09/09/2025  18h03
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Ciência e Tecnologia
09/03/2008 - 14h02
Fécula de mandioca pode substituir isopor
Vanessa Brito - ASN
 

Um dos maiores desafios para o mercado, consumidores e governos, neste início de século XXI, é solucionar a questão que envolve a alarmante produção diária de resíduos sólidos. No final deste mês, o Brasil começará a assistir a chegada de inovadoras embalagens biodegradáveis ao mercado, feitas a partir da fécula da mandioca. Elas poderão substituir as usuais bandejas e recipientes de isopor e plástico, que acondicionam alimentos e outros produtos encontrados em supermercados, padarias e comércio em geral.

A história do desenvolvimento desse produto absolutamente pioneiro e inovador no País, e talvez no mundo, foi contada pelo empresário e engenheiro Cláudio Rocha Bastos, autor da ousada e feliz iniciativa, no evento Agronegócios e Inovação, promovido pelo Sebrae Nacional em Brasília. Ele é diretor e fundador da Cbpak Tecnologia, uma pequena indústria criada em 2002, sediada no município paulista de São Carlos.

A preocupação com o volume de resíduos sólidos, produzidos e descartados pela humanidade diariamente em aterros sanitários, lixões, e até descuidadamente no meio ambiente, moveu Bastos. Nos últimos anos, a busca por tecnologias para produzir embalagens biodegradáveis, a serem colocadas no mercado em escala industrial, se tornou uma saudável obsessão. “Tinha a visão de que alguma coisa tinha que ser feita para reduzir os resíduos sólidos no mundo”, disse Bastos.

Em sua palestra, no dia 5, o empresário contou toda a trajetória percorrida, nos últimos sete anos, até o momento atual, véspera da entrada do inédito produto da Cbpak Tecnologia no mercado nacional. “Para inovar, não se pode perder o foco”, aconselhou Bastos. Ele revelou as dificuldades e obstáculos vencidos para chegar ao produto final, seu patenteamento e certificação do Cetea (Centro de Tecnologia em Embalagens). “Meu produto é uma solução biodegradável para embalagens”, resumiu.

A equipe da Cbpak é composta por 20 funcionários. Até o final do ano, deverá saltar para 70 ou 100 colaboradores, estima o empresário. “Possuímos equipe própria de Desenvolvimento e Pesquisa (P&D)”, ressaltou. Os primeiros lotes de bandejas biodegradáveis, em vários formatos, vão atender o setor de alimentos.

O segundo setor a ser atendido pela Cbpak deverá ser o de reflorestamento, plantas e jardinagem. “Vamos produzir tubetes e vasos”, avisou. Essas embalagens que vão acondicionar mudas, por exemplo, poderão ser plantadas literalmente no solo, sem necessidade de serem retiradas, como ocorre com os sacos e vasos plásticos. “Não temos ainda escala industrial, mas nosso produto é competitivo em preço”, informou.

A tendência é de que o preço baixe na medida em que as vendas aumentem.

As fecularias de mandioca são as fornecedoras da Cbpak. No plano de negócios da empresa, está prevista a instalação de unidades de produção próximas a centros industriais, atacadistas, entre outros. “Trata-se de um produto leve e não queremos depender de transporte”, observou. Como a mandioca é matéria-prima abundante em todo o território nacional, Bastos prevê que será possível montar unidades de produção das embalagens biodegradáveis em diferentes regiões do País. O site da empresa deverá entrar no ar, nesta semana: www.cbpak.com.br.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "CIÊNCIA E TECNOLOGIA"Índice das publicações sobre "CIÊNCIA E TECNOLOGIA"
28/12/2022 - 06h38 14ª Feteps, no ar com mostra virtual de projetos
29/07/2022 - 06h14 O que significa a internet 5G para o Brasil?
15/06/2022 - 06h45 Chegou a hora do adeus aos `brokers do WhatsApp´?
20/05/2022 - 06h30 Praticidade da tecnologia sem fio
06/05/2022 - 05h54 Tecnologia preventiva contra o sono
19/04/2022 - 06h25 A AI Week reúne a comunidade mundial de IA
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.