09/09/2025  18h12
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Geral
23/03/2008 - 10h43
Site para reduzir fotos de graça
Agência Imprensa Oficial
 

Pesquisadores da USP São Carlos e da Universidade Federal de São Carlos criaram o reduzfoto.com.br, o primeiro site brasileiro que reduz imagens digitais. O uso é gratuito e o serviço foi criado a partir de parceria entre as universidades, o Centro Multidisciplinar para o Desenvolvimento de Materiais Cerâmicos e a empresa Aptor Software.

O site dispensa cadastro e instalação de editores de imagens semelhantes ao Photoshop. Instantâneo, atende ao usuário que deseja somente reduzir o tamanho de uma foto e, em muitas situações, usa computadores compartilhados, ou seja, os disponíveis em lan-houses, universidades e empresas.

Diminuir o tamanho da imagem facilita a transmissão por correio eletrônico e publicação em sites e blogs. Soluciona um problema comum, o fato de o usuário muitas vezes fotografar com câmera digital na resolução máxima, para obter qualidade satisfatória de impressão - porém, depois não consegue encaminhá-la pelo e-mail porque o arquivo fica muito pesado, isto é, excede a quantidade de megas. No site, há três escolhas predefinidas para a redução da foto, nos tamanhos grande, médio e pequeno. Uma quarta opção (chamada avançado) permite diminuir as dimensões a partir de duas medidas de grandeza: porcentagens ou pixels.

A idéia surgiu da dificuldade de usuários que não conseguiam enviar fotos pela Internet e perdiam muito tempo utilizando editores de imagens de uso complexo. Em dois meses de funcionamento e sem divulgação, o site já diminuiu 11,5 mil fotos de internautas.

Qualidade satisfatória - A qualidade das fotos reduzidas é satisfatória, sem cortes nem inserção de marcas-d’água. Existem sites estrangeiros que também oferecem o serviço; contudo, o usuário pode ter dificuldades de compreensão do idioma. As fotos ficam armazenadas no portal durante 15 minutos para o usuário fazer a cópia da versão reduzida em seu computador. Também é possível informar o link da visualização da foto para outra pessoa.

De acordo com Thiago Jabur, gerente da Aptor Software e doutorando pela USP, essa é uma tendência no desenvolvimento de aplicativos na rede virtual. São os chamados SaaS no inglês: Software as a Service; no português: Software como um Serviço. O Google é o precursor mundial em aplicações on-line gratuitas, com editor de textos, planilhas e apresentações. Em breve, serão oferecidos novos serviços no reduzfoto.com.br, como jogos de quebra-cabeças e apresentações de slides com as fotos enviadas.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "GERAL"Índice das publicações sobre "GERAL"
31/12/2022 - 07h26 Aviso da revista eletrônica O Guaruçá
26/12/2022 - 07h43 Pais são obrigados a vacinar crianças?
25/12/2022 - 06h43 Então é Natal! E o que você fez?
16/12/2022 - 05h31 Poupatempo Digital oferece serviços da Jucesp
02/12/2022 - 06h43 Museu do Ipiranga prorroga gratuidade de ingressos
28/11/2022 - 06h19 Seguro é planejamento
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.