14/09/2025  06h08
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Surfe
29/09/2004 - 20h00
Brasileiros massacram os norte-americanos no WCT
João Carvalho
 
Única derrota ocorreu no confronto verde-amarelo vencido por Marcelo Nunes.
 
Pierre Tostee 
  O surfista brasileiro Armando Daltro durante o Quiksilver Pro France 2004.

Dos oito brasileiros que integram a elite do surfe mundial, sete continuam na disputa do título do Quiksilver Pro France. O niteroiense Guilherme Herdy e o paranaense Peterson Rosa já tinham garantido classificação direta para a terceira rodada por terem estreado com vitórias na primeira fase. E nesta terça-feira, mais cinco passaram pela repescagem num verdadeiro massacre sobre os surfistas norte-americanos. A única baixa foi o pernambucano Paulo Moura, que perdeu o confronto verde-amarelo contra o potiguar Marcelo Nunes. A primeira vitória do dia foi conquistada pelo baiano Armando Daltro, que despachou o número 6 do ranking mundial, Damien Hobgood, e agora vai enfrentar um dos favoritos ao título na França, o hexacampeão Kelly Slater, na disputa por uma vaga nas oitavas-de-final da oitava etapa do ASP Foster’s World Championship Tour (WCT) 2004.

Pelo segundo dia consecutivo, as disputas ocorreram em duas praias diferentes. As nove primeiras baterias da repescagem foram realizadas em boas ondas, variando de meio a 1,5 metro de altura, em Le Culs Nus, uma praia de nudismo localizada em Hossegor. Já as outras foram disputadas em Le Penon, que apresentava melhores condições na maré cheia.

A terça-feira começou com os australianos Joel Parkinson e Nathan Hedge confirmando o favoritismo contra o norte-americano Tom Curren e Frederic Robin, da Ilha Reunião, respectivamente. Mas, no terceiro confronto em Le Culs Nus, o baiano Armando Daltro derrubou o primeiro cabeça-de-chave, despachando Damien Hobgood com uma larga vantagem de 13,60 x 9,67 pontos.

"Eu estou muito feliz, porque é sempre muito difícil derrotar os surfistas que estão na ponta do ranking", falou Armando Daltro. "Mas, eu tento fazer o meu melhor e tive sorte de pegar uma boa onda no começo da bateria com o Damien. Assim, eu pude relaxar e esperar por outra boa onda para confirmar a vitória", contou Daltro, que agora terá pela frente o hexacampeão mundial Kelly Slater. "É, vai ser mais uma disputa muito dura, mas é isso mesmo, pois como eu estou entre os últimos colocados no ranking sempre vou pegar os líderes nas primeiras rodadas", disse o surfista que há 3 anos compete sem um patrocinador principal no bico da prancha.

Ainda em Le Culs Nus, o carioca Raoni Monteiro bateu o californiano Taylor Knox por décimos de diferença - 12,84 x 12,43 pontos - e seguiu para enfrentar o australiano Daniel Wills na terceira fase do Quiksilver Pro France. Depois de mais uma bateria, a competição foi transferida para Le Penon, que apresentava melhores condições na maré cheia, porém as ondas de meio a 1,5 metro de altura tinham formação apenas regular. Os brasileiros competiram nos três primeiros confrontos na nova praia.

No primeiro, o potiguar Marcelo Nunes não encontrou dificuldades para despachar o brasileiro mais bem colocado no ranking mundial por 13,83 x 9,06 pontos. Com a derrota prematura, o pernambucano Paulo Moura deve perder a 16ª posição no seleto grupo dos top-16 da ASP. Na disputa seguinte, o catarinense Neco Padaratz realizou a melhor apresentação brasileira no evento que ele foi campeão em 2002, numa decisão contra Andy Irons. Neco superou Cory Lopez por 15,60 x 14,44 pontos.

BRASIL NAS OITAVAS - E para completar a ótima participação do Brasil na repescagem, o cabo-friense Victor Ribas eliminou o californiano Pat O’Connell por 11,50 x 8,17 pontos. Ribas agora vai participar do segundo confronto 100% brasileiro no Quiksilver Pro France, disputando a 14ª vaga para as oitavas-de-final contra o niteroiense Guilherme Herdy.

A estréia do Brasil na terceira fase será com o paranaense Peterson Rosa, que foi escalado como cabeça-de-chave na terceira bateria e terá como adversário o australiano Chris Davidson. Na quinta, tem o carioca Raoni Monteiro com Daniel Wills, também da Austrália. Depois, na nona bateria, o baiano Armando Daltro pega um dos grandes favoritos ao título na França, o norte-americano Kelly Slater.

O potiguar Marcelo Nunes disputa classificação para as oitavas-de-final contra o australiano Michael Lowe na 12ª bateria. Aí vem o confronto verde-amarelo entre Guilherme Herdy e Victor Ribas na 14ª e o catarinense Neco Padaratz fecha a terceira rodada do Quiksilver Pro France enfrentando mais um australiano, Lee Winkler.

Uma chamada já foi confirmada para às 8 horas na França, quando os organizadores anunciarão qual a praia escolhida para sediar a competição na quarta-feira. O primeiro dos dois eventos da "perna européia" do WCT tem prazo até o próximo domingo para ser encerrado e na semana que vem a elite do surf mundial segue para a Espanha, onde será realizada a nona e última etapa antes do Nova Schin Festival WCT Brasil 2004, que vai agitar Santa Catarina entre os dias 01 e 10 de novembro.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "SURFE"Índice das publicações sobre "SURFE"
02/06/2017 - 08h50 Surfista se prepara para competições nacionais
26/11/2015 - 12h09 Maresias recebe o VII Black BeltChallenge de Surf
12/11/2015 - 10h04 Pâmella Mel estreia no Circuito Brasileiro
08/02/2014 - 07h12 3ª etapa do Encontro Paulista de Escolas de Surf
29/01/2014 - 10h02 Pâmella Mel, 8, uma surfista prodígio
12/01/2014 - 10h01 2ª etapa do Encontro Paulista de Escolas de Surf
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.