20/03/2026  21h13
· Guia 2026     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Educação
03/04/2004 - 15h33
Mec mantém o Fies
 
 

O Ministério da Educação informa que o programa de Financiamento Estudantil (Fies) está mantido e que, em momento algum, pensou-se em sua extinção. As notícias sobre a suspensão do programa pelo MEC são falsas. O orçamento do Ministério da Educação para o Fies em 2004 é de, aproximadamente, R$ 900 milhões.

A liberação dos recursos será feita no segundo semestre deste ano. Em 2003, a liberação do Fies também ocorreu na mesma época. Hoje, 178.124 alunos são beneficiados pelo Fies em todo o país.

No entanto, o MEC considera que o Financiamento Estudantil não é a melhor solução para possibilitar e aumentar o acesso ao ensino superior. O Fies é um sistema de crédito educativo em que o estudante paga 30% do valor da mensalidade de instituições particulares e os 70% restantes são financiados, com juros de 9% ao ano, para quitação depois da formatura. Além disso, o programa só dispõe de recursos para atender a 26% dos interessados.

Para enfrentar a crescente demanda por recursos para o financiamento estudantil, o MEC está propondo, como alternativa, o programa Universidade para Todos. O Universidade para Todos permitirá o ingresso de jovens em vagas ociosas das universidades privadas do país, por meio da concessão de bolsas de estudo. As instituições de ensino superior associadas ao programa terão a isenção de pagamento de alguns tributos federais, oferecendo, em contrapartida, um número proporcional de vagas gratuitas. Portanto, o ensino será gratuito para os alunos beneficiados pelo Universidade para Todos, ao contrário do que ocorre com os que recorrem ao Fies, que tem de ser pago ao final do curso.

O Ministério da Educação pretende que, com o programa Universidade para Todos, parte dos estudantes que poderiam recorrer ao Fies migre para as vagas gratuitas nas instituições privadas. Após a implantação do programa e na medida em que houver expansão no número dessas vagas, os recursos destinados ao Fies que serão economizados poderão ser realocados para investimento nas universidades públicas federais.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "EDUCAÇÃO"Índice das publicações sobre "EDUCAÇÃO"
30/12/2022 - 05h38 Férias escolares
12/12/2022 - 05h34 Quadrinhos, charges, poemas
09/12/2022 - 05h30 Cinco erros ao ensinar finanças aos filhos
07/12/2022 - 06h06 Alfabetização com letra de forma
23/11/2022 - 05h38 Museu reúne arte, ciência e tecnologia em Brasília
18/11/2022 - 05h57 Conheça as etapas de preparação para o Enem
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2026, UbaWeb. Direitos Reservados.