05/09/2025  03h52
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Informática e Internet
02/09/2008 - 06h53
Os riscos da inclusão digital
Luis Roberto Mulla
 

O esforço da sociedade no processo de inclusão digital tem dado a grande massa a oportunidade de acesso a antes nem sonhados benefícios tecnológicos e como conseqüência tem levado cada vez mais pessoas a expor informações sigilosas ao mundo cibernético. A pesquisa divulgada pela Febraban apresenta um aumento de 9,2% de acessos a internet banking da população de baixa renda de 2006 a 2007. Isso significa algo em torno de 29,8 milhões de pessoas acessando suas contas bancárias, realizando transferências, aplicações e todo um leque de transações envolvendo muitas vezes o único capital disponível.

Certamente, grande volume destas pessoas sequer tem hoje a noção exata de quão necessário se faz ter seus computadores pessoais protegidos de invasores maliciosos, de olho em alguns usuários desprevenidos e ávidos por informações que possam levá-los a crimes digitais muitas vezes de pequeno valor, porém de grande volume.

A contar pelo avanço inexpressivo de combate a este tipo de crime, estão sendo incluídas milhares de pessoas a um mundo totalmente novo. Cookies, nível de segurança de navegadores, anti-vírus, anti-spam, não passam de um novo dialeto, tão incomum de se compreender como a escrita grega. Gregos que inconscientemente criaram o famoso cavalo-de-tróia, mecanismo que hoje infesta grande parte dos computadores pessoais e fazem de milhares de pessoas verem expostas suas preciosas informações.

Temos visto também a grande preocupação das instituições financeiras em criar mecanismos cada vez mais sofisticados para evitar que seus clientes possam estar envolvidos em fraudes eletrônicos e várias informações são disponibilizadas em seus sites e em suas agências para que seus usuários tenham o mínimo de cuidado com as transações que serão efetuadas. Porém é válido lembrar que não disponibilizamos apenas informações em sites de banco, fazemos acesso a todo tipo de sites em que, compramos ou vendemos, realizamos cadastros e mais cadastros em listas de discussão, para recebimento de boletins, acesso a sites do governo para informação sobre a posição de nosso FGTS, consultamos nossa fatura do cartão de crédito através do site de financiadoras e assim deixamos nossas “pegadas” digitais por todo o ciberespaço.

Como todo bom cidadão, cabe a cada um de nós, que possuímos acesso e discernimento dos riscos inerentes a transações eletrônicas, divulgar e orientar todos as pessoas ou entidades que conhecemos e que podem ser alvo deste tipo de crime. Talvez não sejamos nós que iremos evitar todos os abusos virtuais, mas certamente estaremos contribuindo para que a inclusão digital traga mais benefícios do que prejuízos.


Nota do Editor: Luis Roberto Mulla é Diretor de Serviços e TI da TOTVS – Unidades do Interior Paulista, Bacharel em Ciências Economias e Pós-graduado em Análise de Sistemas. E-mail: luis.mulla@totvs.com.br.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "INFORMÁTICA E INTERNET"Índice das publicações sobre "INFORMÁTICA E INTERNET"
26/01/2022 - 05h47 Agência Brasil explica o que são cookies
20/04/2021 - 06h28 Cyber segurança e os dados
11/02/2021 - 06h10 Dia da Internet Segura
03/08/2020 - 07h40 Brasil, o país do podcast
02/08/2020 - 06h25 Como evitar ataques cibernéticos em home office
27/06/2020 - 06h53 Como evitar ataques cibernéticos em home office
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.