02/09/2025  00h21
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Informática e Internet
27/03/2009 - 17h26
Aprenda a fazer um vídeo doméstico para a web
 
 

Produção de vídeo sempre foi assunto para profissionais. Mas com a popularização dos vídeos na internet, muita gente descobriu na rede mundial de computadores um bom jeito de divulgar currículo, promover bandas, espalhar marketing viral, ou simplesmente, conseguir seus 15 minutos de fama.

Segundo uma pesquisa realizada pela consultoria comScore, o portal YouTube superou pela primeira vez a marca de 100 milhões de usuários no mundo, em janeiro. Só nele já foram vistos cerca de seis bilhões de vídeos e registrados 100 milhões de espectadores.

A banda Os Seminovos, de Uberlândia, explodiu assim. Com um clipe, feito pelo chargista Maurício Ricardo, e integrante da banda, na web. E opções não faltam quando o assunto é vídeo doméstico. Além do YouTube, blog´s, Orkut, MySpace, Facebook são a grande chance de sair do anonimato.

Produção doméstica

Mas, engana-se quem pensa que é preciso recursos ou uma poderosa ilha de edição para fazer um vídeo caseiro. Daniel Labanca, diretor da Cinefilmes, uma das maiores produtoras do interior de Minas Gerais, dá algumas dicas. "Encontre no computador o programa Windows Movie Maker. Depois adicione as imagens ou importe qualquer vídeo para que possa editar. Com esta ferramenta pode adicionar efeitos de transição nos filmes, textos e efeitos de áudio", orienta.

Desenvolvida pela Microsoft, o Windows Movie Maker permite editar clipes e acrescentar o áudio de sua preferência. “Este recurso é bom para as pessoas terem noção de como é fazer e criar um vídeo. E também a ficarem mais críticas ao perceber o trabalho que pode dar uma produção de qualidade”, explica Labanca.

Mas atenção. Além de um pouquinho de técnica, é preciso paciência. A estudante de Direito, Emanuelle Oliveira, faz inúmeros vídeos com o programa. "Ele divide automaticamente o vídeo em segmentos. Assim, facilita as ações de arrastar e soltar as partes e os efeitos que deseja, mas para um bom resultado é preciso ter tempo e muita calma”, garante.

Brincadeira pode virar negócio

Quem se aventura pelo mundo audiovisual pode conquistar mais do que um passatempo. Para Daniel Labanca oportunidades de trabalho podem surgir através deste programa. “O mercado precisa de profissionais criativos e dedicados e muitas vezes ficamos de olho em quem está inovando na Internet”, diz.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "INFORMÁTICA E INTERNET"Índice das publicações sobre "INFORMÁTICA E INTERNET"
26/01/2022 - 05h47 Agência Brasil explica o que são cookies
20/04/2021 - 06h28 Cyber segurança e os dados
11/02/2021 - 06h10 Dia da Internet Segura
03/08/2020 - 07h40 Brasil, o país do podcast
02/08/2020 - 06h25 Como evitar ataques cibernéticos em home office
27/06/2020 - 06h53 Como evitar ataques cibernéticos em home office
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.