05/09/2025  03h55
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Surfe
01/09/2008 - 15h16
2º Festival de Longboard Pioneiros
Fábio Maradei
 
Divulgação 

Mais do que um campeonato de surf, uma grande reunião de amigos, reencontros de várias gerações e muita confraternização. Esse é o clima do 2º Festival de Longboard Pioneiros do Litoral Paulista, confirmado para os dias 10 a 14 de setembro, na Praia do José Menino, entre o Canal 1 e o Quebra-Mar, em Santos. O evento contará com atletas que fazem parte da história da modalidade e a expectativa é repetir o sucesso da edição de estréia, no ano passado, com muita festa entre os participantes.

Numa parceria entre a Surf Store, Sthill e Hot Water e co-patrocínio da Hang Loose, o 2º Festival terá várias novidades, tudo com o espírito de agregar a “velha guarda”. Nas ondas, as disputas serão realizadas nos dias 13 e 14, com quatro categorias, exclusivas para os quarentões em diante (abaixo disso, só como espectador) – 40 a 45, 46 a 49, 50 a 54 e 55 para cima.

Fora do mar, a programação começa antes. Desta vez, serão cinco dias de atrações, começando com a homenagem aos shapers da região. No dia 10, a partir das 19h, os atletas participantes e suas famílias estarão reunidos na Surf Store Casa da Praia, na Ponta da Praia, para homenagear os profissionais que produzem as pranchas, numa iniciativa da Reef. “Serão expostos painéis com fotos antigas, contando um pouco da trajetória desses artesões do mar. Já queremos começar as atividades com emoção”, contou Marcelo Morais, organizador do evento.

“É muito bom ver três surf shops que sempre investiram no surf da região atuando juntas em prol do esporte, para ajudar a resgatar momentos de alegria e investir em pessoas apaixonadas pelo surf. O patrocínio da Hang Loose também é muito importante para abrilhantar essa festa. Teremos grandes nomes competindo, surfistas que foram pioneiros e são exemplos para a nova geração”, acrescentou Marcelo.

Já no dia 11, a New Advance e o Cine Roxy promoverão uma sessão de cinema para os amantes do longboard, com entrada gratuita a todos os competidores e familiares. Na véspera da competição, os atletas estarão reunidos para o simpósio técnico. Já nos dias das disputas, os atletas terão duas churrascadas, uma no sábado à tarde, na sede do Barriga Bowl, na Praia do Itararé, e outra após as finais, na própria arena do evento.

SUCESSO - Realizada no início de julho de 2007, também na Praia do José Menino, a edição de estréia do Festival de Longboard Pioneiros do Litoral Paulista foi um sucesso. O evento reuniu nomes de destaque da história do surf. Muitos deles nunca foram competidores, mas participaram, contagiados pela animação dos amigos. O destaque ficou para os surfistas mais velhos.

Dono da maior fábrica de pranchas da América Latina, Thyola, de Guarujá, foi o vencedor da categoria 55 anos para cima. O exportador de café, John Wolthers, de Santos, levou na 50 a 54 e ainda ficou com a melhor nota do evento, 9 pontos. O shaper Luiz Juquinha, também de Guarujá, faturou a 46 a 49; enquanto que o comerciante Jaime Patola, de São Vicente, venceu entre os “caçulas”, de 40 a 45 anos.

Independente das disputas nas ondas, os atletas se reuniam na arena montada na praia, para conversar, relembrar os bons e velhos momentos, reencontrar amigos, apresentar as famílias. “Reunimos surfistas que conheço há mais de 40 anos. Surfávamos logo no começo, com madeirites. O tempo passou, mas continuamos na praia, surfando, vivendo com a natureza”, disse um dos idealizadores do evento, José Luis Sant’Anna, respeitado surfista do “pico”, com 57 anos de idade.

Seguindo o espírito de confraternização, a competição teve características especiais. A maioria dos juízes, por exemplo, foi formada de veteranos, alguns especialistas em long, como Mauro Rabellé, os irmãos Sérgio e Zé Gadelha, Alemão Sunless, Carlos Carmelo e Hélio Coquinho.

Mauro, Alemão e Coquinho também competiram, sendo que o último chegou à final e foi vice da 50 a 54, representando muito bem a classe. Surfistas profissionais também prestigiaram o Festival, trabalhando na retaguarda, como Giovanni Ferranti (que já foi campeão paulista júnior) e Renato Wanderley (ex-WCT). Mais informações sobre o evento pelo telefone (13) 3227-9577 ou pelo e-mail surfstore@surfstore.com.br.

Resultados de 2007

55 ANOS PARA CIMA
1 Thyola – Guarujá
2 Flávio La Barre – Itanhaém
3 Zé Paioli – São Paulo
4 Sant’Anna – Santos

50 A 54 ANOS
1 John Wolthers – Santos
2 Hélio Coquinho – Guarujá
3 Wagnão – Santos
4 Ricardo Blanco – Santos

46 A 49 ANOS
1 Luiz Juquinha – Guarujá
2 Almir Salazar – Santos
3 Victor Kuhne (Orelhão) – Santos
4 Jeferson Bigode – Santos

40 A 45 ANOS
1 Jaime Patola – São Vicente
2 Wagner Ramos – São Vicente
3 Douglas Vaz – Santos
4 Maurício Belchior – São Vicente

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "SURFE"Índice das publicações sobre "SURFE"
02/06/2017 - 08h50 Surfista se prepara para competições nacionais
26/11/2015 - 12h09 Maresias recebe o VII Black BeltChallenge de Surf
12/11/2015 - 10h04 Pâmella Mel estreia no Circuito Brasileiro
08/02/2014 - 07h12 3ª etapa do Encontro Paulista de Escolas de Surf
29/01/2014 - 10h02 Pâmella Mel, 8, uma surfista prodígio
12/01/2014 - 10h01 2ª etapa do Encontro Paulista de Escolas de Surf
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.