03/09/2025  14h39
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Economia e Negócios
03/10/2008 - 13h15
Estudante utiliza pouco o desconto de 50%
Marcos Crivelaro
 

Se você entrar em uma sala de aula e perguntar onde os estudantes utilizam o desconto de 50% a resposta mais ouvida será transporte, cinema e teatro. Mas quando se pergunta quantas vezes eles vão ao cinema e ao teatro poucos respondem ou respondem que vão poucas vezes. Mesmo pagando meia-entrada eles não freqüentam esse tipo de lazer porque ainda acham caro ou não possuem o hábito. Mas além dessas três opções existem outras que os jovens desconhecem.

São Paulo: a Lei Estadual 7.844/92 é a que garante efetivamente o desconto de 50% aos estudantes. O benefício da meia-entrada é concedido a estudantes de ensino fundamental, médio ou superior (carteira de identificação estudantil expedida por): escolas da rede pública ou particular de ensino ou por associações ou agremiações estudantis (UNE, UBES, UMES, diretórios acadêmicos, centros acadêmicos ou diretórios centrais de estudantes). Para ter direito à essa forma de desconto, o estudante deve levar comprovante de matrícula (datado), foto 3X4 e documento de identificação. Não existem limitações relativas à quantidade de ingressos e/ou condições diferentes para aquisição do mesmo.

Cinema e teatro: a carteira de estudante é a vilã dos altos preços do cinema e teatro segundo entidades ligadas ao setor. Isso porque atualmente 75% do público dos cinemas brasileiros pagam meio entrada, sendo que o preço médio é de R$ 8. Mas redução no preço da entrada inteira é possível? Sim. Em Porto Alegre ocorre o menor valor de entrada inteira porque lá apenas concede-se desconto de 10% nos fins de semana, e 50% de segunda a quinta-feira, os dias mais ociosos (no Rio Grande do Sul, a meia-entrada é considerada inconstitucional).

Instituições de ensino: a própria instituição de ensino onde o aluno estuda, principalmente se for privada, possui convênio com o comércio local. É possível se obter desconto em livrarias, restaurantes e lojas.

Exterior: o estudante que vai ao exterior tem a possibilidade de conseguir bons descontos nos preços das passagens de transportes locais, de pacotes internacionais e nos ingressos de atrações turísticas de vários países. Para isso, basta levar uma ou várias das conhecidas carteiras de desconto. As principais são a ISIC e a IYTC. A ISIC (International Student Identity Card), ou Carteira Mundial do Estudante, é a única identidade estudantil reconhecida no mundo todo. É válida em 118 países e oferece descontos de até 50% (inclusive no Brasil) em Alimentação, Acessórios de Autos, Bares, Baladas, Educação, Esportes, Hospedagem, Informática, Livrarias, Moda, Saúde, Beleza, Passagens aéreas, Aluguel de carro. A IYTC (International Youth Travel Card), ou Carteira Mundial do Jovem, é válida em mais de 23 países europeus e pode ser utilizada por jovens com até 25 anos de idade, mesmo que não sejam estudantes.

Restrições: principalmente em casas de shows e bares a compra de meia-entrada não é permitida ou é limitada a 30% da capacidade da casa. Já os alunos que estão na terceira idade são obrigados a pagar entrada inteira caso o aluno não tenha atingido os 60 anos. E, exceto cinema, a meia-entrada não é cumulativa com outros descontos oferecidos.

Propostas: existem diversas propostas no legislativo estadual e federal alterando a lei da meia-entrada. Alguns exemplos:

- a concessão de desconto de 50% nas passagens para alunos e professores durante a baixa temporada, que compreende os períodos de 1º de março a 30 de junho e de 1º de agosto a 30 de outubro de cada ano. O desconto terá sempre caráter pessoal e intransferível, sendo vedada sua utilização duas vezes no mesmo ano.

- concessão da meia-entrada ficar limitada a 40% do total dos ingressos disponíveis para cada evento.

- assegurar a qualquer pessoa menor de 21, ainda que não seja estudante, o direito à meia-entrada.


Nota do Editor: Marcos Crivelaro é professor PhD da FIAP - Faculdade de Informática e Administração Paulista e da Faculdade Módulo, especialista em matemática financeira e consultor em finanças. Autor do livro "Como sair do vermelho e tornar-se um investidor de sucesso" (www.edufinanceira.com.br).

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "ECONOMIA E NEGÓCIOS"Índice das publicações sobre "ECONOMIA E NEGÓCIOS"
30/12/2022 - 05h36 Para crescer é preciso investir
27/12/2022 - 07h35 Crise e escuridão
20/12/2022 - 06h18 A inovação que o Brasil precisa
11/12/2022 - 05h50 Como funciona o treinamento de franqueados?
06/12/2022 - 05h49 Aplicações financeiras
05/12/2022 - 05h54 Cresce procura por veículos elétricos no Brasil
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.