo, Filipinho tem como “arma” a presença e orientação do pai, o bicampeão brasileiro profissional, Ricardo Toledo.

“Ele é bem importante, porque me ajuda com dicas e toda a sua experiência. Aprendi a surfar com ele e isso me dá confiança”, afirmou o atleta, líder do ranking, com dois terceiros lugares. “Vou fazer tudo para vencer e não precisar me preocupar com adversários. Agora, com essa vitória no Brasileiro, fiquei mais motivado ainda”, comentou o surfista, que na etapa passada, garantiu a melhor atuação no primeiro dia de disputas.

O pai também transmitiu segurança ao competidor. “Nas outras etapas, a gente acompanhou pela internet, sofremos na torcida, mas em Guarujá estarei lá, na beira do mar, e isso pode fazer uma diferença”, avisou Ricardinho, que continua na ativa, mas longe das disputas profissionais e nos últimos quatro anos foi campeão estadual open, master e de longboard.

Em sua nona edição seguida, a quinta como circuito, o Rip Curl Grom Search é um campeonato de surf voltado a crianças e adolescentes com até 16 anos de idade e tem a chancela da Confederação Brasileira de Surf. Este ano, foram realizadas etapas na Praia de Atlântida, em Xangri-lá, no litoral gaúcho, e na Praia de Stella Maris, em Salvador, Bahia.

Além da iniciantes, estão em disputa a grommets (12 anos para baixo) e a feminina e mirim (limite de 16 anos). Nestas duas últimas, os campeões do ranking, somados dois dos três resultados, representarão o Brasil no Mundial 2009, feito durante o WCT Rip Curl Pro, em Bells Beach, na Austrália.

Os dois ganharão passagens aéreas e a logística para competir, além de bolsas de estudos completas, com intercâmbio cultural, estadia e alimentação, oferecidas pela Study Way, na The Milton College Centre, uma das instituições mais respeitadas daquele país. Coincidentemente, os líderes nas duas categorias são de Guarujá e poderão contar com o apoio da torcida local.

FORA DO MAR - Com o slogan “Muito mais do que um campeonato de surf”, o circuito é conhecido por seu astral também fora das ondas, com um total clima de confraternização entre os atletas, famílias e técnicos. Além das disputas no mar, os atletas participam de brincadeiras e de uma churrascada ao final da competição.

O evento será transmitido ao vivo pela internet neste link, com as notas dos juízes, som direto da locução, imagens das ondas surfadas e ainda a possibilidade do internauta interagir com o evento, enviando mensagens de texto. “Assim, os pais, familiares e amigos que não podem viajar para acompanhar de perto, têm a possibilidade de saber de tudo em tempo real. E mesmo aqueles que curtem o surf e querem ver a nova geração em ação”, afirmou Caio Umehara, do marketing da Rip Curl.

As inscrições custam R$ 50,00, com direito a camiseta alusiva ao evento, adesivo e a participação na festa de encerramento, devem ser feitas na Federação Paulista de Surf. Informações pelo telefone (13) 3273-4319. Mais detalhes: (13) 2101-0525 ou marketing@ripcurl.com.br, com Carolina Pissato, e no site: www.ripcurl.com.br/gromsearch08.

O Rip Curl Grom Search 2008 tem os patrocínios de Rip Curl, Planeta Surf, Mahalo e Overboard. Apoio: Study Way, The Milton College Centre, Sky Artes Gráficas, e Jandaia. Divulgação Fluir e Waves. Supervisão da Confederação Brasileira de Surf, Federações Gaúcha de Surf, Baiana de Surf e Federação Paulista de Surf.

Categoria tem 10 candidatos ao caneco

Na disputa pelo título geral do circuito na iniciantes, Filipe Toledo terá nove rivais com chances de chegar ao caneco. Os principais são os vencedores das duas etapas deste ano, catarinense de Itajaí, Matheus Navarro, o gaúcho de Cassino, Cainã Barletta. Na lista também aparecem os capixabas Rodrigo Cardoso (Jacaraípe) e Johnny Botelho (Vitória), o baiano de Itacaré, Iagê Araújo, o carioca Matheus Faria, outro gaúcho, Luciano de Matos, de Torres, e os paulistas Deivid Silva (Guarujá) e Wesley Santos (Peruíbe).

Já na categoria grommets, Edgard Groggia, compete em casa já como campeão, por antecipação, depois das duas vitórias. Na mirim e na feminina, os atletas de Guarujá também estão na ponta do ranking. Nathan Brandi é o líder, empatado com o paranaense Vitor Valentim, da Ilha do Mel, e entre as meninas, Juliana Meneghel é a número 1.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "SURFE"Índice das publicações sobre "SURFE"
02/06/2017 - 08h50 Surfista se prepara para competições nacionais
26/11/2015 - 12h09 Maresias recebe o VII Black BeltChallenge de Surf
12/11/2015 - 10h04 Pâmella Mel estreia no Circuito Brasileiro
08/02/2014 - 07h12 3ª etapa do Encontro Paulista de Escolas de Surf
29/01/2014 - 10h02 Pâmella Mel, 8, uma surfista prodígio
12/01/2014 - 10h01 2ª etapa do Encontro Paulista de Escolas de Surf
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.