14/09/2025  11h37
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Surfe
02/09/2004 - 17h11
WCT: Paulo Moura salva a pátria no 1º dia no Japão
João Carvalho
 
Pernambucano conquista única vitória brasileira na primeira fase do Quiksilver Pro.
 
Steve Robertson 
  O australiano Taj Burrow no Quiksilver Pro Japan.

Os líderes do ranking mundial, Andy Irons (HAV) e Kelly Slater (EUA), estrearam com vitórias despachando o niteroiense Guilherme Herdy e o paranaense Peterson Rosa para a repescagem do Quiksilver Pro Japan. Outros quatro brasileiros também seguiram o mesmo caminho, mas o pernambucano Paulo Moura salvou a pátria na primeira fase classificatória da sexta etapa do ASP Foster’s World Championship Tour (WCT). Nas ondas de 1 a 1,5 metro de altura em Hebara Beach na quinta-feira de Sol e calor em Chiba, Moura foi o único brasileiro a vencer sua bateria e conquistar classificação direta para a terceira fase no Japão. Já o grande destaque do primeiro dia foi o australiano Taj Burrow, que registrou a maior pontuação - 16,83 pontos - das vinte baterias realizadas na competição que está sendo transmitida com vídeo e locução pelo www.aspworldtour.com.

A estréia do Brasil no Quiksilver Pro Japan ocorreu em dose dupla, com o baiano Armando Daltro e o cabo-friense Victor Ribas sendo derrotados pelo australiano Nathan Hedge na sexta bateria. Mas, na disputa seguinte o pernambucano Paulo Moura deu o troco e com 12,44 pontos derrotou facilmente o cabeça-de-chave Mark Occhilupo, que somou 7,24 pontos, além do japonês Naohisa Ogawa, que só conseguiu marcar 6,90 pontos em suas duas melhores ondas.

O salvador da pátria confessou que treinou bastante para tentar um bom resultado no Japão e melhorar sua posição no ranking. Paulo Moura divide o 17º lugar com o paranaense Peterson Rosa e o niteroiense Guilherme Herdy, os três brasileiros mais bem colocados na classificação geral das cinco etapas do WCT 2004. "Eu estou muito feliz por vencer a bateria, mas isso é só o primeiro passo", disse Moura. "Estou bem concentrado e quero tentar fazer melhor ainda na próxima bateria", prometeu o pernambucano, que desde o início da temporada vem puxando a fila dos brasileiros no ranking mundial.

Na seqüência, começaram a estrear as principais estrelas do Quiksilver Pro Japan e Andy Irons e Kelly Slater confirmaram o favoritismo. Campeão da etapa japonesa no ano passado, o atual bicampeão mundial e líder disparado no WCT 2004, Andy Irons, não chegou a ser ameaçado pelos seus adversários e com 13,00 pontos venceu a oitava bateria. O niteroiense Guilherme Herdy só marcou 7,56 pontos e o japonês Naoto Takanashi terminou em último com 6,00 pontos.

Já o paranaense Peterson Rosa deu mais trabalho para o hexacampeão mundial Kelly Slater. Ele só conseguiu pegar três ondas em toda a bateria e mesmo assim realizou a melhor apresentação brasileira no primeiro dia de disputas no Japão. Tirou uma nota 7 em sua segunda apresentação e liderou o confronto até Slater arrancar um 7,77 quando faltavam três minutos para o término da bateria. O norte-americano já tinha recebido uma nota 7,17 em sua sexta onda e venceu com 14,94 pontos, contra 13,50 pontos do tricampeão brasileiro e 8,93 pontos do japonês Norimasa Ohno.

Os outros dois brasileiros que estão competindo no Japão também terminaram em segundo lugar nas suas baterias e vão ter que disputar uma rodada extra para tentar classificação para a terceira fase do Quiksilver Pro Japan. O catarinense Neco Padaratz totalizou 11,83 pontos na 12ª bateria, que foram superados pelos 13,40 pontos do australiano Dean Morrison. Na disputa seguinte, o potiguar Marcelo Nunes foi melhor do que o ex-campeão mundial Sunny Garcia (HAV), mas outro australiano, Trent Munro, ganhou o confronto por 14,83 x 12,67 pontos.

Neco Padaratz e Marcelo Nunes terminaram escalados na 16ª e última bateria da repescagem e só um poderá avançar para a terceira rodada da competição. Os quatro primeiros confrontos dessa fase dos perdedores já foram realizados no final do primeiro dia e o baiano Armando Daltro vai abrir a sexta-feira tentando sua primeira vitória no WCT 2004 contra o californiano Taylor Knox na quinta bateria.

Depois, tem o niteroiense Guilherme Herdy enfrentando o havaiano Bruce Irons na nona, o paranaense Peterson Rosa contra o australiano Beau Emerton na décima e o cabo-friense Victor Ribas pega outro surfista da Austrália, Nathan Webster, na 11ª das dezesseis baterias da repescagem do Quiksilver Pro Japan. O carioca Raoni Monteiro é o desfalque do Brasil nesta etapa, pois ele escolheu ficar em casa nessa semana, devido ao nascimento da sua primeira filha, Vitória, há duas semanas.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "SURFE"Índice das publicações sobre "SURFE"
02/06/2017 - 08h50 Surfista se prepara para competições nacionais
26/11/2015 - 12h09 Maresias recebe o VII Black BeltChallenge de Surf
12/11/2015 - 10h04 Pâmella Mel estreia no Circuito Brasileiro
08/02/2014 - 07h12 3ª etapa do Encontro Paulista de Escolas de Surf
29/01/2014 - 10h02 Pâmella Mel, 8, uma surfista prodígio
12/01/2014 - 10h01 2ª etapa do Encontro Paulista de Escolas de Surf
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.