10/12/2022  06h10
· Guia 2022     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Observação de aves
31/03/2009 - 15h00
Aves de Ubatuba são retratadas em livro
Alessandra Jorge
 
Imagens feitas por Ricardo Martins compõem o livro “O Encanto das Aves”
Divulgação 

A rica diversidade da avifauna de Ubatuba com 511 espécies catalogadas encantou o fotógrafo de natureza Ricardo Martins, que decidiu mostrar ao mundo a beleza das espécies encontradas na Mata Atlântica da cidade e em outros locais do Vale do Paraíba, Serra e Parque Nacional de Itataia (RJ).

As 240 imagens de aves e paisagens desse importante ecossistema poderão ser conferidas em breve no livro “O Encanto das Aves”, em fase de pré-venda pelo site www.ricardomartins.org.

Saíras, beija-flores, tucanos e tantas outras espécies passeiam pelas páginas do livro beneficiado pela Lei Rouanet e com o patrocínio das empresas Uniodonto (Sistemas de Saúde Odontológica), Intermédica (Sistema de Saúde) e Notre Dame (Seguradora).

Rizzo - O trabalho conta com a colaboração do ornitólogo amador Carlos Rizzo, especialista na atividade de observação de aves. Rizzo, por meio da Secretaria de Meio Ambiente de Ubatuba, coordena o trabalho de divulgação da atividade como ferramenta para a educação ambiental e como opção para o turismo de baixa temporada.

“Um livro como este revela belezas que despertam o encantamento e valoriza a riqueza da avifauna de Ubatuba que é reconhecida mundialmente pela sua diversidade”, disse Rizzo.

A opinião de Rizzo é compartilhada pelo fotógrafo. “As imagens devem impressionar e provocar o interesse em conhecer essas espécies na natureza. Eu espero que o meu trabalho desperte a consciência ambiental e que também estimule a prática do turismo de observação”, disse Ricardo, que que ainda descreve a experiência.

“Há dez anos vivo do fascínio de desvendar a natureza. A idéia do livro surgiu quando eu estava em Ubatuba e vi a saíra-sete-cores, que me deixou fascinado. A partir disso resolvi me aprofundar. Nesse trabalho eu busco brincar com as cores das aves em cenários que Ubatuba propicia aos que se encantam com a beleza.”

O lançamento oficial do livro “O Encanto das Aves” está previsto para setembro.

As fotos de Ricardo Martins, além de ser conteúdo editorial, também estão estampadas em objetos para decoração e acessórios como bolsas retornáveis, as chamadas “ecobags” que substituem as sacolas de plástico dos supermercados, almofadas, fineart, entre outros.

Pré-venda - O livro “O Encanto das Aves” já pode ser adquirido pelo site www.ricardomartins.org, onde também podem ser vistos demais trabalhos do fotógrafo e todos os produtos da grife Ricardo Martins.

Outros projetos - Ricardo Martins tem outros dois trabalhos aprovados pela Lei Rouanet, que estão em fase de captação de apoiadores. Em um deles, “A Riqueza de Um Vale”, o fotógrafo revela ao público as belezas do Vale do Paraíba, entre elas a região do Ribeirão Grande em Pindamonhangaba.

Encerra a trilogia o livro “Parques de São José dos Campos”, um apanhado das áreas verdes que tornam a vida na cidade com mais qualidade, mas que muitos desconhecem.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "OBSERVAÇÃO DE AVES"Índice das publicações sobre "OBSERVAÇÃO DE AVES"
27/10/2017 - 08h51 Birdwatching não é somente para especialistas
19/10/2016 - 05h57 Big Day Brasil: um dia para passarinhar
01/06/2012 - 12h01 Papa-moscas-canela é identificado em Ubatuba
12/01/2009 - 11h01 Curso de observação de aves a distância
10/01/2009 - 08h14 Ainda 2008
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2022, UbaWeb. Direitos Reservados.