Leonardo Neves disputa um inédito tricampeonato brasileiro em casa.
| Nilton Santos |  | | | Pódio da etapa do SuperSurf 2004 de Pernambuco, onde o ubatubense Renato Galvão assumiu a liderança isolada no ranking brasileiro. |
|
Depois de passar por Florianópolis (SC), São Sebastião (SP), Ipojuca (PE) e Ubatuba (SP), a divisão principal do Circuito Brasileiro de Surfe Profissional fecha a temporada nesta semana no "Maracanã do Surfe", como é conhecida a praia de Itaúna, em Saquarema (RJ). A grande final do SuperSurf 2004 começa nesta quarta-feira e vai até domingo na Região dos Lagos do Rio de Janeiro e o carioca Leonardo Neves disputa um inédito tricampeonato brasileiro consecutivo em casa, num verdadeiro confronto entre Rio de Janeiro e São Paulo, ou entre Saquarema e Ubatuba, cidades que foram palco das primeiras competições no Brasil com os antigos Festivais de Surfe da década de 70. Desta vez, Léo Neves chega na última etapa em terceiro lugar no ranking, atrás respectivamente dos ubatubenses Renato Galvão e Odirlei Coutinho. Já na categoria feminina, a disputa pelo título brasileiro envolve apenas a cearense Silvana Lima e Suelen Naraisa, também de Ubatuba. "Nenhum dos títulos que conquistei foi fácil. O primeiro então eu estava em oitavo ou décimo no ranking, não lembro, e fui passando as baterias, os outros foram caindo e a decisão acabou sendo na final contra o Peterson Rosa", recordou Leonardo Neves. "Eu estou na maior expectativa. Até deixei de competir em alguns eventos para ficar aqui treinando direto para este campeonato. Estava com um problema no joelho, mas já estou bem, com boas pranchas e agora é só esperar começar o evento", falou Léo, mostrando muita tranqüilidade. "Desde o começo do ano coloquei como meta ser tricampeão do SuperSurf. O Renato (Galvão) e o Odirlei (Coutinho) começaram bem o circuito, mas todo ano é assim, eu só consigo os melhores resultados na reta final da temporada. Agora não é diferente e só espero que tenha onda boa para o show de surfe ser completo", continuou Léo Neves, que quer repetir o ótimo desempenho dos anos anteriores em Saquarema, onde mora o surfista carioca de Brás de Pina. "Minha primeira vitória no circuito brasileiro foi aqui em 2001 e no ano passado fui bicampeão brasileiro também aqui. Tem muita gente torcendo por mim e espero poder corresponder com a expectativa de todo mundo para, quem sabe, fazer uma festa completa no final de semana", deseja Léo Neves. Mas, para que ele continue com chances, o líder do SuperSurf 2004, Renato Galvão, tem que perder logo em sua estréia na quarta rodada, quando entram os cabeças-de-chave da competição, como os três candidatos ao título.
E os três também já brigaram pelo troféu de campeão brasileiro no ano passado nas mesmas ondas de Itaúna, em Saquarema. Léo Neves derrotou Odirlei Coutinho na primeira semifinal e comemorou o bicampeonato quando o também carioca Anselmo Correia ganhou a segunda do atual líder Renato Galvão. Depois, mais relaxado, acabou perdendo a final para o Anselmo. "A decisão também quase foi até a final, por isso que eu digo que nenhum título que eu conquistei foi fácil e não está sendo diferente neste ano. Só torço para que o resultado seja o mesmo", concluiu Léo Neves. Já na categoria feminina, a disputa pelo título brasileiro do SuperSurf 2004 envolve apenas as duas primeiras colocadas e quem chegar na frente em Saquarema fica com o troféu que no ano passado foi conquistado pela cearense Tita Tavares. A atual líder Silvana Lima, cearense radicada no Rio de Janeiro, venceu as etapas de Florianópolis (SC) e de Ubatuba (SP), enquanto a ubatubense Suelen Naraisa ganhou as de São Sebastião (SP) e Ipojuca (PE). O SuperSurf 2004 é uma realização do Grupo Abril e da Associação Brasileira de Surf Profissional (ABRASP), com suas cinco etapas tendo como patrocinadores principais a Volkswagen, a Skol e a TIM, co-patrocínio da Garnier Fructis e apoio da Suncoast by C&A e Revista Hardcore. A Secretaria de Turismo da Prefeitura Municipal de Saquarema, a Rádio Cidade FM e a Associação de Surf de Saquarema completam a lista de apoiadores para que a grande decisão da divisão principal do Circuito Brasileiro de Surfe Profissional fosse marcada novamente no "Maracanã do Surfe". SuperSurf 2004 Ranking Brasileiro - 4 etapas 01)- 2870 - Renato Galvão (SP) 02)- 2530 - Odirlei Coutinho (SP) 03)- 2270 - Leonardo Neves (RJ) 04)- 2240 - Wagner Pupo (SP) 04)- 2240 - Tânio Barreto (AL) 06)- 2130 - Lucinho Lima (CE) 07)- 2120 - Pedro Muller (RJ) 08)- 1910 - Maicon Rosa (PR) 09)- 1900 - Dunga Neto (CE) 10)- 1860 - Jihad Kohdr (PR) Ranking Brasileiro Feminino 1ª - 3360 - Silvana Lima (CE) 2ª - 3310 - Suelen Naraisa (SP) 3ª - 2680 - Andréa Lopes (RJ) 3ª - 2680 - Taís de Almeida (RJ) 3ª - 2680 - Juliana Guimarães (RJ)
|