10/09/2025  03h35
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Geral
31/03/2008 - 08h09
O lixo revela informações sigilosas
 
 

São cada vez maiores as preocupações que temos de ter em relação à nossa segurança, principalmente vivendo em um centro urbano onde, a cada minuto, um problema acontece. Seja quando andamos na rua, ou pegamos o carro, ou saímos do banco, por exemplo. São inúmeras as situações para nos preocuparmos. Porém, uma que a maioria das pessoas sequer imagina no aspecto da segurança é a questão do lixo.

"Estamos vivendo um boom da tecnologia, onde empresas e pessoas, que têm grande preocupação com a segurança das informações, não medem esforços para manter mais seguras as suas redes, computadores, arquivos, inserindo senhas, criptografando, entre outras ações. Porém, esquecem-se de algo muito importante, que pode revelar muito dos hábitos e informações de uma pessoa: o seu lixo", alerta o engenheiro, especialista em segurança, Nilton Migdal, diretor da Migdal Consulting.

Segundo ele, para exemplificar, em um dos treinamentos que costuma ministrar a agentes, ele pediu para que um de seus alunos pegasse o lixo de uma residência e o examinasse com luva de látex. Num primeiro momento, o agente achou estranho, mas depois entendeu. "Ele descobriu que o dono da casa estava doente e descobriu qual era a doença através dos frascos de remédio encontrados; os locais que a filha freqüentava, através das notas fiscais e boletos do cartão de crédito; extrato de bancos; convite de festas e até um CD Rom com muitas fotos de toda a família", revela Migdal.

De acordo com ele, as informações fornecidas poderiam ser a base para qualquer ladrão ou seqüestrador agir de forma segura e tranqüila. Ele indaga: "Será que empresas e pessoas tratam de forma correta o seu lixo, utilizando fragmentadoras, tanto de papel como de mídias, cds, dvds, suficientes e com procedimentos?"

Migdal ainda alerta que esta metodologia de "achar" o lixo alheio é muito utilizada em espionagem industrial e causa anualmente danos enormes às empresas.

"É importante sabermos controlar mais esta questão para que não transformemos o nosso lixo na preciosa informação que o bandido necessita para nos atacar", finaliza.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "GERAL"Índice das publicações sobre "GERAL"
31/12/2022 - 07h26 Aviso da revista eletrônica O Guaruçá
26/12/2022 - 07h43 Pais são obrigados a vacinar crianças?
25/12/2022 - 06h43 Então é Natal! E o que você fez?
16/12/2022 - 05h31 Poupatempo Digital oferece serviços da Jucesp
02/12/2022 - 06h43 Museu do Ipiranga prorroga gratuidade de ingressos
28/11/2022 - 06h19 Seguro é planejamento
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.