02/09/2025  21h45
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Ubatuba
22/11/2008 - 18h03
Zona Azul começa a ser implantada em Ubatuba
 
 

Começou a funcionar esta semana, em Ubatuba, o sistema de Zona Azul, inicialmente nas praias Grande e Maranduba. Esse ano a cobrança será feita por uma empresa vencedora do processo licitatório na Prefeitura de Ubatuba, a DCT Tecnologia e Serviços Ltda. A cobrança ainda atingirá as praias Domingas Dias, Dura, Lagoinha, Tenório, Perequê-Açu, Vermelha do Norte, Itamambuca e Félix. Nas praias o valor cobrado será de R$ 5,00 o período de 12 horas e será utilizado o sistema eletrônico, onde num aparelho tipo palm top o funcionário da empresa, devidamente uniformizado e identificado, já emitirá o bilhete com os dados do veículo, local e hora. Esse mesmo bilhete poderá ser usado em mais de uma praia, desde que seja no mesmo dia. A cobrança nas praias se estenderá até o Carnaval.

Terceirização

Esse é o primeiro ano em que o sistema de estacionamento rotativo será explorado por uma empresa. No processo licitatório aberto pela Prefeitura de Ubatuba seis empresas disputaram a cobrança. O secretário de Administração da Prefeitura, Sílvio Bonfiglioli explica que para a Prefeitura os custos de contratação de mão-de-obra para esse serviços eram muito onerosos. “A Prefeitura gastava cerca de 70% do valor arrecadado numa temporada só com os funcionários contratados, onde incluímos nessa porcentagem encargos trabalhistas, processo licitatório e depois de três meses mais encargos para dispensarmos essas pessoas. Se ainda comprássemos os equipamentos eletrônicos teríamos outros custos também como treinamentos para a utilização dos mesmos”, explicou o secretário. Ainda de acordo com Bonfiglioli, o edital agora prevê que a Prefeitura ficará com 12% do valor líquido arrecadado. “Nesse ano usaremos esse sistema, o que para nós hoje é o mais viável, flexível. Se no final da temporada avaliarmos que o resultado não foi satisfatório, buscaremos outras soluções”, finalizou o secretário.

Zona Azul no Centro

A partir da próxima segunda-feira, dia 24, a Zona Azul também passará a existir em algumas ruas do centro da cidade e nos bolsões de estacionamento do Aeroporto, Praça de Eventos da Avenida Iperoig, Ilha dos Pescadores e na praça Alberto Santos, no Itaguá. No centro ainda será utilizado o sistema de raspadinha, que poderá ser adquirido com os monitores. O valor será de R$ 1,00 a hora.

O secretário de Administração da Prefeitura, Silvio Bonfiglioli, explica que a cobrança no centro tem caráter de organização. “A cobrança nas ruas do centro busca um reordenamento do trânsito no local”, disse o secretário.

Mão-de-obra local

A empresa DCT Tecnologia e Serviços Ltda, que irá explorar a Zona Azul, utilizou somente a mão-de-obra local da cidade para contratar os 100 agentes, que receberam treinamentos específicos, principalmente para a utilização dos equipamentos eletrônicos. No ano passado a Prefeitura de Ubatuba já esteve reunida com a Associação Comercial e Industrial de Ubatuba, o Conselho Municipal de Turismo, o Conselho Municipal de Desenvolvimento e as Associações representantes de moradores de bairros dos locais abrangidos pela cobrança, discutindo a implantação da Zona Azul no município. (Fonte: AICS - PMEBU)

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "UBATUBA"Índice das publicações sobre "UBATUBA"
30/12/2022 - 05h40 Biblioteca de Ubatuba reabre em janeiro
29/12/2022 - 06h34 3ª etapa do Circuito Filipe Toledo Kids On Fire
28/12/2022 - 06h42 Assistência Social divulga campanha em Ubatuba
27/12/2022 - 07h39 E nas areias de Ubatuba... (CDXLIX)
27/12/2022 - 07h37 Inscrições para estágio na Prefeitura de Ubatuba
26/12/2022 - 07h47 IPTU 2023 em Ubatuba
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.