02/09/2025  04h52
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Ubatuba
13/02/2009 - 11h04
Bolo de casamento com recheio de abacaxi
Ezequiel dos Santos
 
 
Divulgação 
  Pé de abacaxi.

Neste mês, dois casais na região sul de Ubatuba estão sendo parabenizadas pelos anos de casamento, e daí? Bom, é que sem querer depois de 20 anos seus caminhos se cruzaram. No dia 14 de janeiro de 1989, no Sertão da Quina, casavam Rose e Orlando Manuel, e como todas as festas de casamento não poderia faltar o bolo. Dentre os preparativos envolvendo quase toda da família o bolo doce foi o mais trabalhoso, foram feitas 100 massas de bolo e recheados com abacaxi, plantados e colhidos no próprio bairro. Já o outro casal cortava o bolo doce há 54 anos, eram eles Antonio Fernandes da Silva (75) e Clarice da Silva Fernandes (72) que tiveram nove filhos e viviam totalmente da agricultura familiar, dentre as culturas plantavam o abacaxi, daqueles que rechearam o bolo do Orlando e da Rose trinta e quatro anos depois.

Naquele dia foram adquiridos 100 (cem unidades) que vieram de carrinho de mão morro abaixo, cerca de dois quilômetros por um acesso estreito que levava até a Pedra Preta, nas grandes roças, locais conhecidos como Morro da Onça e Taquari. Na propriedade do "Seu Antonio" sempre houve cerca de pelo menos 5000 (cinco mil) pés de abacaxi plantados, sem contar o mandiocal, o bananal, o canavial, o laranjal, o cafezal, as hortaliças, as plantas medicinais etc.

Depois que a Promotoria Pública do Meio Ambiente retirou a energia elétrica de sua residência em 2006 muita coisa mudou, acabou aquela alegria familiar costumeira, onde os filhos mais velhos Maria de Jesus, Vicentina Fernandes e José Fernandes da Silva eram os responsáveis pela manutenção da roça e os mais novos ora brincavam, ora trabalhavam de fato.

José Fernandes foi o filho que mais se abalou com a retirada da energia elétrica da residência. Sua mãe esperou mais de meio século para ter uma geladeira e quando conseguiu teve seu sonho amputado sem dó nem piedade. José Fernandes o homem mais velho era o braço mais atuante na manutenção da roça e da casa, hoje encontra-se triste, muito triste.

A própria Promotoria do Meio Ambiente declarou em documento de audiência de que o responsável pelo Parque Estadual da Serra do Mar (que faltou na audiência) regularizasse a situação daquela família. A comunidade aguarda, mas até quando? Será que teremos que fazer um bolo de aniversário pela morosidade causada pelos "ambientalóides verdolengos" que muitas vezes pregam o "ecobesteiról" utilizando-se de "pessoas biodesagradáveis" para criar um clima de famílias bandidas, criminosas e sem direito a nada, como tantas outras que conhecemos em Ubatuba?

Seu Antonio ainda lembra de que o compadre Manoel Gaspar, 75 (pai do Orlando), pagou alguns "Contos de Réis" pela encomenda. Já Manoel Gaspar que trabalhou no morro expressa seu desapontamento tamanho à covardia ocorrida.

Para Pedro Félix dos Santos, 75, também compadre e que trabalhou no morro reclama dos direitos iguais, "pena que os direitos iguais são mais iguais para uns do que para outros, parece que depende de quanto$ verde$ cada um possui", conclui indignado.

Mesmo adoentada com a geladeira apodrecendo, vivendo ainda no escuro, tomando banho de água fria, com medo de ser maltratada novamente, por vezes dá para sentir um lindo e gostoso sorriso, daqueles autênticos e sinceros na face sofrida de Dona Clarice. A população espera não precisar colher abacaxi para o bolo de falecimento daquela família ainda no escuro, séculos após a descoberta da energia elétrica e a lâmpada.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "UBATUBA"Índice das publicações sobre "UBATUBA"
30/12/2022 - 05h40 Biblioteca de Ubatuba reabre em janeiro
29/12/2022 - 06h34 3ª etapa do Circuito Filipe Toledo Kids On Fire
28/12/2022 - 06h42 Assistência Social divulga campanha em Ubatuba
27/12/2022 - 07h39 E nas areias de Ubatuba... (CDXLIX)
27/12/2022 - 07h37 Inscrições para estágio na Prefeitura de Ubatuba
26/12/2022 - 07h47 IPTU 2023 em Ubatuba
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.