09/09/2025  06h17
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Ubatuba
29/05/2008 - 13h00
Ubatuba se destaca no Avistar 2008
 
 
As atividades de observação praticadas no município foram demonstradas em um stand e no painel “Panorama Brasil”, uma mesa redonda que discutiu os principais destinos do turismo de observação no Brasil
 
Ezequias Garcez 
  Carlos Rizzo com Sir Johan Dalgas Frisch.

Ubatuba participou do Avistar 2008 – III Encontro Brasileiro de Observação de Aves, que aconteceu em São Paulo, entre os dias 22 e 25, ganhando notoriedade entre importantes observadores brasileiros e estrangeiros. O Avistar Brasil, maior evento latino-americano de observação de aves, em sua terceira edição, atraiu mais de 150 mil visitantes, entre curiosos, observadores, estudiosos e operadores do turismo de observação. De acordo com Carlos Rizzo, o representante do município no evento, pelo sucesso no Avistar, Ubatuba já estuda a possibilidade de participar do encontro mundial chamado Bird Fair, que acontecerá na Inglaterra, em agosto deste ano.

As atividades de observação praticadas no município foram demonstradas em um stand e no painel “Panorama Brasil”, uma mesa redonda que discutiu os principais destinos do turismo de observação no Brasil. Nesta ocasião, Carlos Rizzo, apresentou os trabalhos desenvolvidos pela prefeitura, por meio da Secretaria do Meio Ambiente. A mesa foi composta por representantes do Ministério do Turismo, da Embratur, do Ibama, do Governo do Estado do Amazonas e do município de Ubatuba.

Foram apresentados os projetos ubatubenses que utilizam a observação de aves como ferramenta para educação ambiental e de capacitação do receptivo, como opção de emprego e geração de renda. Segundo Carlos Rizzo, “o principal objetivo destes projetos é a valorização do meio ambiente, tendo o turismo como conseqüência.”

Privilégio

Sobre a participação no Avistar, Rizzo salienta que, além dos trabalhos, o Avistar propicia encontros notáveis. “Poder conversar com personalidades como Dalgas Frisch é um privilégio. Ele é o pioneiro na gravação dos sons das nossas aves, na década de 1960 e foi ele também que vendeu 10 milhões de discos quando nem se pensava em observação de aves no Brasil.”

Trabalho notável

O idealizador e organizador do Avistar Brasil, Guto Carvalho, vê com alegria a participação de Ubatuba no evento, desde a sua primeira edição: “Fiquei muito bem impressionado com a maturidade e extensão dos trabalhos realizados em Ubatuba. A cidade está se preparando para tornar-se uma liderança em observação de aves, com o foco em educação e perspectivas para médio e longo prazo. Esse caminho é longo e não deve haver medo de segui-lo. Pela distância de São Paulo e pela diversidade da avifauna, não há dúvidas sobre o sucesso no futuro. Basta persistir”.

Werner Mandred Hamma, também da USP, considerou a palestra de Ubatuba como um divisor de águas. “O trabalho de Ubatuba abre os caminhos que todos usarão no futuro, valorizando a comunidade local, educando as crianças e arrumando a casa, para depois abrir-se ao turismo de observação.”

Apoio

O stand de Ubatuba no evento foi patrocinado por empresários locais, além do Sindicato dos Hotéis e da Associação de Restaurantes de Ubatuba (Areuba).

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "UBATUBA"Índice das publicações sobre "UBATUBA"
30/12/2022 - 05h40 Biblioteca de Ubatuba reabre em janeiro
29/12/2022 - 06h34 3ª etapa do Circuito Filipe Toledo Kids On Fire
28/12/2022 - 06h42 Assistência Social divulga campanha em Ubatuba
27/12/2022 - 07h39 E nas areias de Ubatuba... (CDXLIX)
27/12/2022 - 07h37 Inscrições para estágio na Prefeitura de Ubatuba
26/12/2022 - 07h47 IPTU 2023 em Ubatuba
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.